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FCHS (DCEC) - (DM) Ciências da Informação e da Documentação

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  • O impacto das bibliotecas escolares na promoção dos hábitos de leitura: as bibliotecas escolares do 2º e 3º ciclos do concelho de Felgueiras
    Publication . Cunha, Maria João Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves de
    Dada a importância que é atribuída à leitura, entendida como ferramenta essencial para a plena inserção dos cidadãos na sociedade, a luta pela melhoria dos níveis de leitura e literacia da população portuguesa tornou-se um desígnio nacional bastante enfatizado nas últimas décadas. Vários estudos sobre hábitos de leitura efectuados na década de 80/90, quer a nível nacional quer internacional, vieram pôr a descoberto as fragilidades de Portugal e o seu atraso em relação aos restantes países da Europa. Os portugueses não revelavam as competências necessárias para ter sucesso na sociedade da informação. O sistema educativo tem um papel chave na mudança que é urgente operar, residindo os alicerces dessa mudança na promoção da leitura e da literacia. É neste contexto que surge a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, lançada em 1996, como medida conjunta do Ministério da Educação e da Cultura, com vista a criar condições para que os portugueses pudessem alcançar níveis de leitura mais favoráveis e mais próximos dos restantes países europeus. A promoção da leitura passa a ser uma área de intervenção prioritária das bibliotecas escolares em Portugal. Face aos baixos níveis de literacia dos alunos portugueses, revelados pelo PISA 2000, o governo dá continuidade às suas políticas de promoção da leitura e da literacia. No ano de 2007 é apresentado o Plano Nacional de Leitura (PNL), fazendo-se o apelo à mobilização de todos como condição essencial para a sua eficácia - elevar os níveis de literacia dos portugueses. É importante dar nota que o PNL e as Bibliotecas Escolares estão fortemente conectados, funcionando estas como os “alicerces” que suportam o desenvolvimento dos projectos do PNL. Os resultados desta “parceria” e de todas as iniciativas com vista à promoção da leitura e da literacia têm-se revelado bastante profícuos, e a prová-lo estão os resultados do PISA 2009. Tendo os anos de 2000 e 2009 como domínio de referência a leitura, constatou-se que nesse período de tempo houve uma clara melhoria dos níveis de literacia dos portugueses. Não obstante uma ligeira descida verificada nos resultados do ano de 2012, a OCDE sublinhou as melhorias que o país obteve desde que começou a ser avaliado. No entanto, julgamos pertinente dar nota que, para além desta evolução se ter verificado não apenas em Portugal, há países que evoluíram de forma muito mais acelerada, encontrando-se numa posição mais favorável que Portugal (25º posição), no ranking dos países da OCDE. Com o estudo que aqui apresentamos, baseado na análise de um universo de 8 bibliotecas escolares do concelho de Felgueiras, pretendemos conhecer a realidade destas bibliotecas dentro do contexto nacional. Foi nosso objetivo verificar se cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura e da literacia, de que forma o fazem, e as dificuldades concretas com que se deparam. As conclusões apontam-nos para uma realidade que não difere muito da realidade das restantes bibliotecas do país, das quais temos conhecimento. Os professores bibliotecários cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura, deparando-se com a falta de apoio de meios humanos, aspecto que se tem agravado de forma preocupante nos últimos anos. A conjuntura atual de desinvestimento nos serviços públicos, não poderia deixar de se fazer sentir. Constatamos no entanto que, apesar das adversidades, as BEs não se reduzem a meros centros de recursos e a locais de lazer para quem as queira visitar. Têm um papel ativo, tomam incitativas diversas de promoção da leitura / literacia, nos moldes definidos pelo MABE, com estímulo à leitura autónoma. Procuram articular as suas acções com os docentes e, em simultâneo, vencer a relativa indiferença e desinteresse destes pela biblioteca, motivando-os para as suas actividades e procurando levá-los a ver na BE um parceiro ativo, capaz de os apoiar na concretização dos programas curriculares e na análise de resultados escolares dos alunos como base para delinear estratégias pedagógicas comuns. Por fim, constatamos que apesar de as BEs procurarem integrar nas suas atividades a comunidade exterior à escola, a adesão, sobretudo das famílias, tem sido débil: os encarregados de educação aderem relativamente bem ao papel de público passivo, mas não assumem o papel de interlocutores ativos, como se pretende. Estas conclusões, ousamos dizer, remetem-nos para a necessidade urgente de uma reflexão séria por parte do Estado Português, em relação à Educação e às suas prioridades.
