Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das causas de insucesso em facetas diretas em compósito que afetam a longevidade e o outcome clínico: revisão integrativa da literaturaPublication . Segnana, Alessio; Lemos, BernardoObjetivo: Avaliar, de forma integrativa, as taxas de sucesso clínico e de sobrevivência a longo prazo das facetas em resina identificando as principais razões destas falhas e as influências e/ou interferências que podem ter em termos de longevidade. Metodologia: Pesquisa bibliográfica efetuada nas bases de dados eletrónicas PubMed, b-On, Science Direct e Google Academic. Foram utilizados só estudos primários relativos a utilização de facetas diretas em compósito no setor anterior com follow-up mínimo de seis meses. Os estudos focados no setor posterior, em animais ou estudos secundários não foram tomados em consideração. Os estudos foram selecionados seguindo os critérios PRISMA. Resultados: Os resultados indicaram que as taxas de sucesso são definidas satisfatórias pelos autores dos artigos analisados, revelando que as fraturas, descolamento, degradação da cor ao longo do tempo, adesão inadequada ao dente e ocorrência de cáries secundárias foram entre as principais causas de insucesso nestes tipos de facetas e levam a consequências diretas em termos de longevidade e outcome clínico. Conclusão: A evidencia dos estudos sugere que a seleção adequada de materiais, técnicas de adesão, manutenção adequada das restaurações pelos pacientes e a experiência dos profissionais são fatores críticos para alcançar uma longevidade e um outcome clínico satisfatórios das facetas diretas em resina composta.
- Relação entre a presença de cárie dentária e a taxa de sobrevivência de prótese fixa dentosuportada: revisão narrativaPublication . Sarais, Francesca; Falcão, CarlosA existência de complicações em restaurações indiretas dentossuportadas constituem um desafio diário para o médico dentista. O êxito deste tipo de tratamento relaciona-se com a capacidade técnica do clínico e do técnico de laboratório, assim como com uma série de fatores relativos ao paciente e a uma correta manutenção ao longo do tempo de vida deste tipo de prótese. Uma das complicações biológicas mais frequentes é a presença de cárie dentária nos dentes pilares. Este fator pode levar à perda total ou fracasso do tratamento, ainda que a estrutura da reabilitação se mantenha íntegra. O objetivo desta revisão narrativa é avaliar a incidência de cárie secundária em prótese fixa dentossuportada, e quais os fatores que podem influenciar este tipo de complicação biológica.
- Capacidade de selamento e infiltração microbiana de cimentos endodônticos: MTA versus resina epóxi – uma revisão narrativaPublication . Sarais, Ester; Martins, AlexandraCimentos seladores são usados para preencher tridimensionalmente o sistema de canais radiculares, sendo, portanto, essencial que estes materiais tenham uma excelente capacidade de selamento e resistência à infiltração bacteriana. Entre os estudos na literatura, existem discrepâncias relativamente aos resultados sobre a capacidade de selamento e infiltração dos diferentes cimentos. Uma vez que os cimentos à base de silicato epóxi e tricálcio são diferentes na sua composição e propriedades biológicas, decidiu-se fazer a seguinte pergunta de investigação: qual destes dois cimentos endodônticos tem a melhor capacidade de selamento, utilizando modelos in vitro de infiltração bacteriana? Foi realizada uma pesquisa através Pubmed, Scopus e Web of Science relacionada com a pergunta de investigação da qual resultaram 9 artigos. A maioria dos resultados das avaliações, destes estudos, mostrou uma maior resistência à microinfiltração para os cimentos à base de resina epóxi.
