Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-26"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Importância dos materiais restauradores na identificação humana após exposição a altas temperaturas: revisão sistemáticaPublication . Rybinski, Alma Claire Allegra; Guimarães, Maria InêsObjetivo: Responder à seguinte questão de investigação: qual é o impacto das diferentes faixas de temperatura nas peças dentárias e em materiais restauradores tais como amálgama, resina composta, ionómero de vidro e coroas metalocerâmicas? Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa da literatura publicada entre 2004 e 2022 em bases de dados eletrónicas: PubMed, B-ON e ScienceDirect. A pesquisa foi sujeita a critérios de inclusão e exclusão devidamente identificados e os estudos foram selecionados seguindo os critérios do diagrama Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A avaliação da qualidade metodológica dos artigos foi realizada de acordo com a ferramenta de Quality Assessment Tool For In Vitro Studies (QUIN) para os estudos in vitro. Resultados: Dos 46 639 artigos potencialmente elegíveis, foram incluídos 8 estudos in vitro após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estipulados. Os estudos indicam que os materiais restauradores têm a capacidade de resistir a elevadas temperaturas e exibem padrões de alterações macroscópicas e microscópicas específicas a cada faixa de temperatura. Conclusão: A evidência dos estudos in vitro sugere que as restaurações com amálgama, as com coroas cerâmicas/metalocerâmicas e os tratamentos endodônticos apresentam menos alterações, quer nas suas composições químicas, quer ao nível macroscópico ou microscópico em comparação com outros materiais restauradores comuns, como por exemplo o compósito. Estes fornecem uma fonte de evidência forense após exposição a temperaturas até 1000°C, que podem ser usadas como meio de comparação e identificação positiva de vítimas sujeitas a altas temperaturas.
- Estudo comparativo dos modelos de reembolso para financiamento da saúde oral em Portugal e em FrançaPublication . Serrão, Hugo Alberto Pereira; Bulhosa, José FriasIntrodução: Em Portugal, quatro em cada cinco pessoas (80%) afirmavam não ter as suas necessidades de saúde oral satisfeitas, já em França, apenas 2,7% da população reportava ter necessidades de saúde oral não satisfeitas. A comparação do acesso e amplitude de cobertura dos diferentes sistemas de saúde oral na União Europeia é uma forma de poder corrigir desigualdades entre cidadãos europeus. Objetivo: Comparar os mecanismos de comparticipação e reembolsos dos processos de financiamento público para acesso à saúde oral do Sistema Nacional de Saúde Português e do Sistema Nacional de Saúde Francês. Metodologia: Estudo de scoping com base em pesquisa bibliográfica, realizada entre março e maio de 2023, de artigos publicados nas bases de dados Pubmed, SciELO, B-On e plataformas oficiais de normas, estatística e legislação de Portugal e França, com base nas palavras-chave 'dental care', 'coverage', 'access', 'reimbursement', 'Portugal' e 'France' nas combinações adequadas aos objetivos do estudo. Conclusão: Em Portugal, os cuidados de saúde oral são maioritariamente fornecidos por clínicas privadas, mesmo que alguns financiados através do designado “Cheque Dentista”; sendo ainda limitado o acesso universal no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. O financiamento é operacionalizado pelo orçamento de estado e é limitado na cobertura e na estabilidade dos valores de financiamento, apenas alguns utentes têm acesso a serviços gratuitos através do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral. Em França, os cuidados de saúde oral são em parte financiados pelo Serviço de Saúde Francês e pelo seguro de saúde complementar adquirido voluntariamente, garantindo o acesso a uma maior percentagem da população. São necessárias mais medidas para melhorar o acesso e a cobertura em cuidados de saúde oral à população portuguesa, para permitir uma resposta mais igualitária entre estes dois países europeus.
- Complexidades na reabilitação de dentes com desgaste erosivo: revisão narrativaPublication . De Nisio, Mario; Silva, LígiaObjetivo: Abordar a temática do desafio associado à reabilitação de casos com desgaste dentário erosivo e avaliar a eficácia de diferentes tipos de pré-tratamento e de distintas estratégias adesivas, visando a melhoria da resistência de união ao substrato dentinário erodido. Metodologia: Pesquisa bibliográfica efetuada nas bases de dados eletrónicas PubMed, BASE e Cochrane library. A pesquisa foi sujeita a critérios de inclusão e exclusão. Dos 534 artigos encontrados, foram selecionados 49. Posteriormente, por meio de critérios de eleição mais restritivos, 18 estudos foram elegidos para a realização de uma análise qualitativa da literatura. Conclusão: A utilização de pré-tratamentos é uma estratégia viável na promoção de uma melhoria na adesão ao substrato dentinário erodido. Distintamente ao que se verifica no esmalte, na dentina não há evidências concretas que suportem que a estratégia de aplicação dos sistemas adesivos se relacione com a melhoria da qualidade e longevidade da adesão.
