FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado by Subject "(Auto-)cuidado"
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- Experiências pessoais de saúde na formação da identidade profissional dos estudantes de saúde: estudo quantitativoPublication . Peres, Camille Adam; Meneses, RuteObjetivo: Esta dissertação foi desenhada com o objetivo de compreender a relação entre experiências pessoais de saúde, incluindo práticas de (auto-)cuidados de saúde, convencionais ou complementares e/ou alternativas, e o conhecimento e atitude em relação à Medicina Complementar e Alternativa (MAC), considerados indicadores da identidade profissional de estudantes de ciências da saúde. Método: Foi realizado um estudo transversal com 45 estudantes de ciências da saúde em Portugal, entre 31 de maio e 2 de setembro de 2024. A informação obtida foi recolhida através de um questionário com diferentes questões e abrangendo vários aspetos, do qual foram extraídas apenas algumas questões: dados sociodemográficos, saúde auto-relatada, práticas de (auto-)cuidados, conhecimentos e atitudes face à MAC, incluindo a sua importância percebida na futura formação profissional. Os dados obtidos foram analisados através de estatística descritiva e testes de qui-quadrado para verificar se existiam relações entre as diferentes variáveis. Resultados: A maioria (71,11%) dos participantes manifestaram interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre MAC, demonstrando uma considerável abertura a estas práticas. 75,55% consideraram ainda o conhecimento das MAC essencial para a sua futura carreira. Observou-se uma relação entre a satisfação dos alunos relativamente às suas práticas de (auto-)cuidados de saúde e o seu nível de conhecimento sobre MAC: os alunos com maior nível de conhecimento, incluindo aqueles que já tinham experimentado estas práticas, estavam mais satisfeitos. Entre os que utilizaram MAC, 48,88% classificaram os resultados como “bons” ou “muito bons”. Do ponto de vista da saúde física, 73,33% afirmaram não ter problemas de saúde diagnosticados por um profissional convencional; na saúde psicológica, 91,11% não referiram qualquer perturbação diagnosticada. Conclusões: As experiências pessoais de saúde parecem ser determinantes importantes na formação da identidade profissional dos estudantes de saúde. A potencial integração das MAC na formação académica poderá enriquecer a preparação dos estudantes para uma prática clínica mais global. Este estudo mostra também a importância do acesso a informação fiável sobre MAC, sugerindo que uma melhor integração nos programas de formação poderá fortalecer as competências dos futuros profissionais e melhorar a qualidade dos cuidados prestados.