  • Bibliometria e indexação: da quantificação dos termos à definição do objecto de estudo - uma relação imprescindível
    Publication . Silva, Joana Maria Rocha da Costa e; Freitas, Judite A. Gonçalves de
    O presente trabalho tem por objeto de estudo a relação entre a Bibliometria e a Indexação. Ambas são, simultaneamente, disciplinas e técnicas da Ciência da Informação. Para estabelecer esta relação partimos da análise das possibilidades e implicações da aplicação da lei bibliométrica de Zipf, lei que aquilata o grau de difusão e recuperação da informação, conjugando-a com as peculiaridades da indexação por assuntos. A primeira parte deste trabalho dedica-se à contextualização teórica das disciplinas, e à relação que podemos estabelecer entre ambas, tendo por base o estado da arte e a análise das principais contribuições sobre a problemática. Na segunda parte deste estudo, utilizando o método empírico, procedeu-se à caracterização metodológica do estudo de caso que viabiliza e justifica o estabelecimento de uma relação «imprescindível» entre a Bibliometria e a Indexação. Neste contexto, desenvolveu-se o estudo de caso com a aplicação da Lei de Zipf a três artigos científicos na área de Psicologia, oriundos de três publicações periódicas científicas distintas, de expressão Portuguesa. Este estudo comprova as potencialidades da ligação entre a Bibliometria e a Indexação, duas áreas da Ciência da Informação em crescente afirmação nos nossos dias, através da explicação detalhada dos resultados obtidos.
  • Impacto do computador Magalhães em literacia da informação dos alunos do 1º CEB do concelho de Montalegre: estudo de caso
    Publication . Machado, Joaquina de Lurdes Martins; Freitas, Judite A. Gonçalves de
    As Tecnologias da Informação e Comunicação (vulgo TIC), ferramentas fundamentais da sociedade de informação, têm evoluído significativamente nas últimas décadas, trazendo novas oportunidades à Educação. O computador veio, desta forma, transformar e, de algum modo, revolucionar os sistemas educativos. Tal como noutras áreas da atividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação ao impacto que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino/aprendizagem. Embora a introdução das TIC no processo ensino/aprendizagem se tenha mostrado um processo algo lento e moroso, atualmente, emergem novas possibilidades que permitem potenciar a utilização dos computadores no 1º Ciclo do Ensino Básico, como o programa e-escolinha, que disponibiliza aos alunos computadores portáteis, adequados à sua faixa etária, o que poderá levar a uma mudança de práticas de utilização das TIC na sala de aula. Podemos assim afirmar que o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem permitido às escolas o acesso a ferramentas digitais, de forma a inovar o processo ensino/aprendizagem e motivar os alunos para a construção do seu próprio conhecimento. Desde cedo deve ser treinado o constante processo de produção de conhecimento e, cabe à escola promover junto das crianças e dos jovens, o hábito e os métodos de trabalho que estimulem as competências em literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma adequada e eficiente. No mundo atual da Sociedade da Informação é imprescindível ao cidadão comum adquirir a destreza das competências inerentes à literacia da informação. A participação ativa e consciente no sistema democrático, o sucesso educativo, profissional e pessoal são indissociáveis da capacidade dos indivíduos conseguirem atuar convenientemente sobre a imensa quantidade de informação que os rodeia. Ao longo deste estudo pretende-se estudar a utilização do Computador Magalhães pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas do Concelho de Montalegre. Pretende-se também percecionar o impacto do projeto Magalhães nas competências em literacia da informação dos referidos alunos.