- Apneia obstrutiva do sono: qual a perspetiva do médico dentista – revisão narrativaPublication . Orsel, Juliette Florence; Lameiro, JoanaA síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma doença crónica em que a respiração pára durante o sono. Esta perturbação leva a complicações de saúde, como sonolência diurna, diminuição cognitiva, aumento do risco de hipertensão arterial e até morte. É potencialmente grave e afeta milhões de pessoas. Apesar da existência de métodos de diagnóstico cada vez melhores, continua a haver pessoas não diagnosticadas, podendo o médico dentista dar um contributo significativo na deteção deste distúrbio. Esta revisão narrativa pretende mostrar qual é a perspetiva do médico dentista no controlo desta patologia e qual pode ser a sua participação numa colaboração multidisciplinar. Com a elaboração deste trabalho concluiu-se que o médico dentista tem um papel primordial no diagnóstico por conhecer e ter acesso às principais desordens desse distúrbio. Adicionalmente, através de aparelhos intra-orais ou cirurgias ortognáticas, pode dar um contributo importante em tratamentos multidisciplinares com outros profissionais de saúde.
- Mecanismos de degradação das esponjas hemostáticas em cirurgia oral: revisão sistemáticaPublication . Catarino, Maria Pinto de Figueiredo; Castro, Filipe; Pereira, JorgeObjetivo: Identificar os métodos utilizados nos estudos da degradação dos materiais de colagénio ou gelatina e as possíveis falhas associadas. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados eletrónicas PubMed, B-On e Cochrane Library. A identificação e exclusão da evidência seguiu os critérios PRISMA, tendo sido estipulados fatores de inclusão e de exclusão específicos. A avaliação metodológica dos estudos foi realizada através da Escala de QUIN. Resultados: Dos 11926 estudos identificados, 9 foram incluídos. Identificaram-se como limitações as concentrações e tipos de colagenase utilizados e os períodos de avaliação da degradação escolhidos. Evidenciou-se ainda a falta de uniformidade nos protocolos empregados, que variaram entre cada estudo. Conclusão: Futuramente, os estudos in-vitro da biodegradação enzimática dos biomateriais de colagénio e gelatina devem usar uma concentração de 0,02 U de colagenase (MMP-8)/mL de saliva humana a 37 ºC e realizar momentos de avaliação a cada 24 h, de forma a produzir resultados mais fidedignos que possam ser traduzidos para conclusões clínicas.
- Impacto das lupas de magnificação nas linhas de terminação dos preparos para prótese fixaPublication . Lobão, Catarina Nóbrega; Ribeiro, Paulo Soares; Carvalho, AlexandrineObjetivo: O objetivo deste estudo foi determinar qual o impacto das lupas de magnificação na qualidade das linhas de terminação durante a realização dos preparos para prótese fixa. Métodos: Foram utilizados 64 dentes naturais, divididos de forma equitativa, em 2 Grupos (O e L), consoante foram preparados a olho nú ou com lupas de magnificação 2,5x. Foram definidos 3 critérios de avaliação (Continuidade, Rugosidade e Espessura) que visaram determinar, com objetividade, a qualidade da linha de terminação dos preparos dentários para prótese fixa. Esta avaliação foi feita recorrendo a um microscópio odontológico de ampliação 10x. A concordância inter e intrainvestigador foi também avaliada. Resultados: Não existiram diferenças significativas entre o Grupo O e L em nenhum dos parâmetros avaliados. Na Espessura, o Grupo O apresenta uma mediana (AIQ) de 600 μm (500; 800μm) e o Grupo L de 600 μm (400; 800 μm). O Grupo L mostrou-se Contínuo em 64,8% dos casos, Pouco Contínuo em 26,1% e Não Contínuo em 9,1% das avaliações, tendo assim uma ligeira vantagem em relação ao Grupo O, cujos valores eram 58,0%, 35,2% e 6,8% respetivamente. O Grupo L apresentou-se Polido em 71,0% dos casos e Rugoso em 29,0% dos casos, contra 69,3% e 30,7% do Grupo O pela mesma ordem. Conclusões: As lupas de magnificação 2,5x demonstraram um curto impacto positivo na melhoria da qualidade dos preparos dentários para prótese fixa, no entanto, como os resultados não são Estatisticamente significativos para a amostra, está impossibilitada a sua extrapolação para a população.
