Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Adesivos universais: avaliação da relação entre resistência de união e estratégias de aplicação – revisão sistemáticaPublication . Triani, Federico; Silva, LígiaObjetivo: Avaliar a resistência de união dos adesivos universais, aplicados pela técnica restauradora direta, aos substratos dentários. Metodologia: Pesquisa bibliográfica efetuada nas bases de dados eletrónicas PubMed, ScienceDirect e ResearchGate. A pesquisa foi sujeita a critérios de inclusão e exclusão e os estudos foram selecionados seguindo os critérios PRISMA. A avaliação da qualidade metodológica dos artigos foi realizada de acordo com a escala de Onofre et al. (2014) modificada. Resultados: Dos 196 artigos identificados foram selecionados 13 estudos. A resistência de união dos adesivos universais no esmalte apresenta melhores resultados com a abordagem Etchand-Rinse, enquanto que na dentina a estratégia de aplicação não afeta significativamente a resistência de união. Conclusão: A evidencia dos estudos in vitro sugere que o condicionamento seletivo do esmalte previamente à aplicação do adesivo universal é aconselhável para otimizar a adesão neste tecido. A aplicação pela estratégia Self-Etch é o método de eleição para a dentina.
- Avaliação da biocompatibilidade dos cimentos endodônticos biocerâmicos comparativamente com os cimentos resinosos: revisão narrativaPublication . Caruana, Federico; Vasconcelos, NatáliaO sucesso de um tratamento endodôntico depende da limpeza e desinfeção dos canais radiculares, sendo por isso essencial uma obturação perfeita para prevenir recontaminação bacteriana. Este trabalho tem por objectivo fazer uma revisão narrativa bibliografica das propriedades físico-químicas e biológicas dos cimentos biocerâmicos em comparação com os cimentos resinosos. Foi realizada uma pesquisa nos motores de busca Pubmed e Google Académico utilizando como palavras chave: “Bioceramic sealer”, “Calcium silicate sealer”, “Endodontic”, “Resinbased sealer”, “Biocompatibility”. A maioria dos estudos revela que os cimentos bioceramicos são bioativos e com boa capacidade obturadora e reparadora, comparáveis aos cimentos resinosos. Por isso, os bioceramicos são hoje em dia uma boa alternativa aos cimentosobturadores tradicionais.
- Comparação da performance clínica de restaurações diretas e indiretas: revisão sistemáticaPublication . Giammarinaro, Luca; Silva, LígiaObjetivo: Avaliar a performance clínica de restaurações diretas e indiretas, em dentes posteriores, realizadas em resina composta. Metodologia: Pesquisa bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados eletrónicas PubMed e ScienceDirect. A identificação e exclusão da evidência seguiu os critérios PRISMA, tendo sido estipulados fatores de inclusão e de exclusão específicos para a seleção dos artigos. A avaliação metodológica dos estudos foi realizada através da Critical Appraisal Skills Program (CASP) checklist. Resultados: Dos 234 estudos identificados, 10 foram incluídos. Os estudos sugerem que os dois tipos de restauração apresentam um desempenho clínico similar, independentemente do tipo de dente e do período de seguimento. Conclusão: Não há evidência de diferenças estatísticas significativas em termos de performance clínica entre as restaurações de tipo direto e indireto. As restaurações diretas são a escolha de eleição em muitas situações clínicas, em detrimento das restaurações indiretas.
- Concentrados autólogos de plaquetas em defeitos infra ósseos: terapêutica principal ou terapêutica coadjuvante? – Revisão narrativaPublication . Al Suwaidi, Karim; Martins, Tiago JoséOs biomateriais que visam regenerar os tecidos de suporte dentário são ferramentas fundamentais por um tratamento conservador. Os concentrados autólogos de plaquetas fazem parte dos biomateriais autólogos derivados do sangue do próprio pacientes, os seus potenciais de cicatrização derivam dos inúmeros fatores de crescimento secretados pelas plaquetas. As mais recentes revisões sistemáticas lançaram luz sobre a validade destes biomateriais fisiológicos, os quais mostraram resultados encorajadores quando utilizados como material regenerativo nos defeitos infra ósseos causado pela periodontite, contudo, segundo a literatura pesquisada, não alcançam os mesmos resultados quando adicionados a outros materiais e técnicas regenerativas. Desta forma, torna-se necessário mais estudos que visem a determinar um protocolo comum e quais os casos clínicos em que podem ser utilizados. Com esta revisão narrativa pretende-se descrever as características dos concentrados autólogos de plaquetas e comparar a sua eficácia no tratamento principal ou coadjuvante dos defeitos infra ósseos causado pela periodontite, dando ênfase aos desfechos trazidos pela adição deles aos tratamentos gold standard.