  • Práticas de indexação na imprensa: o arquivo e centro de documentação do Grupo Controlinveste
    Publication . Rodrigues, Maria José da Cruz; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
    A presente dissertação de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação, intitulada “Práticas de Indexação na Imprensa” pretende mostrar de que forma a Ciência da Informação contribui na ação das Ciências da Comunicação no que diz respeito à utilização da informação, desde a sua recolha, tratamento e difusão até ao arquivo e recuperação. Neste sentido, é feita uma reflexão sobre o papel dos arquivos e centros de documentação dos meios de comunicação social em geral. Estes são responsáveis pelo tratamento documental dos conteúdos jornalísticos produzidos nas redações; não sendo possível dissociar esta função do conhecimento intrínseco do seu potencial informativo, que assenta, naturalmente, no valor de memória, narratividade e democratização da divulgação. Tudo é contextualizado no novo paradigma comunicacional que os meios de comunicação social percorrem nesta era digital em que vivemos. Partindo do princípio de que a Ciência da Informação estuda a informação como um processo social, desde a génese ao armazenamento, a Indexação assume um papel preponderante desta prática social, visto que conduzirá à sua categorização/representação e recuperação, construindo a informação e transformando-a em conhecimento. Assim, é apresentado o modus operandi do Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste, no que concerne à política de indexação e recuperação de informação. Tal constitui o estudo de caso realizado com base na investigação in loco, cujos objetivos assentam no levantamento das variáveis inferidas nas linhas de atuação no momento da indexação e, consequentemente, na perceção das prioridades durante a recuperação da informação. Para tal, foram analisados os diferentes tesauros construídos pelo Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste, tendo em conta as categorias temáticas que abrangem, assim como os termos, a estrutura e relações básicas. Após a análise de uma amostra aleatória de documentos deste arquivo, foi possível delinear as principais variáveis definidoras da política de indexação aplicada. Neste sentido, os mesmos conteúdos foram abordados quanto ao número de descritores por documento; à utilização de Tesauros por documento; o recurso ao infraconceito e à harmonia do assunto em relação à secção do jornal. Tratando-se de um aspeto peculiar deste estudo, foi dedicado uma especial atenção ao uso dos Infraconceitos, tendo sido feita uma breve reflexão e análise à sua relação na indexação de fotografias. Em forma de súmula, foram registadas as linhas de atuação na indexação dos documentos analisados, aferindo da verosimilhança das declarações proferidas pelo Diretor do Arquivo e Centro de Documentação do Grupo Controlinveste na entrevista efetuada, que serviu de consolidação deste trabalho de investigação.
  • O impacto das novas tecnologias nos arquivos municipais: estudo de caso do Arquivo Municipal de Vila Real
    Publication . Eiriz, Carla Mónica de Carvalho; Freitas, Judite A. Gonçalves de
    Esta dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e da Documentação pretende mostrar que a ausência de uma política arquivística no universo das autarquias locais já faz parte do passado, pois uma das bases do Sistema de Informação de uma estrutura organizacional são os arquivos, não esquecendo a rede de serviços e a gestão da informação feita, por um sistema informático e rede de comunicações estabelecidas. Assim, destacamos a constante evolução do sistema de informação/arquivo no Município de Vila Real, tendo em atenção o desenvolvimento das novas tecnologias ao mesmo tempo que se evidencia a descentralização dos serviços para ampliar, aperfeiçoar e desenvolver uma melhor prestação de serviços públicos e uma redução de custos por parte da autarquia. Os principais objetivos desta dissertação passam pelo estudo de caso – “Arquivo Municipal de Vila Real”, estudando-o numa perspetiva sistémica e apoiando-nos no método quadripolar e verificando o impacto sofrido pela introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no quadro da implementação e desenvolvimento de um sistema integrado de informação. Considerando que o Arquivo Municipal é uma unidade administrativa e cultural de um sistema integrado de informação, procedemos ao enquadramento histórico da sua evolução como base de desenvolvimento desta dissertação, o que permitiu perceber o quanto é importante e justificado a existência de um plano de adaptação do arquivo à nova realidade social. Expusemos o modo como surgiu o ArqMVR, destacando a importância que o PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais) teve, desde as instalações à implementação das novas tecnologias para o desenvolvimento de uma política arquivística coerente e eficiente, para preservar, conservar e difundir a informação/documentação em prol dos serviços e do cidadão. Abordámos a importância do tratamento arquivístico e da gestão documental e todo o conjunto de conceitos e operações arquivísticas que neles estão patentes. Numa perspetiva global, demonstrámos a importância do uso das novas tecnologias pelos profissionais de arquivo e a gestão documental por eles elaborada, sem esquecer o papel preponderante que as novas tecnologias vieram dar neste conjunto: ideias e pessoas. Expusemos conjuntamente os projetos que o ArqMVR tem em desenvolvimento e prospetámos as perspetivas futuras, sempre no contexto do uso das novas tecnologias de forma a munir e modernizar os serviços para uma melhor qualidade de gestão de serviços. Conscientes de que na Sociedade de Informação e do Conhecimento em que vivemos a modernização administrativa da administração local é uma realidade irreversível, as novas tecnologias de informação e comunicação são uma certeza e implicam uma nova cultura para a gestão municipal. Neste conjunto de ideias e pressupostos, destacamos os esforços e tentativas que o ArqMVR tem feito para se destacar e manter sempre na linha da frente com o uso e aplicação das novas tecnologias, encarando a arquivística numa perspetiva de preservação, conservação e difusão através das novas tecnologias.