- Biodentine™ versus MTA: comparação da performance clínica na regeneração de dentes permanentes – revisão sistemáticaPublication . Amsellem, Julie Judith; Silva, LígiaObjetivo: Comparar o desempenho clínico do Biodentine™ e do MTA na regeneração pulpar de dentes permanentes, com ápices fechados, após exposição pulpar. Metodologia: Pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrónicas PubMed, ScienceDirect e ResearchGate. A pesquisa foi submetida a critérios de inclusão e exclusão e os estudos foram selecionados de acordo com critérios PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A qualidade metodológica dos artigos foi avaliada utilizando a checklist CONSORT (Consolidated Standards Of Reporting Trials) para ensaios clínicos randomizados. Resultados: Dos 126 artigos identificados foram selecionados 11 estudos. Os resultados mostraram não existir diferença entre os dois materiais na sua capacidade de regenerar a polpa e mantê-la vital. No entanto, o Biodentine™ mostrou menor propensão para descoloração coronária, enquanto que o MTA apresentou maior capacidade para formação de pontes dentinárias. Conclusão: O Biodentine™ e o MTA são materiais adequados para recobrimento pulpar direto, com vantagens e desvantagens associadas, cabendo ao Médico Dentista optar de acordo com a situação clínica. Estudos adicionais mostram-se necessários para confirmar os resultados desta revisão sistemática.
- Genome editing technology and regenerative dentistry: a narrative reviewPublication . Silva, Andria da; Cardoso, Inês LopesThe revolutionary prospects of regenerative dentistry and CRISPR genome editing in reshaping oral healthcare practices is such an exciting potential to discover. With a focus on addressing the challenges posed by poor oral hygiene and conventional tooth replacement methods, the research delves into the potential of regenerative dentistry through tissue engineering. Applications of this novel technique are investigated using a few examples from the world of dentistry. In addition, the revolutionary potential of CRISPR gene editing technology in dentistry will be introduced. Through a comprehensive discussion, the implications, challenges, and ethical considerations surrounding the implementation of these cutting-edge technologies are explored. The results highlight the enormous promise of CRISPR technology and regenerative dentistry while highlighting the need for more study and pragmatic issues.
- O efeito da amoxicilina e do metronidazol no tratamento periodontal não cirúrgico: revisão integrativa de literaturaPublication . Goual, Laura; Falcão, ArturIntrodução | A periodontite é uma inflamação crónica que afeta os tecidos de suporte dos dentes, nomeadamente a gengiva, o ligamento periodontal e osso alveolar. A principal causa da periodontite é a placa bacteriana. O tratamento da periodontite pode ser dividido em duas grandes categorias: tratamento não cirúrgico e tratamento cirúrgico. O tratamento não cirúrgico envolve intervenções como a raspagem e alisamento radicular e pode ser combinado com o uso de antibióticos. O tratamento cirúrgico pode ser necessário para casos mais avançados, severos ou complexos de periodontite, que não respondam satisfatoriamente ao tratamento não cirúrgico. Objetivo | A presente revisão de literatura tem como propósito esclarecer a eficácia da associação amoxicilina/metronidazol no tratamento não-cirúrgico da periodontite. Metodologia | Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed e B-On, de acordo com a estratégia PRISMA. Resultados | A utilização da antibioterapia (na modalidade associação de antibióticos) associada ao tratamento periodontal não cirúrgico tem vindo a ser estudada aprofundadamente nas últimas décadas: os resultados são contraditórios e assiste-se a enorme diversidade de antibióticos analisados em conjunto com diferentes protocolos de tratamento periodontal não cirúrgico o que mais ainda contribui para a variabilidade dos resultados obtidos. Conclusão | O uso de Amoxicilina/Metronidazol tem resultados clínicos positivos para o tratamento da periodontite.