Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-13"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Cosméticos inovadores: aplicações nanotecnológicasPublication . Bento, Inês Catarina Vieira da Cunha Ferraz; Silva, Ana CatarinaA indústria dos cosméticos tem evoluído de forma rápida, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente procura dos consumidores por produtos mais eficazes, seguros e personalizados. Neste contexto, destacam-se os cosméticos inovadores, que integram novas tecnologias, entre as quais se destaca a nanotecnologia como uma das mais promissoras. Entre as vantagens da utilização da nanotecnologia em produtos cosméticos estão a presença de partículas ou gotículas de tamanhos nanométricos, que facilitam a penetração dos ingredientes ativos na pele, a proteção e a possibilidade de libertação modificada dos ingredientes ativos, e a obtenção de formulações mais estáveis, o que promove a eficácia desses produtos. Os nanossistemas mais usados em produtos cosméticos incluem as nanoemulsões, os lipossomas, as nanopartículas (poliméricas, lipídicas e inorgânicas), os dendrímeros, os fulerenos, as micelas e os exossomas, que oferecem diversos benefícios sobretudo ao nível da pele, incluindo a promoção da hidratação, o efeito antienvelhecimento e melhorias na textura. Na primeira parte desta dissertação, são apresentadas generalidades sobre a anatomia e histologia da pele. Em seguida, são descritos os diferentes tipos de nanossistemas mais usados em produtos cosméticos, bem como as vantagens da sua utilização. Por fim, é feita uma revisão do estado da arte relativo à utilização destes nanossistemas em produtos cosméticos, através da apresentação de exemplos de produtos comercializados.
- Autoconfiança e ansiedade em bailarinos de competição praticantes de hiphopPublication . Gonçalves, Ana Isabel Cordeiro; Silva, IsabelA ansiedade e a autoconfiança desempenham papéis cruciais na prática de competição em dança, podendo influenciar diretamente o desempenho dos dançarinos. A relação entre estas duas emoções e a performance é complexa, pois ambas podem ajudar ou prejudicar o desempenho, dependendo de como são geridas pelos dançarinos. A ansiedade é uma reação natural diante de situações que envolvem exposição e avaliação, como competições de dança. Já a autoconfiança é um dos pilares fundamentais para o sucesso em competições, uma vez que os bailarinos que acreditam nas suas capacidades tendem a ter um desempenho superior. A necessidade de compreender a relação entre a ansiedade e a autoconfiança, num grupo específico (bailarinos de hiphop), tornou-se importante como objetivo deste estudo, uma vez que este grupo não tem sido amplamente investigado. Este estudo procura oferecer mais informações nesta área, explorando como estes dois fatores interagem e influenciam o comportamento dos dançarinos. A dissertação está organizada numa introdução geral, seguida de dois artigos científicos. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, analisando informações sobre a temática em estudo. Conclui-se que, enquanto a ansiedade e a autoconfiança têm sido amplamente estudadas no desporto, na dança, especialmente no hiphop, estas variáveis têm recebido pouca atenção. O segundo artigo apresenta um estudo empírico que analisou a relação entre os fatores em estudo, nomeadamente se uma autoconfiança elevada está associada a níveis mais baixos de ansiedade. Foram também analisados fatores como o número de anos de experiência, os fatores individuais de ansiedade e os sentimentos durante a competição. Os resultados indicam que a ansiedade e a autoconfiança estão inter-relacionadas. Dançarinos com mais anos de experiência em competições tendem a apresentar níveis mais baixos de ansiedade. Além disso, a pressão exercida pelo professor/coreógrafo compromete o sucesso na performance, sendo o medo de falhar a principal fonte de ansiedade nas competições. O estudo foi realizado com 42 participantes praticantes de hiphop, com idades entre os 18 e os 32 anos (M = 24,35). Concluiu-se que níveis mais elevados de ansiedade estão associados a níveis mais baixos de autoconfiança e vice-versa, evidenciando a relação entre estes dois fatores.