  • Modelo de repositório institucional para escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário
    Publication . Silva, Fernanda Pedrosa da; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
    Este trabalho tem como objetivo geral promover a reflexão participada do professor bibliotecário, do diretor, de professores do Ensino Básico e do Secundário e dos alunos, em busca de um novo sentido para a biblioteca escolar. Analisou-se o investimento de uma escola de 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário na sua biblioteca, tendo em conta as características, as competências informacionais e as necessidades da sua população discente, dominada, cada vez mais, pela diversidade cognitiva, socioeconómica, linguística e pelo multiculturalismo. Na sequência do referido, propõe-se um modelo de repositório institucional (RI) para uma escola do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário – a Secundária Carolina Michaëlis (Cedofeita, Porto) – mas que terá a potencialidade de ser adaptado a outras escolas com características análogas. Metodologicamente, a investigação é um estudo que pretende identificar se as condições relativas à implementação de um repositório institucional se encontram reunidas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas aos docentes e de ques-tionários aos alunos. A nossa amostra foi composta por 120 alunos (4 turmas do Ensino Básico e 2 turmas do Ensino Secundário) e por 10 professores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, no tocante aos resultados dos alunos, e qualitativa, no que respeita as entrevistas feitas aos professores. Os dados provenien-tes dos questionários dos alunos foram analisados com uma aplicação informática. A fim de analisar e interpretar os resultados, combinámos as diversas fontes de dados. Finalmente, apresentam-se os resultados e tecem-se algumas conclusões, na discussão, no seguimento da análise dos dados, apresentando-se algumas perspetivas para o futuro da organização visada no presente estudo. Cumprimos os objetivos traçados no início deste trabalho e confirmámos as hipóteses previamente levantadas, nomeadamente: (1) o acervo da escola não responde às neces-sidades informacionais da sua população; (2) os alunos são orientados e detêm compe-tências de pesquisa informacional e, finalmente, (3) existem condições materiais e humanas que favorecem a implementação de um repositório institucional, enquanto fator promotor da melhoria do funcionamento organizacional e do sucesso educativo.
  • O arquivo pessoal do escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961): catálogo da correspondência
    Publication . Vidal, Alexandra Maria da Silva; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Fernandes, Daniela
    O presente trabalho centra-se na construção do Catálogo da Correspondência recebida pelo escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961). A primeira parte respeita à contextualização do aparecimento e evolução dos arquivos pessoais no seio da Arquivística, e para tal referimos o desenvolvimento da disciplina e as subdivisões dos arquivos privados. Num segundo momento, são evidenciadas as complexidades respeitantes a este tipo de arquivos, mormente as questões jurídicas que se reportam à distinção entre a esfera pública e a esfera privada. Partimos depois para a caracterização da correspondência como tipologia documental e realçamos as suas imensas potencialidades de carácter transdisciplinar. De igual forma, foi devidamente explicitada a incorporação do arquivo do escritor na Universidade Fernando Pessoa e, para um melhor entendimento do mesmo, foi elaborada uma sumária biografia do autor. Na última parte, abordamos a construção do catálogo, numa perspectiva sistémica de acordo com o método quadripolar. Foi realçada a importância da descrição arquivística, no novo paradigma científico-informacional e será explicada a forma como foram utilizadas as normas de descrição utilizadas: a ISAD (G), a ISAAR (CPF) e as ODA.
  • A Biblioteca pública e os desafios da literacia da informação
    Publication . Mesquita, Carla Maria Meira Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
    O objecto de estudo da dissertação de mestrado é o de proceder a uma reflexão sobre o actual papel da Biblioteca Pública face aos desafios da Sociedade da Informação e, mais especificamente, da literacia da informação. Num primeiro momento procedemos a uma revisão da literatura sobre o tema em causa no sentido de proceder à contextualização do tema escolhido. Como resultado desta fase efectuamos uma resenha da actual situação das Bibliotecas Públicas, abordando a sua missão e objectivos, face ao contexto da Sociedade da Informação e das exigências impostas pelo conceito de Literacia da Informação, nomeadamente ao nível da aprendizagem ao longo da vida e das novas tecnologias de informação. Posteriormente, fizemos incidir a nossa abordagem sobre o do caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pretendendo realçar os novos desafios da Biblioteca Pública na sociedade actual, mormente quanto a aspectos como o tipo de público, as novas funções e papéis, a reestruturação dos modelos de gestão (novas dinâmicas, actualização de saberes), o papel dos profissionais, entre outros. Neste contexto, expusemos o caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, através da apresentação da tipologia dos utilizadores e do levantamento dos tipos de serviços/materiais procurados pelos utilizadores. Consideramos oportuno e pertinente abordar a forma como esta Biblioteca em concreto se posiciona face aos novos desafios da Sociedade da Informação e do conceito de Literacia da Informação, apresentando alguns exemplos de actuação e desempenho. The case study of this master’s degree’s essay is to carry out a reflection on the current role played by the Public Library, regarding the challenges of an Information Society and, most specifically, of the information literacy. In the first place, we reviewed the literature on the issue in question in order to contextualize the chosen subject. As a result, we reviewed the current status of the Public Libraries, approaching both their mission and their goals, again regarding the context of an Information Society and all the demands imposed by the notion of information literacy, most specifically by the concept of learning throughout life and the new technologies of information. After, our approach focused on the particular case of the Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, as we wanted to highlight the new challenges of the Public Library in the society of our time, especially the kind of audience, new duties, the restructuring of the management models (new dynamics, update, …), the role played by professionals, etc. In this context, we presented the case of Biblioteca Municipal de Viana do Castelo by showing the typology of its users and recording the kinds of services/materials that its users usually want. We think it is convenient and relevant to analyze how this particular library is positioning itself and facing the challenges of an Information Society and the concept of information literacy, pointing out some examples of its action and performance.
