FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos
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Browsing FCHS (DCPC) - Relatórios Técnico/Científicos by Subject "Aprendizagem"
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- A proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções: um estudo de caso com profissionais da educação no Instituto Federal Fluminense com recurso a inteligência facial e ao F-M FACS 5.0.Publication . Pereira, Regina Célia Soares; Freitas-Magalhães, A.As mudanças económicas, sociais e culturais que ocorrem na sociedade contemporânea, mediadas em parte pelo desenvolvimento da Neurociência, impõem um olhar inovador às questões centrais do processo educativo. Nesse sentido, a habilidade no Reconhecimento das Expressões Faciais das Emoções (REFE) é primordial para expressar a comunicação humana, pois é inata e universal, configurando-se inevitável influência no processo de ensino-aprendizagem entre os profissionais da Educação. O objetivo deste estudo é medir e analisar os acertos e erros no reconhecimento da expressão facial da emoção, aplicado aos profissionais na área da Educação, ao serem apresentados diferentes segmentos de fotografias, via aplicativo Kahoot. O instrumento para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o F-M Facial Action Coding System 5.0 (F-M FACS 5.0). Além disso, é utilizado para a recolha de dados o game Freitas-Magalhães Sandro Pereira Emotions (F-MSPE-1.0), desenvolvido no âmbito do Facial Emotion Expression Lab (FEELab), na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O público-alvo é formado por profissionais especializados na área da Educação, do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado na região Norte Fluminense/RJ-Brasil. O tamanho da amostra é de 80 participantes (n=80). O game contempla 10 questões com 4 possibilidades de escolha, com um tempo de 20 segundos para cada resposta. Em termos de resultados, não existem evidências estatísticas de que as variáveis "cargo e/ou género" estejam associadas a uma maior pontuação no que se refere à proficiência de reconhecimento da expressão facial das emoções. Desta forma, espera-se que a investigação contribua para aumentar o conhecimento científico nas áreas da Neurociência e da Educação.