Antropológicas Nº 14 (2018)
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- Os crimes em contexto futebolístico dos membros das claques portuenses e os discursos que os legitimamPublication . Seabra, DanielEste texto resulta de uma investigação efetuada sobre quatro claques da cidade do Porto e identifica e caracte- riza os crimes praticados pelos membros dos grupos estudados. Os discursos de legitimação que eles apresentam para justificar as ações levadas a cabo foram também contemplados neste texto. Os resultados obtidos através do recurso à observação-participante, à realização de entrevistas semi-diretivas e de inquéritos por questionário permitiram refletir sobre a pertinência e as limitações das perspetivas teóricas que foram elaboradas para a com- preensão do hooliganismo e das claques de clubes de futebol.
- Editorial: Viagens para uma antropologia interessantePublication . Campelo, Álvaro
- As linguagens do amor em Luc De Heusch: Contribuições da antropologia para a psicologia dos afetosPublication . Lencastre, Marina Prieto AfonsoA capacidade humana para experiências psicossomáticas, afetivas e simbólicas associadas com o transe e com o amor solicita uma reapreciação do corpo e da mente na sua relação mais geral com as culturas e com o processo de humanização. Luc De Heusch explora as variadas linguagens amorosas como o amor paixão, com as suas delícias e tormentos, o amor que cresce da relação da agressão com a sexualidade, o amor que se exprime com o teatro, a estética, o êxtase religioso e até com o humor, contribuindo para uma compreensão aprofundada da psicologia dos afetos.
- Música dos índios brasileiros coletada no século XIX e primeira metade do século XX: Apropriações e releituras do colonizador e do músico ocidentalPublication . Barros, José D'AssunçãoEste artigo – unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica – busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até à primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.