Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-16"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O resveratrol no vinho: dos benefícios de substância natural na saúde humana ao potencial uso medicinalPublication . Coutinho, Pedro Tiago de Sousa; Ferreira da Vinha, AnaO resveratrol é um polifenol (estilbeno) presente nas uvas e, por consequência, no vinho. Acredita-se que o resveratrol seja o responsável pelo “Paradoxo Francês”, que o associa ao benefício do consumo moderado de vinho tinto e à baixa incidência de doenças cardiovasculares. No entanto, existem outros efeitos farmacológicos do resveratrol, tais como atividade antioxidante, anti-inflamatória, antineoplásica e neuroprotetora. Apesar dos efeitos terapêuticos do resveratrol, as suas propriedades farmacocinéticas não são favoráveis, uma vez que este composto tem fraca biodisponibilidade, apresentando uma rápida metabolização e, consequentemente, rápida excreção. Para superar estes problemas, os sistemas de entrega de medicamentos têm sido desenvolvidos no sentido de garantir maior estabilidade química deste [composto molécula] e, consequentemente, promover o aumento da sua biodisponibilidade e eficácia. Este trabalho resume uma revisão bibliográfica atualizada, incidindo-se no resveratrol enquanto molécula bioativa. Para além das propriedades biológicas relacionadas, enfatiza-se a vitivinicultura como recurso natural de obtenção, extração e purificação do resveratrol. Os metabolismos e os efeitos intracelulares do resveratrol, bem como os seus efeitos ao nível das membranas celulares, também foram revistos, uma vez que o seu conhecimento é essencial para a compreensão das atividades farmacológicas e terapêuticas deste biocomposto.
- A relação entre a regulação emocional e a ansiedade numa amostra de adolescentesPublication . Ribas, Bárbara Catarina Gonçalves; Fernandes, CarinaO presente estudo tem como objetivo investigar as correlações entre sintomas de ansiedade e estratégias de regulação emocional em adolescentes. A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças físicas, cognitivas e psicossociais significativas, tornando-a particularmente vulnerável a problemas de saúde mental, incluindo as perturbações de ansiedade. As competências de regulação emocional são cruciais para a saúde mental, e as dificuldades de regulação emocional aumentam a vulnerabilidade à psicopatologia. Este estudo quantitativo incluiu 53 participantes com idades entre 11 e 15 anos, e os dados foram recolhidos através da Escala de Depressão, Ansiedade e Stress para Crianças (EADS-C-21), do Questionário de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) e da Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE). Os resultados indicam correlações significativas positivas entre dificuldades na regulação emocional e os níveis de ansiedade entre os adolescentes. Estes resultados sublinham a importância de desenvolver estratégias eficazes de regulação emocional para promover o bem-estar mental e prevenir transtornos de ansiedade nos adolescentes.
- Comportamento biológico do abutments zircónio e titânio na interface implante-abutments: revisão sistemáticaPublication . Maiorano, Giovanni; Castro, FilipeA substituição de dentes por implantes dentários é amplamente utilizada na odontologia. O titânio é valorizado por sua biocompatibilidade, resistência mecânica e à corrosão, adequadas para suportar cargas funcionais a longo prazo. Recentemente, com o avanço tecnológico e a redução do uso de metais, materiais cerâmicos, como a zircónia, têm-se destacado como alternativas. A zircónia, além de sua alta longevidade e desempenho em abutments, proporciona benefícios estéticos, especialmente em áreas com mucosa peri-implantar fina, devido à sua coloração branca que melhora a aparência da mucosa em comparação com abutments metálicos. Objetivo: Compreender se a zircónia utilizada como interface entre coroa e implante apresenta melhores resultados em comparação ao titânio na reação biológica nos tecidos peri-implantares. Serão avaliados diferentes parâmetros biológicos, como a profundidade de sondagem, o sangramento gengival, a perda óssea marginal e a recessão gengival, nos vários estudos para perceber qual irá ter condições biológicas mais favoráveis. Materiais e métodos: Pesquisa e análise de artigos científicos presentes nas bases de dados online PubMed, Biblioteca do Conhecimento Online (B-On) e Cochrane Library. Resultados: Considerando uma pesquisa sistemática em que foram definidos claramente os critérios de inclusão e exclusão, foi possível identificar qual material para abutment implantar apresenta o melhor comportamento biológico peri-implantar. Foram identificados 9 artigos que relatam os resultados desta investigação. Conclusão: Podemos deduzir que os estudos mais recentes não fornecem uma indicação clara, no que diz respeito à reação biológica dos tecidos peri-implantares, sobre qual material é mais adequado. Podemos concluir que a zircónia é uma alternativa válida ao titânio para a criação de abutments.
