Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Fibromialgia: um estudo qualitativo sobre experiências de vidas pautadas pela dorPublication . Monteiro, Inês da Conceição; Teixeira, ZéliaPara muitos definida por dor, para outros tantos definida por incapacitante. A Fibromialgia é caracterizada como a doença crónica de dor generalizada com maior prevalência. Define-se por ser uma doença de dor crónica generalizada e persistente, acompanhada por fadiga, alterações no sono, queixas cognitivas e sintomatologia ansiosa e depressiva. Apresenta uma grande complexidade diagnóstica e de tratamento e ainda se reveste de algum preconceito e possível estigmatização no domínio clínico e médico. Desta forma, a presente investigação pretendeu dar voz às experiências de vida dos portadores de Fibromialgia, bem como compreender a forma como estes percebem e vivem a sua realidade em função da dor, a nível desenvolvimental e de relação com a doença. Para tal foi sustentada numa metodologia qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas junto de portadores de Fibromialgia, posteriormente analisadas recorrendo à Teoria Sustentada nos Dados. Os resultados espelhados nos discursos das participantes confirmam a existência de experiências pessoais centralmente (des)organizadas pela dor, sendo que dão nota de um processo sinuoso até à chegada ao diagnóstico, uma vez que nos casos recolhidos foi devolvido pelos clínicos com reduzida informação quanto às características da doença e quanto aos processos disponíveis para adaptação às condições que a Fibromialgia impõe. As estratégias propostas para lidar com a dor são predominantemente farmacológicas e as alternativas de procura de recursos para enfrentamento da doença são de iniciativa das participantes. Ressalta ainda a inexistência de um espaço para o acompanhamento psicológico individualmente ou integrado numa equipa multidisciplinar, o que remete para a necessidade de valorizar as competências dos profissionais da Psicologia cumprindo as linhas de orientação para um acompanhamento integrado dos pacientes com Fibromialgia.
- Uso dos canabinóides no tratamento da dor orofacial: revisão sistemáticaPublication . Dinis, Inês Beatriz Rodrigues; Barbosa, CláudiaObjetivo: Dor orofacial define-se como dor e disfunção que afeta a transmissão motora e/ou sensorial do sistema trigeminal. As causas são multifatoriais e os tratamentos multidisciplinares. Os canabinóides, compostos químicos encontrados na planta canábis, têm demonstrado interesse terapêutico pelo efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, antioxidante, antiemético e antiespasmódico. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar quais os canabinóides que têm potencial terapêutico benéfico no tratamento e prevenção da dor orofacial. Métodos: Três observadores, realizaram uma revisão sistemática, de estudos clínicos de coorte, caso-controlo e experimentais, que abordaram o uso dos canábinóides no tratamento da dor orofacial, em adultos. As bases de dados utilizadas foram: Medline, EBSCO, Web of Science, LILACS, Gale in Context: Science, Scopus, Science Citation Index Expanded e Suplemental Index e as palavras-chave “orofacial pain” e “cannab*” nas suas diferentes designações Medical Subject Headings combinadas com diferentes operadores boleanos. Resultados: Da pesquisa direta resultaram 161 artigos e foram obtidos 51 artigos por referências cruzadas, o que resultou em 212 artigos para leitura do resumo e 10 artigos foram selecionados para leitura integral. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, com a concordância excelente dos três observadores, foram aceites 6 artigos para inclusão. Conclusões: Canabinóides mostraram ser eficazes no tratamento de alguns tipos de dores orofaciais, como a neuropática e a dor músculo-esquelética. Na dor aguda de origem dentoalveolar os canabinóides não demonstraram potencial terapêutico. Mais estudos serão necessários para sistematizar a utilização dos canabinóides na área da dor orofacial, nomeadamente, na dor neuropática e músculo-esquelética.
- Cefaleia atribuída à disfunção temporomandibular: a propósito de um caso clínicoPublication . Aberi, Veronica; Barbosa, CláudiaA cefaleia atribuída a disfunção temporomandibular (CA-DTM) mais do que uma manifestação de DTM, é considerada a própria DTM, em que o movimento da mandíbula ou a pressão aplicada a ATM e/ou a musculatura circundante exacerba a cefaleia. É frequente na região temporal, área pré-auricular da face e/ou do músculo masseter, e de etiologia multifatorial. Os principais tratamentos para a CA-DTM são a utilização de goteira oclusal, tratamento cognitivo-comportamental e diferentes formas de terapia física. O objetivo deste trabalho é apresentar a reabilitação músculo-esquelética de um paciente com CA-DTM, seguido na Clínica Pedagógica de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, aprofundando a etiofisiopatologia desta condição para um correto diagnóstico, os possíveis planos de tratamentos e fundamentado isso, numa revisão da literatura. Neste paciente, a conjugação de terapia comportamental, sessões de transcutaneous electrical nerve stimulation e utilização de goteira oclusal mostrou ser eficaz, a curto prazo, no controlo da CA-DTM.
- Flare-up recorrente no tratamento endodôntico não cirúrgico: revisão narrativaPublication . Alves, Bruna Ferreira; Martins, Luís FrançaO Flare-up constitui uma dor pós-operatória e/ou edema que se inicia 12 a 48 horas após tratamento endodôntico não cirúrgico, levando o paciente a uma consulta não programada. Os objetivos desta revisão narrativa de literatura são determinar os fatores etiológicos do Flare- up, identificar as causas mecânicas, químicas e microbiológicas assim como os fatores predisponentes de Flare-up, de forma a prevenir a ocorrência deste fenómeno. A metodologia deste estudo constituiu numa pesquisa bibliográfica em diversos motores de busca científicos no período de dezembro de 2022 a agosto de 2023. Os achados bibliográficos são contraditórios. Após uma intensa análise, poucos são aos artigos que abordam a temática “Prevenção” uma vez que não se conseguem controlar todas as variáveis. Todavia, obtiveram-se dados de amostras nos quais se comprova a eficácia de certas intervenções na redução da incidência do fenómeno em estudo.