Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vivências emocionais das figuras parentais face ao diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_37270.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo pretende compreender as vivências emocionais das figuras parentais face ao diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Participaram neste estudo 65 pais com idades compreendidas entre os 33 e 84 anos de idade (M = 2,3; DP = 0,87), entre eles, 52 são do sexo feminino e 13 do sexo masculino. A metodologia adotada pode ser enquadrada como descritiva, com uma abordagem quantitativa. O desenvolvimento do estudo empírico implicou a conceção de um questionário intitulado “Questionário sobre as Vivências Emocionais das Figuras Parentais face ao Diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento Intelectual” (Oliveira & Costa, S/D). Os resultados demonstraram que a maioria dos pais reconhece previamente a anomalia do filho e que o diagnóstico é realizado precocemente, sendo que o mesmo provoca preocupação, susto e ansiedade, acompanhados por sentimentos de profunda tristeza e frustração. A receção do diagnóstico por parte família alargada foi encarada de forma razoável ou com alguma dificuldade. A rotina familiar sofreu alterações após o diagnóstico, verificando-se um aumento dos encargos financeiros e do tempo dedicado às terapias. Os pais demonstram algum descontentamento face aos apoios económicos. As principais preocupações resumem-se a ajudar os filhos a desenvolver as competências necessárias e a dar resposta às suas necessidades, sendo que, futuramente, perante a sua ausência, as suas apreensões passam pela presença de uma figura vinculativa que cuide do filho e, se o mesmo vai estar adaptado. Por fim, os resultados revelaram que é na área de especialidade de Psicologia que mais jovens são acompanhados.
The present study aims to understand the emotional experiences of parental figures facing the diagnosis of Intellectual Development Disorder. A total of 65 parents aged between 33 and 84 years old (M = 2.3; SD = 0.87) participated in this study, including 52 females and 13 males. The adopted methodology can be classified as descriptive, with a quantitative approach. The development of this empirical study involved the design of a questionnaire entitled “Questionnaire on the Emotional Experiences of Parental Figures due the Diagnosis of Intellectual Development Disorder” (Oliveira & Costa, S/D). The results showed that most parents previously recognize their child’s anomaly and that the diagnosis is made early, which causes concern, fright, and anxiety, accompanied by feelings of deep sadness and frustration. The reception of the diagnosis by the extended family was seen reasonably or with some difficulty. The family routine changed after the diagnosis, with an increase in the financial burden and time dedicated to therapies. The parents showed some dissatisfaction regarding the economic support. The main concerns sum up to helping the children to develop the necessary skills and to respond to their needs, and, in the future, due to their absence, their apprehensions involve the presence of a binding figure who takes care of the child and, if they will be adapted. Finally, the results revealed that most young people are followed up in the speciality area of Psychology.

Description

Keywords

Vivências emocionais Impacto do diagnóstico Perturbação do desenvolvimento intelectual Emotional experiences Impact of diagnosis Intellectual development disorder

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License