- Caracterização da alveolite: estudo numa população em ambiente universitárioPublication . La Torre, Elisa; Lopes, Otília; Pereira, JorgeA alveolite é uma complicação pós-extracional dolorosa, frequentemente diagnosticada pelos médicos dentistas, mas mal compreendida. A sua abordagem terapêutica muitas vezes passa pela prescrição inadequada de antibióticos, o que contribui para a ameaça global da resistência antimicrobiana. Este estudo teve como objetivo caracterizar a alveolite, as características demográficas da população em estudo que apresenta aquela condição, a sua exposição a fatores de risco, os sinais e sintomas e as práticas clínicas adotadas na abordagem daquela condição. Foram analisados os registos clínicos de 2011 pacientes adultos que realizaram pelo menos uma cirurgia dentoalveolar nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (CPMD-UFP) no período em estudo. O sexo masculino representou 55,7% da amostra (n=1120) e as idades estavam compreendidas entre os 18 e 94 anos (54,9 ± 16,9). Foram registadas 4003 consultas, tendo sido realizadas entre 1 e 7 extrações dentárias, e 96,5% dessas foram exodontias simples. A prevalência de alveolite foi de 6% (n=126), estando associada ao sexo feminino (p=0,006). Não foram encontradas associações entre a alveolite e potenciais fatores de risco.
- O efeito da ansiedade e da depressão nas funções cognitivas ao longo do envelhecimentoPublication . Alencar, Amanda de Andrade; Fernandes, CarinaO envelhecimento está associado a um maior risco de declínio cognitivo e doenças neurológicas. Por sua vez, a presença de depressão e ansiedade nesta fase da vida parece ser um fato de risco acrescido a défices cognitivos. Com base nestas evidências, a presente investigação teve como objetivo correlacionar os níveis de depressão/ansiedade com o desempenho cognitivo em indivíduos adultos de diferentes faixas etárias, bem como analisar as funções cognitivas mais afetadas pelo envelhecimento. Para este efeito, 45 jovens adultos, 61 adultos de meia-idade e 48 idosos realizaram uma avaliação neurocognitiva composta por um conjunto de testes e escalas de autorrelato, para avaliar o desempenho cognitivo e a sintomatologia psicopatológica. Especificamente, todos os participantes responderam os seguintes instrumentos: Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS); Montreal Cognitive Assessment (MoCA); Trail Making Test (TMT); INECO Frontal Screening (IFS); Corsi Block-Tapping Task (CBTT); Teste de Fluência Semântica e Fonémica e Brief Symptom Inventory (BSI). Em geral, os resultados evidenciaram que o envelhecimento afeta alguns domínios da cognição, como a memória, funções executivas, atenção e velocidade de processamento, e preserva outros, como a produção de linguagem, o conhecimento verbal e o vocabulário. Os grupos não diferiram significativamente quanto aos resultados da HADS, sugerindo que o envelhecimento não está associado a um aumento da incidência de perturbações do humor. No entanto, apesar de não se verificar uma correlação significativa entre níveis de depressão/ansiedade e o desempenho cognitivo nos jovens e adultos de meia-idade, os níveis de ansiedade correlacionaram-se negativamente com o desempenho cognitivo no grupo mais velho. Estes resultados destacam o impacto negativo da ansiedade nas funções cognitivas durante uma fase do ciclo vital em que estas funções já são particularmente vulneráveis. Esta vulnerabilidade pode ser observada mesmo em idosos cognitivamente saudáveis, como evidenciado pela amostra deste estudo. Desta forma, os nossos resultados reforçam a relevância de se continuar a investigar as perturbações do humor no envelhecimento, e de criar estratégias eficazes para prevenir défices cognitivos ao longo do ciclo vital.
