A Obra Nasce (2003 - )
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Browsing A Obra Nasce (2003 - ) by contributor "dir. Álvaro Monteiro"
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- À volta da metodologia estruturalista: uma análise e uma proposta para a investigação em história da artePublication . Silva, Ilídio; Rui Leandro Maia; Luís Pinto de Faria; dir. Álvaro Monteiro
- Ali é RoncevauxPublication . Tavares, Abel; dir. Álvaro MonteiroEste artigo propõe uma reflexão em torno da questão da memória e das referências no âmbito da disciplina de Projecto, num momento em que estas tendem a ser circunstanciais e voláteis. O acesso fácil e rápido a uma quantidade ilimitada de informação é um doce veneno para a memória. A celebração da obra do arquitecto Celestino de Castro é o mote para reflectir sobre o enquadramento actual da formação do arquitecto. This text proposes a reflection on memory and references as questions to consider when approaching the project design. The easy and quick access to an unlimited quantity of information works like a sweet poison to the memory. The celebration of the work of Celestino de Castro is the reason to reflect on the actual perspective of the education of an architect.
- O branding territorial: uma abordagem mercadológica à cidadePublication . Gaio, Sofia; Gouveia, Luis Borges; dir. Álvaro MonteiroSendo o marketing territorial utilizado ao serviço da concepção, gestão e promoção dos lugares com o objectivo de aumentar a atractividade junto de públicos internos e externos, as estratégias utilizadas pelos lugares para posicionar e comunicar os seus atributos podem apresentarse como um instrumento precioso ao serviço da estratégia territorial. Neste contexto, a marca constitui-se como um elemento nuclear. sob esta perspectiva demonstram-se as especi- ficidades do processo de construção da marca territorial e argumenta-se acerca da sua relação sinergética com a atractividade e competitividade dos lugares e explora-se a questão sobre como pode a cidade, enquanto território, ser vista como um objecto de marketing e dessa forma falarse de marcas territoriais. Being place marketing used to help in the conception, management and promotion of places with the goal of increasing the atractiveness of the city to internal and external publics, the strategies used for places to locate and communicate its attributes are a precious instrument for the place strategy. In this context the brand is a central element. Under this perspective we demonstrate the specifities in the process of place brands construction and argue about its relation with atractiveness and competitiveness of places and explore how can the city, while territory, be seen as a marketing object and consequently the concept of place branding be used.
- A casa José BragaPublication . Faria, Luis Pinto de; dir. Álvaro MonteiroA casa José Braga, do arquitecto Celestino de Castro, é exemplo incontornável de um exercício de importação para a realidade arquitectónica Portuguesa dos valores do Movimento Moderno. Ao contrário do que acontece noutros projectos “modernos” do Porto, que associam um vocabulário internacional a uma certa noção culturalista do lugar onde intervêm, na Casa José Braga, Celestino de Castro sobrepõe conscientemente o seu internacionalismo ideológico às particularidades locais. No sentido de sublinhar esta especificidade, este artigo suporta-se numa análise detalhada desta obra em particular, num conjunto de bibliografia atinente ao tema, bem como numa entrevista recentemente realizada ao autor onde o mesmo sublinha a importância da obra de Le Corbusier em geral, e da Villa Cook em particular, para a elaboração dos primeiros estudos desta moradia.
- Um caso de reutilização de património arquitectónico industrial: o Museu da Indústria de Chapelaria de S. João da MadeiraPublication . Lira, Sérgio; dir. Álvaro MonteiroO encerramento de uma unidade industrial que construiu um edifício próprio aquando do início da sua actividade, e que com ele cresceu ao longo de muitas décadas de laboração, é um momento especialmente delicado no que respeita ao destino das instalações. assim foi com a empresa industrial de chapelaria, fundada em s. joão da madeira na segunda década do século XX e encerrada na última década desse século. O edifício era, à data do encerramento, já apenas um objecto truncado, mas, ainda assim, de um interesse significativo. Neste artigo pretende-se dar notícia do processo de reutilização desse espaço, para aí instalar o museu da indústria de chapelaria, inaugurado no ano de 2005. The closing of an industrial unit, which worked inside a specific building for the period of its existence, is a problematic moment from the industrial heritage preservation point of view. that was the case of the empresa industrial de chapelaria, the main hat industry enterprise of s. joão da madeira (north of Portugal). that enterprise was founded in the early years of the 20th century and ended its activity during the last decade of that century. by that time, the original building did no longer exist as a complete piece but the remaining section was still a significant object in terms of industrial heritage. the main goal of this paper is to describe and comment the process of reusing that building to install the Hat industry museum.
