FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
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Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
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- Cidades inteligentes: uma reflexão sobre a cidade do Porto desde 1985 - contribuição da governação e das políticas públicas para a soberania do territórioPublication . Correia, Amaro Fernando da Fonseca; Gouveia, Luis BorgesNo século XXI a governação é um elemento central na vida dos cidadãos e no crescimento das cidades, enquanto espaço entendido como um lugar onde se concentra uma oferta diversificada de serviços (comerciais, industriais, culturais, religiosos, infraestruturas ou de consumo) e que reúne os mais diversos fluxos e atividades humanas. Centramos a investigação no “elemento” cidade, com as suas variadas interpretações ao longo dos tempos, havendo condições expectáveis para alargar o conceito de governação e soberania às regiões e/ou áreas metropolitanas. Quanto à soberania do território a abordagem é mais abstrata, porque se refere a uma entidade, que não conhece nenhuma entidade superior na ordem externa, nem igual na ordem interna. Ora, a soberania do território tem de ser reequilibrada a este nível, já que o digital altera as relações de poder e a limitação do espaço físico confinado às fronteiras. A proposta apresentada, tem como objetivo, validar modelos de Governação em Cidades Inteligentes na aplicabilidade de políticas públicas que conduzam a um reforço da soberania do território, que passará pela criação de novas fronteiras que possibilitem aos Estados a sua reorganização em rede e que garanta ao mesmo tempo a sua sobrevivência, bem como da sua soberania. Uma oportunidade de se entender a evolução do Porto – caso de estudo – ao longo dos últimos anos na perspetiva do planeamento, da gestão demográfica e da governação, ao nível da decisão política, já que a grande aposta europeia, em cidades Smart é, e será uma “janela de oportunidades” para a regeneração da cidade, da sua renovação e até da reabilitação, pois passará por ser uma aposta capacitiva de se auto-sustentarem, aumentando as oportunidades económicas para quem vive e para quem passa pela cidade, minimizando os custos das comunicações, bem como os danos ambientais e ainda a facilidade e acesso à informação.
- O recurso a TIC para suporte da actividade em sala de aulaPublication . Menezes, Natércia do Céu Andrade Pesqueira; Gouveia, Luis BorgesNas sociedades contemporâneas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propiciam uma plêiade de múltiplos e sofisticados desafios. Decorrente de tal, aplicações e sistemas informáticos e outros dispositivos digitais, surgem num contínuo de evolução, que requer a quem as utiliza como ferramenta, um esforço de aprendizagem e de atualização permanente o que, no contexto do sistema educativo, exige deste, ainda mais desafios para a sua incorporação, funcionamento e exploração. Em concreto, nas escolas, as TIC exigem, por parte do Professor, um papel de introdução e acompanhamento delas como ferramenta digital. No contexto atual, a sala de aula é o lugar por excelência onde o centro de ensino e de aprendizagem ocorre e onde se estabelece a relação Professor-Aluno. Tal leva à necessidade de um estudo mais aprofundado desta relação e da forma como os atores da sala de aula utilizam as TIC. Investigar a relação neste contexto é investigar a cultura das TIC e, portanto, do digital, o que facilita a ajuda reciproca entre Professores e um estímulo ao ensino e à motivação em aprender, pelos alunos. Por outro lado, o enquadramento das competências das TIC (que se considerar como uma parte da literacia tecnológica) e o modo como as mesmas podem ser inseridas na sala de aula é, ainda, outra vertente de auxílio das atividades da na sala de aula e do ensino e aprendizagem que ocorre no seu contexto. O trabalho desenvolvido tomou a forma de estudo de caso, com dois contextos de sala de aula: uma em ambiente urbano e litoral e outra de caraterísticas de menor urbanização e do interior do país. O objetivo consistiu em conhecer qual o nível de formação na utilização das TIC, competências associadas às mesmas por parte dos professores e ainda conhecer em que medida os Agrupamentos associados possibilitam a utilização das TIC aos professores e alunos, em contexto de sala de aula. A técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por questionário por via recurso a uma abordagem mista: quantitativa e qualitativa. O primeiro estudo, no litoral, tomou o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e o segundo estudo, no interior do país, tomou o Agrupamento de Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda. Foram inquiridos três grupos distintos: Direção, Professores e Alunos. Ferramentas como computador, a Internet e o Quadro Interativo, deverão ser objeto de análise por forma a serem elaborados projetos que melhorem a qualidade de ensino, tornando-o melhor, moderno e profícuo para os Alunos, tal como mais alinha com a realidade do mundo digital que carateriza o tempo atual. A formação contínua dos professores melhora a qualidade, tendo efeitos positivos sobre atitudes e a utilização das TIC na sala de aula. O orçamento para a aquisição de equipamento TIC foi positivo para o Agrupamento de Escolas de Valongo, Distrito do Porto e negativo para o Agrupamento de Escolas em Mêda Escolas em Mêda na província da Beira Alta e Alto Douro, Distrito da Guarda, demonstrando ainda deficiências e diferenças de oportunidade em escolas, com implicação nos processos de ensino e aprendizagem. Uma das respostas dada pelo Diretor do Agrupamento da Mêda, foi o de que se vão confrontando com exigência de reparações das TIC, por forma a que as necessidades dos professores e dos alunos sejam supridas. Verificou-se uma diferença do meio e da dimensão do Agrupamento, no que se refere ao número de alunos, Professores e instalações com repercussões na oferta e na sofisticação dos meios disponibilizados. Por outro lado, os dados mostraram que mesmo assim os inquiridos (Professores e Alunos) estão recetivos às TIC para fins pessoais e profissionais. As questões dos instrumentos de recolha de dados foram revistas e aprovadas pela Direção Geral de Educação (DGE), tendo ainda sido obtida autorização para serem ministrados os questionários, nos dois Agrupamentos tendo um inqurétio mais alagargado sido realizado nas mesmas Escolas. Foi elevada a perceção dos Professores (90%), relativamente à necessidade de mais formação e desenvolvimento de competências TIC. Por outro lado, os alunos confirmaram que, recorrendo às TIC, o seu interesse nas atividade na sala de aula aumenta. Verificou-se que a adoção de práticas digitais em sala de aula contribui para o aumento da perceção dos alunos na melhoria dos seus resultados de avaliação, de acordo com 91% dos inquiridos.