- Construção de uma escala de perceção de qualidade de vida em adultos com gaguez: estudo preliminarPublication . Teixeira, Inês Margarida Meneses; Silva, IsabelA experiência de gaguejar é influenciada por diversos aspetos cognitivos, comportamentais e sociais, podendo manifestar-se negativamente na qualidade de vida do indivíduo. É necessário procurar como compreender esta experiência é percebida e de que forma a gaguez impacta a qualidade de vida. A presente tese encontra-se organizada em dois artigos científicos. O primeiro artigo consiste numa revisão sistemática que teve como objetivo identificar e analisar os instrumentos psicológicos que avaliam a qualidade de vida em adultos com gaguez. Foram identificados doze instrumentos utilizados com o objetivo de avaliar a qualidade de vida relacionada com a gaguez, sendo cinco destes instrumentos específicos para a gaguez o [OASES], [4S], [SS/S24], [UTBAS/UTBAS-6] e [SSI], e sete instrumentos que envolvem possíveis dimensões que a literatura científica revela serem impactadas pela gaguez, a [AHS], [ESR], [Q-LES-Q-SF], [MSPSS], [RSES], [GSES] e [SWLS]. O [OASES] destaca-se ao longo da revisão por ser o instrumento mais frequentemente utilizado, por apresentar diversas versões culturais (Alemanha, Austrália, Brasil, Irão e Japão) e por incluir uma dimensão dedicada à qualidade de vida. No entanto, além da ausência de um instrumento que procure, de forma direta, avaliar a qualidade de vida da população-alvo, a possível aplicação em conjunto de diferentes instrumentos com dimensões específicas poderá duplicar avaliações dessas dimensões. Verifica-se a necessidade de desenvolver e validar um instrumento que avalie, de forma específica, a qualidade de vida em adultos com gaguez. O segundo artigo diz respeito ao processo de construção da Escala de Avaliação de Qualidade de Vida em Adultos com Gaguez, denominada por GAGQV, e estudo psicométrico inicial da mesma. A escala é composta por 52 itens que avaliam quatro domínios: reações emocionais, reações cognitivas, impacto profissional e estratégias de coping. Foi avaliada uma amostra de conveniência constituída por 24 adultos com gaguez, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos (M=36,48; DP=11,17). Os resultados revelam que a GAGQV apresenta uma excelente consistência interna (α = 0,97) tal como excelente validade interna e externa, e elevada sensibilidade, tornando-a uma ferramenta confiável e eficaz para a medição do construto em questão. As evidências encontradas na presente dissertação reforçam a importância do instrumento desenvolvido para avaliar o impacto da gaguez na qualidade de vida. No entanto, destaca-se a necessidade de ampliar a investigação com uma amostra maior, a fim de validar e aprimorar o instrumento, garantindo resultados mais robustos e representativos desta população.
- Dental wear of anterior teeth: a case report of digital and mock-up guides for composite resin restorationPublication . Martins, Lidiany Ribeiro; Monteiro, Patrícia Manarte; Lemos, BernardoAims: This work describes a case report and illustrates the use of a digital guide and a mock-up guide, as three-dimensional planning for predictable direct resin composite restoration of lower anterior teeth. Also, it intended to discuss the main case description with the literature evidence. Case Description: A 79-year-old male patient came to the Dentistry Pedagogical Clinics of University Fernando Pessoa (UFP) to improve oral aesthetic and function. Clinical examination revealed multiple tooth wear, BEWE scored 3 and loss of gingival marginal integrity in all teeth of the 5th sextant. Upper and lower partial (Kennedy/Applegate, class I) removable dentures were well-fitted. A digital guide and a direct composite mock-up guide were performed for workflow planning and direct composite resin rehabilitation. Follow-up was done at 1st and 6th months, with final polishing and assessment of the lower prosthesis fit. The prognosis was favorable, but requires periodic monitoring due to adaptation and need for occlusal splint use. UFP Ethics Committee approved this case (n.º 513/24). For discussion purposes, a search was also carried out in PubMed using the MeSH terms: “Incisor”, “Dental/Tooth Wear”, “Composite Resin”, and the keywords “Digital guide”, “mock-up guide”. Only full-text publications from 2013 to 2024, in English, of human anterior teeth case reports were included. Publications of other study types, referring to animals, posterior teeth, orthodontic procedures and deciduous dentition were excluded. The CARE checklist was applied as a quality guideline for clinical case and review publications on the subject. Conclusion: This case report addressed direct composite resin restorations of mandibular anterior teeth with generalized and localized dental wear using digital and mock-up guides. Pre- and post-treatment photographs highlight the clinical effects achieved. This method was not only time-efficient but also represents a highly conservative rehabilitation option with satisfactory clinical outcomes.