- Crescimento, decrescimento sustentável e desenvolvimento ecologicamente sustentávelPublication . Rodrigues, Jacinto; dir. Álvaro MonteiroEste artigo refere-se a uma comunicação apresentada no congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais, realizada em luanda nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2006, sob o tema “dinâmicas, mudanças e desenvolvimento no século XXi”. nos últimos anos o discurso da filosofia ocidental parece ser cada vez mais consensual no sentido de pretender ultrapassar o paradigma mecânico newtoniano, através dum pensamento ecologizado que faça ressaltar a achega sistémica e a abordagem da complexidade. Emerge assim uma nova coerência paradigmática, científica e experimental. Até mesmo na vida quotidiana este pensamento ecologizado ganha cada vez mais pertinência. o que está a mudar? no âmbito desta questão, o artigo relaciona e compara conceitos como «crescimento económico», «decrescimento sustentável» e «desenvolvimento ecologicamente sustentável», bem como enquadra alguns dos principais desenvolvimentos teóricos na área no contexto deste paradigma emergente. Por último, são apresentadas algumas experiências exemplares como base de reflexão dos temas abordados. This article refers to a communication presented in the congress luso-afro-brazilian of social sciences, happened in luanda on the 28th, 29th and 30th of november of 2006, under the subject “dynamic, changes and development in century XXi”. in the last years, the speech of the occidental philosophy seems to be each time more consensual in the intention to exceed the Newtonian mechanical paradigm through a new ecologized thought. a new paradigmatic, scientific and experimental coherence thus emerges. This ecologized thought gains each time more relevancy. then, what it is about to change? concerned with this main question, the article relates and compares concepts as “economic growth”, “sustainable ungrowth” and “ecological sustainable development”, as well as it aims to understand the recent theoretical contributions on this field within the outlines of this emerging paradigm. finally, they are presented some exemplary experiences as a base for reflection of the boarded subjects.
- Depoimento do arquitecto Celestino de CastroPublication . Nunes, Pedro Noronha; dir. Álvaro Monteiro
- Um desenho novo para um novo territórioPublication . Fernandes, Manuel Correia; dir. Álvaro MonteiroO artigo expõe, em linhas gerais, as dinâmicas de crescimento do Porto e de Gaia no tempo e releva a função do Rio Douro como elemento físico, simultaneamente, de separação e de união dos dois territórios. The article displays, in general lines, the dynamic of growth of Porto and Gaia throughout time and foregrounds the function of the Douro River as physical element, of both separation and union of the two territories.
- Edifício transparentePublication . Silva, Raquel; dir. Álvaro MonteiroNa sequência das intervenções do Programa Polis do Porto para a marginal da cidade, nasceu o Edifício Transparente, num controverso, lento e polémico cenário. a obra inacabada do arquitecto catalão manuel de solà-morales, iniciada em 2000 encontra-se em fase de “reconversão” sob a orientação do arquitecto português carlos Prata. uma análise pessoal, fruto da assimilação de todos os dados recolhidos, é aquilo que será possível encontrar ao longo das próximas páginas, numa tentativa de apresentar este projecto como uma obra de arquitectura a conhecer. In the sequence of the interventions prepared by Porto’s Polis Programme to the sea side of the city, Edifício Transparente (transparent building) was born in a controversial, slow and polemic scenario. The unfinished work of Catalan architect manuel de solà-morales, initiated in 2000, is nowadays passing through a “reconversion” process, under the orientation of the Portuguese architect carlos Prata. a personal analysis, fruit of the assimilation of all the collected data, is what it will be possible to find through the next pages, in an attempt to present this project as an architectural work to know.
- Entre a sombra e o mergulho, uma casa que ri. Casa Baltazar de Castro, Braga, 1963-1965Publication . Ferreira, João C Castro; dir. Álvaro MonteiroA Casa Baltazar de Castro foi projectada e construída entre 1963 e 1965 e é omissa, quase sem excepção, em toda a historiografia da arquitectura portuguesa. A operacionalidade da utilização de temas, definidos por outros autores a propósito do estudo de obras arquitectos contemporâneos, como fizemos em relação às leituras propostas por: Fernandez da obra de José Carlos Loureiro, por Moneo das obras de Stirling e Siza e por Stirling da obra de Le Corbusier, na análise da obra de Celestino de Castro, demonstra, em nossa opinião, o carácter informado e cosmopolita das reflexões que enformam a obra deste arquitecto e em particular a Casa Baltazar de Castro. Esta é uma casa na “fronteira”, quer na biografia do autor, quer na história da arquitectura portuguesa em que participa, em nossa opinião, de pleno direito. Na fronteira entre o modernismo e o pós-modernismo, entendido este como a crise das grandes narrativas, a casa Baltazar Castro exprime a inquietação da aproximação de tempos diversos, mas não dá, ainda, o passo para a construção de um novo paradigma. São disso relevadores, nomeadamente, a evolução da expressão plástica e espacial para uma cada vez maior personalização e riqueza volumétrica, o acentuar da importância dos sistemas construtivos e materiais, e a redescoberta de uma relação estreita com o solo e a envolvente próxima.