FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
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- A evolução temporal da representação da mulher na publicidade: análise de anúncios de cervejaPublication . Cunha, Yasmim Lyra da Costa e; Simões, ElsaO projeto de graduação investiga a evolução temporal da representação visual da mulher em anúncios de cerveja, ao analisar a mudança dos estereótipos da década de 1980 a 2020 conforme as mudanças socioculturais. A relevância desta análise, que combina as componentes teórica e prática, para o campo da publicidade está no seu contributo para uma melhor compreensão sobre a utilização de estereótipos nas mensagens publicitárias através dos resultados do corpus analisado. O objetivo do projeto é verificar a evolução dos estereótipos de género nos anúncios de cerveja através das estratégias visuais utilizadas na criação da imagem da mulher. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de análise de discurso publicitário em cinco anúncios entre os anos 1980 e 2020 de diferentes marcas de cerveja para analisar elementos subtis como posturas, olhares, relações de domínio e submissão e nudez na representação visual da mulher. Os resultados da análise confirmaram a hipótese proposta de que os anúncios de cerveja acompanham as evoluções socioculturais ao criar progressivamente estereótipos menos objetificados e sexualizados na representação visual da mulher. Desta forma, os resultados sugerem uma postura consciente em crescimento da publicidade na década de 2020 ao corrigir os seus estereótipos e apelar à igualdade de género no conteúdo publicitário.
- O impacto da inteligência artificial no marketing e publicidade: estudo de caso das campanhas realizadas a partir de inteligência artificial do McDonald`s e do Burger KingPublication . Farelo, Lara de Avila; Tuna, SandraEste Projeto de Graduação aborda como a Inteligência Artificial surgiu e o seu desenvolvimento, e o impacto que a mesma pode ter na Publicidade e no Marketing. Que apesar de ter boas contribuições, há um lado negativo. Para esta pesquisa foram utilizados alguns autores que atuam em diferentes temas, como Russell e Norving (Russell, Norving, 2009), para descrever o surgimento da Inteligência Artificial e seus passos ao longo do tempo, Jenkins (Jenkins, 2000), para abordar a publicidade, e outros estudiosos para relacionar os tema Publicidade e Marketing e Inteligência Artificial. Para ir de encontro aos objetivos, este estudo começa por analisar como a publicidade se desenvolveu ao longo dos anos, de acordo com Jenkins (Jenkins, 2000) se observa o desenvolvimento ao longo do tempo. Mostra também como alguns estudos se aplicam o tema Inteligência Artificial no Marketing e Publicidade, e como este pode ser dividido em publicidades planejadas, como utilização de dados ou pesquisas de campo com Inteligência Artificial por exemplo, e com utilização de Inteligência Artificial na sua criação, e feitas a base da Inteligência Artificial, como com programas especializados. Para a análise de caso foram analisadas campanhas que foram realizadas com e a partir da Inteligência Artificial: além do estudo de caso da marca McDonald's, Burger King e Subway, onde tratam de posters espalhados pelas cidades em que apresentam perguntas à uma plataforma de Inteligência Artificial, o ChatGPT, a partir das quais desenvolvem uma campanha que enaltece as melhores características das marcas.
- Inclusão de considerações de natureza ética no discurso publicitário: o caso da campanha Vodafone “#PartilhaOQueEstásASentir”Publication . Pereira, Bruna Andreia Silva; Tuna, SandraEste trabalho inicia-se com o enquadramento teórico que aborda o papel da publicidade no âmbito das campanhas publicitárias, concentrando-se particularmente na publicidade comercial, uma vez que este tipo de publicidade levanta preocupações éticas, devido às frequentes acusações de posturas eticamente questionáveis por parte de algumas empresas. Além disso, estuda-se o papel da publicidade online mediante as estratégias publicitárias desenvolvidas nos websites e nas redes sociais, bem como a forma como a publicidade online se adapta na publicidade institucional/corporativa. De seguida, explora-se o papel do storytelling na publicidade online, quanto ao desencadeamento da narrativa que determina o interesse do público-alvo. A segunda parte do estudo, concentra-se numa análise detalhada do anúncio “Partilha o que estás a sentir”, que atenta ao storytelling, consoante os elementos de análise que se relacionam com o tema natalício do anúncio. Na sequência, analisa-se a música quanto ao seu papel, juntamente com a mensagem visual e o produto tecnológico apresentado no anúncio, que desempenha um papel central na construção da narrativa. Por fim, explora-se o impacto que o anúncio proporcionou aos consumidores, e discute-se os desenvolvimentos seguintes após o seu lançamento.
- A influência da inteligência artificial na publicidadePublication . Costa, Maria Manuel Dias da; Tuna, SandraEste projeto de graduação analisa o impacto transformador da inteligência artificial (IA) na publicidade, desde o seu desenvolvimento histórico até às suas aplicações nos dias de hoje. A IA revolucionou a publicidade permitindo uma otimização de campanhas de forma eficiente e precisa. No entanto, a sua adoção também apresenta desafios significativos que serão explorados ao longo do relatório. Através da visão de vários autores e com recurso à literatura significante, esta pesquisa explora de que forma é que a IA está a ser integrada nos diferentes meios de divulgação publicitária, desde métodos tradicionais como cartazes e MUPIS, até às plataformas digitais, onde esta tecnologia tem mostrado maior influência e eficácia. São analisadas também campanhas publicitárias que utilizaram IA, de forma a perceber de que forma esta tecnologia teve impacto. As realizações de entrevistas com profissionais do setor publicitário também estão presentes de forma a oferecer uma visão real da implementação e dos impactos da IA nas estratégias das empresas.