- Toxina botulínica e 1/3 inferior da face: estudo clínicoPublication . Palazzo, Francesco Pio; Silveira, Augusta; Sequeira, TeresaA Harmonização Orofacial visa criar harmonia entre as estruturas orais e crânio-cérvico-faciais e faz, de forma crescente, parte do universo da Medicina Dentária. O objetivo deste estudo é discutir o papel do envolvimento da musculatura mímica facial perioral na criação de um sorriso estético e identificar pontos de maior relevância anatómica. Após a aplicação de um protocolo de toxina botulínica em quatro grupos: a) Sorriso gengival; b) Mento (mentonianos e impacto no mento); c) Depressor do ângulo da boca (depressor do ângulo da boca e impacto nas comissuras labiais); d) Orbicular superior do lábio (orbicular superior do lábio e impacto no lábio superior), os resultados clínicos foram comparados. Realizou-se um estudo transversal em pacientes (n=41), num ambiente clínico, submetidos à administração de toxina botulínica. A avaliação do antes e depois foi baseada no registo fotográfico. Nos resultados, a análise dos dados revelou que a aplicação da toxina botulínica teve um impacto significativo em três dos quatro grupos estudados. No grupo do sorriso gengival, houve uma redução notável na exposição gengival, resultando numa melhoria estética significativa. No grupo Mento, observou-se uma diminuição substancial na tensão muscular, levando a um contorno mais suave e natural do queixo. No grupo Depressor do Ângulo da Boca, a intervenção proporcionou uma redução eficaz na expressão de tristeza e uma elevação das comissuras labiais, melhorando o sorriso global e a aparência do 1/3 inferior da face. No grupo Orbicular do Lábio Superior, a intervenção não resultou numa redução significativa da contração muscular, o que levou a uma menor melhoria estética e funcional em comparação com os outros grupos. Em conclusão, podemos afirmar que a aplicação de toxina botulínica mostrou-se eficaz e segura para a harmonização estética e funcional dos músculos periorais, com resultados positivos significativos em três dos quatro grupos estudados. A redução na contração muscular contribuiu para uma melhoria na estética do sorriso e nas características faciais, conforme avaliado pelos registos fotográficos. A ausência de efeitos adversos significativos confirma a segurança da toxina botulínica como uma opção viável e eficaz para a harmonização orofacial. Assim, os resultados sustentam a utilização desta técnica como parte de um protocolo integrado para o desenvolvimento de um sorriso estético e funcional, embora mais pesquisas sejam necessárias para otimizar os resultados no grupo Orbicular do Lábio Superior.
- Oral health impact of gluten-free products commercially available for celiac disease: original researchPublication . Fabiani, Maxence Roméo Thomas; Guerra, RitaBackground: celiac disease is an autoimmune enteropathy triggered by the ingestion of gluten and the only effective treatment is a strictly gluten-free (GF) diet. This type of diet can lead to nutritional imbalances, especially if the commercially available GF products have different nutritional profiles compared to non gluten-free (NGF) products, such as higher levels of fat and sugar, and lower levels of fiber and protein. These nutritional imbalances can increase the risk of oral problems in celiac patients. Aims: to compare the nutritional profiles of GF products with NGF products, and to provide information on the presence of vitamins and minerals among the GF products; to explore the potential impact of GF products on the oral health of celiac patients. Methods: 48 GF and 48 NGF products from Portugal, Spain, France and United Kingdom markets were used, from the categories: bread, biscuits, flours, breakfast cereals, pasta, pizzas and cakes. Nutritional information on energy (kcal), total fat (g), saturated fat (g), carbohydrates (g), sugar (g), fiber (g), protein (g) and salt (g), per 100 g of product, and information on the presence of vitamins and minerals were collected from labels and manufactures’ websites. The Shapiro-Wilk test was used to determine the normality of variables’ distribution. Nutritional characteristics of GF and NGF products were compared for each product category using independent sample t-tests. A p<0.05 was considered statistically significant. Results: for most of the nutritional characteristics evaluated, GF and NGF products from the several categories were similar. However, observations indicate that GF flours present lower mean protein content than NGF flours (-2.5 g, p=0.001). GF biscuits (0.9 g, p=0.007) and GF cakes (1.8 g, p=0.001) show higher fiber mean values compared to NGF; and GF breads (-0.28 g, p=0.020) and GF biscuits (-0.01 g, p=0.019) lower mean salt values compared to their counterparts. A tendency was found for GF breads to present higher levels of total and saturated fat, for GF flours to present lower levels of carbohydrates, for GF pizzas to present lower levels of sugar, and for GF cakes to present lower levels of salt, but these results did not reach significance. Only products from the breakfast cereals category describe vitamins and/or minerals; 5 in 8 GF breakfast cereals are enriched and/or fortified with vitamins and/or minerals, against 7 in 8 NGF breakfast cereals. The most common fortification of GF breakfast cereals was on vitamin E. Conclusions: GF products, while essential for celiac patients, present nutritional imbalances, particularly lower protein content and higher total and saturated fat content. This research emphasizes the need of GF products’ fortification with iron, calcium, vitamin D and complex-B vitamins, whose deficiencies are commonly observed in celiac patients and associated to oral health problems.