  • A literacia da informação: do ideal ao real - estudo de caso
    Publication . Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
    A infoliteracia é, desde que surgiu na década de setenta do século XX, uma temática que tem interessado a diversos autores. Envolta em inúmeras discussões científicas, alvo de diversas campanhas de promoção, é definitivamente um tema que está na ordem do dia, dada a sua profunda ligação às Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais imprescindíveis. Ao longo deste trabalho procura-se reunir definições e concepções de infoliteracia recolhidas em bibliografia nacional e internacional, revê-las criticamente e procurar entender se possuirão os alunos do terceiro ciclo do ensino básico as competências básicas para poder aspirar à competência em informação pelo domínio de competências ao nível do uso da informação e ao nível das literacias básica e funcional. Since it was first conceptualized in the seventies, Information literacy has been a subject which has interested several book writers. Due to its futuristic and constant growth, this matter has been surrounded by scientific disputes, subject of many campaigns and mainly because of the connection that it has, beyond a shadow of a doubt, to Information and Communication Technologies that is becoming increasingly significant from day to day. On this work, we look forward to gather definitions, to offer different information literacy concepts and critically analyze them, as well as trying to decode if eighth grade pupils (Basic School) are ready to be taken into an hypothetical information literacy program, as well as they are able to correctly use the information appropriately or if they just keep on trying to be literate people.
  • A biblioteca universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informação
    Publication . Rebelo, Ana Maria de Sousa; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, António
    Vivemos actualmente na Sociedade da Informação e do Conhecimento, onde o novo modelo que gera valor é a informação. Neste contexto, as instituições de ensino superior são chamadas a desempenhar um papel de liderança na formação dos cidadãos e a biblioteca universitária terá um papel preponderante na prossecução da missão da instituição onde está inserida, na medida em que defende os seus valores e contribui para o desenvolvimento do seu plano pedagógico e científico. O seu objectivo principal é auxiliar a comunidade académica no processo de transformação da informação em conhecimento. Assim, o bibliotecário será, neste contexto, não um mero fornecedor de informação mas, um mediador proactivo e crítico na construção do conhecimento científico. Pretende-se, nesta dissertação, investigar e avaliar os desafios e oportunidades do bibliotecário universitário, centralizando a sua actividade na garantia de satisfação das necessidades informacionais dos seus utentes, definir as novas competências do profissional de informação numa biblioteca universitária e elaborar o seu novo perfil se necessário. Neste sentido será abordado o Serviço de Referência, área onde o bibliotecário para além das competências e saberes ―tradicionais‖ (que vão desde a catalogação, classificação e gestão da biblioteca) se verá confrontado com um conjunto muito variável de competências específicas para as quais deverá adquirir os conhecimentos e o domínio das ferramentas e recursos informacionais disponíveis e indispensáveis para a sobrevivência e sucesso do profissional da informação, na era digital. We are living in the Information or knowledge society, where the new model that generates value is the information. In this context, higher education institutions must perform a leadership role in the formation of citizens and the academic library will play an important role in the achievement of the mission of the institution it belongs, in so far as it defends its values and contributes to the development of its pedagogic and scientific program. Its main goal is to help the academic community in the transformation process of information into knowledge. So, in this context, the librarian will not just be a provider of information but a critical and proactive information broker in the construction of scientific knowledge. We pretend, in this dissertation, to investigate and assess the challenges and opportunities of the academic librarian focusing his activity in the guarantee of the satisfaction of his patrons information needs, and to define his new competencies if needed. Therefore, we will discuss the reference service, the field where the librarian, besides his traditional competencies and skills (as cataloguing, classification and library management,) will face a new set of specific competencies which he must acquire and must be able to use all the technological tools and resources available and essential to his survival and success in the digital era.