ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala
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Browsing ESSFP (OTA) - Terapêutica da Fala by Subject "Capacitação"
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- Terapia da Fala na modalidade de teleterapia: perceção dos encarregados de educaçãoPublication . Sousa, Teresa Margarida de Figueiredo Malheiro de; Peixoto, VâniaA terapia na modalidade online tem vindo a ser uma tendência de intervenção direta e indireta (através da capacitação e empowerment dos familiares) utilizada no âmbito da terapia da fala. Estudos comparativos realizados, evidenciam semelhanças entre os resultados da intervenção na abordagem online ou presencial, salientando a aspeto crucial dos requisitos relacionais e de gestão de recursos. Visto a teleterapia ser uma ferramenta cada vez mais utilizada, este estudo quantitativo direcionado aos Encarregados de Educação (EE), cujos educandos beneficiam (ou beneficiaram) de Terapia da Fala (TF) na modalidade online, pretende perceber se esta intervenção está a ir ao encontro das necessidades sentidas pelos EE e crianças, e de que forma esse tipo de intervenção potencia as competências dos cuidadores no âmbito da promoção de competências linguísticas. Para o efeito, foi elaborado um questionário, respondido por 32 EE. Os resultados revelam que os EE consideram que a intervenção está a ir ao encontro das necessidades capacitando os familiares para a promoção das competências linguísticas, ao mesmo tempo que a abordagem terapêutica é ajustada ao mencionado nas boas práticas. Foram detetadas como variáreis dependentes entre si a “promoção da realização de atividades em contexto natural” e a “realização por parte dos EE de atividades extra sessão”; uma relação inversa foi verificada entre “necessidade de auxílio nas tarefas” e “a progressão do nível escolar”; a “interferência na dinâmica familiar” diminuiu na problemática “alterações da linguagem” e aumentou nas problemáticas relacionadas com as “alterações na fala/linguísticas/pragmáticas”. Não foi encontrada dependência entre as variáveis relacionadas com “o envolvimento dos EE nas atividades das crianças” com a variáveis relacionadas com a idade, diagnóstico e regime laboral dos pais. O mesmo se aplica entre a “comunicação entre TF e EE” está dependente da flexibilidade demonstrada pelo terapeuta, diagnóstico e idade da criança. Este estudo vai ao encontro das evidencias científicas considerando-se a abordagem online como uma possibilidade valorizável, eficaz e eficiente na intervenção direta, com a criança, e na intervenção indireta, através da capacitação e empowerment da família. Porém, para que a intervenção seja valida, terão de ser assegurados os recursos tecnológicos e ambientais necessários, colocando-se a tónica na criação da aliança terapêutica e na promoção de sessões dinâmicas e produtivas, direcionadas para as necessidades da criança/família, enquadráveis no seu contexto natural.