- Prevalência dos sintomas autorreportados de disfunção temporomandibular em músicos de sopro metálicos: estudo observacional transversalPublication . Roverselli, Ambra; Lameiro, Joana; Manso, M. ConceiçãoO presente estudo epidemiológico observacional de natureza transversal teve como objetivo a avaliação da prevalência dos sintomas auto-reportados de DTM, dor cervical e cefaleia, bem como os possíveis fatores de risco e de proteção em músicos de sopro da categoria de metais, comparando-os com um grupo-controlo com músicos que tocam outros instrumentos musicais. Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Ciências da Universidade Fernando Pessoa e incluiu uma amostra de conveniência de músicos maiores de idade com nacionalidade portuguesa e italiana pertencentes a vários contextos musicais. Os participantes, de forma voluntária, responderam a um questionário online com 36 questões, que se baseou no inquérito “ACTA Questionnaire” e o “Symptom Questionnaire” (SQ) do DC/TMD, incluindo o Oral Behaviors Checklist, traduzido e com equivalência cultural para a língua portuguesa, com aprovação do International Research Diganostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TDM) Consortium. Os dados recolhidos dos questionários foram exportados para o Excel e organizados e a análise foi executada através do IBM© SPSS® Statistics vs. 29.0 (IBM Corp. released 2022, Armonk, NY, USA: IBM Corp.). Os resultados deste estudo demonstraram que a intensidade de dor na “mandíbula, na fonte, no ouvido ou à frente do ouvido, e algum dos lados” relatada foi significativamente mais elevada (p = 0,026) no grupo de sopro de metais, com uma mediana de 4 (Q1-Q3: 2-5) do que no grupo-controlo, com uma mediana de 2 (Q1-Q3: 1-3). No que diz respeito aos fatores de risco, a faixa etária de músicos mais jovens (18-24 anos) apresentou uma maior tendência de risco para a manifestação de dor nos três grupos anatómicos, enquanto a faixa etária dos 25 aos 60 anos apresentou uma tendência para a redução do risco. A falta de interesse nas atividades apresentou um OR de 3,400 (IC95%: 1,191-9,709, p = 0,022), sugerindo uma associação positiva entre mudanças no estado emocional e o risco de aparecimento de dor na região do pescoço e/ou ombros. Para o grupo de manifestação de cefaleia na análise univariada, o OR foi de 1,398 (IC95%: 1,161-1,683, p < 0,001) e na análise multivariada, o OR foi de 1,305 (IC95%: 1,073-1,587, p = 0,008) para cada ponto adicional de stress sentido durante a vida diária. O número de comportamentos orais obteve uma associação estatisticamente significativa, tanto na análise univariada quanto na multivariada, para a manifestação de dor na “mandíbula, na fonte, no ouvido ou à frente do ouvido, em algum dos lados”, “de cabeça” e no “pescoço e/ou ombros”. Em conclusão, os músicos são considerados um grupo vulnerável ao estabelecimento de dores músculo-esqueléticas devido à adoção de más posturas e à sobrecarga das estruturas orofocais e cervicais.