FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento by Subject "Acculturation"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contexto da aculturação português através do modelo de Rudmin: do encontro intercultural com o Japão até ao Luso-TropicalismoPublication . Castro, Joaquim Filipe Peres de; Madeira, Milton; Rudmin, Floyd WebsterA investigação propôs dois objetivos: explorar e contextualizar a cultura portuguesa da aculturação e deslocar a abordagem da aculturação para a aprendizagem recíproca, tendo em conta o modelo de Rudmin (2009). Aplicou-se o método misto: análise de conteúdo, trabalho quantitativo e etnográfico, mediante uma análise diacrónica e sincrónica, através de fontes primárias e secundárias. A análise de conteúdo às obras de Fernão Mendes Pinto e de Luís de Fróis demonstrou que o discurso histórico português acerca da aculturação reporta aprendizagem recíproca, sendo diferente da cultura anglo-saxónica. Porém, este discurso é também caracterizado pelas relações assimétricas, sendo contradito pela e/imigração portuguesas. Portanto, a tentativa de contextualizar a cultura portuguesa da aculturação foi alargada aos referidos fenómenos. Tornou-se ainda necessário verificar qual a reação da maioria portuguesa às suas mudanças culturais, tendo ainda em conta as apreensões dos emigrantes portugueses e dos imigrantes cabo-verdianos, usando-se três amostras distintas (maioria portuguesa, imigrantes cabo-verdianos e emigrantes portugueses). Assim dispondo, a cultura portuguesa da aculturação foi definida como funcionando através de duas avaliações, simultâneas, uma “ideal”, a qual corresponde ao modelo de fusão e ao luso-tropicalismo, tal como ocorreu na aculturação jesuítica no Japão do século XVI; e uma outra avaliação, a “real”, correspondendo às apreensões desencadeadas pelas motivações das três amostras. A cultura luso-tropical funciona na cultura portuguesa como uma ideologia consensual, preferindo as misturas culturais próprias do modelo da fusão; no entanto, as atitudes culturais mudam consoante o estatuto social das amostras, tornando-as relativas e seletivas, assistindo-se à existência de diferenças inter/intragrupais, sendo que as culturas interagem de forma diferenciada. A cultura portuguesa da aculturação é distinta da anglo-saxónica, levantando a problemática da falta de equivalência e apontando para a necessidade de se contextualizar as investigações provenientes da cultura anglo-saxónica mediante as decisões de utilidade, o background português e a evolução do construto da aculturação. Investigações posteriores deverão abordar a aculturação como um fenómeno interativo e dinâmico, no qual a aprendizagem reciproca é regulada pelas motivações aculturativas; sugeriu-se assim o conceito de saudade, pois este permite verificar as misturas culturais e a manutenção cultural, em simultâneo.