- Metformina e o seu impacto na osseointegração de implantes dentários: revisão sistemáticaPublication . Arranz Gómez, Luz; Falcão, ArturA implantologia oral é uma disciplina em evolução constante, oferecendo soluções eficazes para pacientes que perderam dentes. O sucesso a longo prazo dos implantes dentários depende, em grande parte, da osseointegração, o processo pelo qual o implante se funde ao osso ao redor. No entanto, doenças como a diabetes tipo 2 estão associadas a um maior risco de falha nos implantes devido a complicações relacionadas ao controlo glicémico. A metformina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes tipo 2, tem mostrado potencial para melhorar a osseointegração e pode ser uma ferramenta útil para esses pacientes. O objetivo principal desta revisão sistemática é investigar o impacto da metformina na osseointegração de implantes dentários, avaliando o seu potencial para melhorar a estabilidade do implante e a saúde dos tecidos peri-implantares. Os objetivos secundários incluem a análise da qualidade metodológica dos estudos existentes e a síntese dos resultados para identificar padrões consistentes ou divergentes. Os resultados indicaram que a metformina pode melhorar a osseointegração e a cicatrização óssea peri-implantar, especialmente em modelos animais. Contudo, a eficácia parece estar ligada à dose administrada, com concentrações ideais em torno de 125 μM, enquanto doses superiores a 200 μM podem ter um efeito inibidor. Estudos em ratos com diabetes tipo 2 mostraram que a metformina pode reverter alguns dos efeitos negativos da hiperglicemia, promovendo a cicatrização óssea em torno dos implantes e melhorando a resposta inflamatória. Em modelos humanos, os resultados são menos claros, ressaltando a necessidade de pesquisas adicionais para confirmar a eficácia da metformina no contexto da osseointegração. Esta revisão sistemática sugere que a metformina pode ter um papel positivo na osseointegração de implantes dentários, especialmente em pacientes diabéticos. No entanto, a falta de estudos sólidos e evidências conclusivas mostra que é necessária mais pesquisa para estabelecer a verdadeira eficácia da metformina neste contexto. Recomenda-se uma abordagem multidisciplinar para pacientes diabéticos que passam por tratamentos com implantes dentários, com monitorização rigorosa do controlo glicémico e acompanhamento regular para minimizar o risco de complicações peri-implantares.
