FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento by Subject "Acervos culturais digitais"
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- Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de GoiásPublication . Chagas, Paula Roberta; Gouveia, Feliz RibeiroA educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.