Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Subject "Academic achievement"
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- Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de casoPublication . Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor Pereira da; Paiva, Maria OlímpiaEsta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir dos resultados que os alunos que percepcionam o ambiente da sala de aula como mais positivo são os que manifestam menos comportamentos disruptivos, bem como obtêm melhores notas. This research sought to examine the influence of the classroom environment upon disruptive behaviors, as well as the influence of these behavior on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Psychossociological Environment of the Classroom (APSA) scale. It can be inferred that the students who perceive the classroom environment as more positive are the ones who show less disruptive behaviors and, as a result, they get better grades.
- Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Paiva, Maria Olímpia; Rosa, Victor Pereira da; Lourenço, Abílio AfonsoEstudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos, bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem que os alunos com autoconceito mais elevado manifestam menos comportamentos disruptivos (β=-.23), bem como melhor rendimento escolar (β=-.30). Por sua vez, o autoconceito exerce uma influência directa e positiva sobre as notas. Das variáveis em estudo, as Notas (14%) e o Autoconceito (13%) são as mais explicadas no modelo. Poder-se-á ainda inferir que os alunos que apresentam um maior número de reprovações são os que investem menos tempo no seu estudo (α=-.19), como também apresentam metas escolares menos ambiciosas (α=-.21). This article studies the impact of self-concept in disruptive behavior, as well as the influence of these behaviors on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Scale of Self-concept – “Piers-Harris Children’s Self-Concept-2” (PHCSCS-2). The results suggest that students with higher self-concept show less disruptive behavior (β=-.23), and a better performance in school (β=-.30). In turn, the self-concept exerts a direct and positive influence on the Academic achievement. Of the variables studied, the grades (14%) and Self –concept (13%) are the more explained in the model. It might even be inferred that students who have an increased number of failures are those that invest less time in their study (α =-. 19), but also have less ambitious school goals (α =-. 21).