- Crenças dos profissionais de saúde em relação ao envelhecimentoPublication . Carvalho, Iracema Bárbara Correia de; Fernandes, CarinaA presente investigação teve como objetivo investigar as crenças que os profissionais de saúde têm em relação ao envelhecimento. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa através da qual se analisaram as respostas a um questionário sociodemográfico e a Escala ImAges (Sousa et al., 2008) adaptada para a população portuguesa. O estudo contou com a participação de 97 profissionais de saúde que trabalham diretamente com os idosos (médicos e enfermeiros), sendo 79 do sexo feminino e 18 do sexo masculino. Os resultados foram analisados através da metodologia de Analise de Componentes Principais (ACP), que gerou 10 dimensões, sendo a dimensão 1 “Saúde e cognição”, a dimensão 2 “Atitudes sociais e papel na sociedade na velhice”, a dimensão 3 “Estereótipos e perceções negativas sobre a velhice”, a dimensão 4 “Qualidades positivas da experiência da velhice”, a dimensão 5 “Desafios e a adversidade da velhice”, a dimensão 6 “Cuidados e aparência na velhice”, a dimensão 7 “Perceção emocional e analogia com a infância na velhice”, a dimensão 8 “Atitudes e comportamentos ativos na velhice”, a dimensão 9 “ Perspetiva e aceitação de ajuda na velhice” e a dimensão 10 “Autoimagem, autoconfiança e vontade de viver na velhice”. De uma forma geral, os resultados do presente estudo mostram que os profissionais de saúde apresentam diversos estereótipos negativos em relação ao idoso e ao processo de envelhecimento. No entanto, os profissionais de saúde que trabalham mais vezes por semana com os idosos apresentam menos estereótipos negativos em comparação aos profissionais de saúde que trabalham a menos tempo. Considerando que os estereótipos negativos podem influenciar a qualidade de vida e de bem-estar dos idosos, os resultados da presente investigação sugerem que a frequência de interação com pacientes idosos pode influenciar positivamente as perceções dos profissionais de saúde. Desta forma, é importante promover experiências e práticas regulares com idosos entre os profissionais de saúde, de forma a reduzir preconceitos e a melhorar a qualidade do atendimento. Além disso, sugere-se que programas de formação e sensibilização possam ser implementados nas instituições de saúde para desafiar os estereótipos negativos e contribuir para uma visão mais equilibrada e respeitosa do processo de envelhecimento.
- Como auxiliar ao crescimento econômico sustentável para as micro e pequenas empresas: proposta de um modelo de assessoramento governamentalPublication . Mesquita, Márcio Carneiro de; Gouveia, Luis BorgesDo conhecimento prático no âmbito de uma economia em crescimento verifica-se uma crescente dependência das atividades de direção e gestão com a utilização de tecnologias de informação e comunicação, que são específicas e apropriadas para cada atividade e/ou segmento empresarial. Este fenômeno ainda se torna mais evidente à medida que os atores econômicos se interligam visando um crescimento com sustentabilidade, desejo intrínseco de qualquer investidor, seja qual for a economia em que atue. O caráter de um crescimento com reflexo socioambiental cobra das pessoas um maior engajamento no sentido de utilizar a tecnologia como base de sustentação empresarial, contribuindo para atividades sustentáveis e para a geração de riqueza local. A territorialidade, no sentido científico-econômico da palavra, exige das lideranças políticas e da classe empresarial a atualização sistematizada do uso de ferramentas tecnológicas apropriadas, principalmente pela forma com que tais recursos se relacionam e são bem utilizados e administrados. A busca pela melhor tecnologia visando o crescimento sustentável de atividades no âmbito empresarial, é o objetivo principal da pesquisa que se foca na oportunidade de conhecer e oferecer ao mercado um diferencial tecnológico, sobretudo considerando o âmbito do mercado internacional. A ausência de políticas econômicas mais robustas, necessárias ao desenvolvimento de atividades empresariais focadas nos negócios eletrônicos, justifica a ideia da realização de uma pesquisa científica orientada para a identificação de fatores e/ou fenômenos que continuam a impedir às micro e pequenas empresas, a sua participação de modo mais ativamente no mercado da tecnologia – o objeto central de nossa investigação. Para a pesquisa, foram entrevistados trinta especialistas selecionados que incluem gestores, empresários e empreendedores de quem foram extraidos os elementos para a formação de um modelo por recurso à teoria fundamentada em dados (Grounded Theory). Em resultado foi proposto um Modelo de Assessoramento Governamental para apoio de pequenas e médias empresas, no contexto Brasileiro. Os resultados obtidos incluiram ainda uma lista de oportunidades da participação dos segmentos públicos para prestarem assessoramento às empresas, principalmente de pequeno porte, a partir da instituição de uma proposta de Plataforma Digital destinada a suportar a comunicação dos empresários e investidores, qualificando os seus empreendimentos para o desenvolvimento da atividade através da Certificação Digital do Empreendedor, enquanto credencial para que as empresas possam participar legalmente nos mercados de sua atuação.