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- O conflito interno vivido pela família a partir da notícia da deficiênciaPublication . Finkelstein, Paula Soutello Araujo; Cunha, PedroO presente estudo teve por finalidade aprofundar a compreensão do conflito emocional vivido pelo pai, mãe ou representantes a partir da notícia da Síndrome de Down de um filho. Todos os pais e mães vivem um processo de elaboração e adaptação com a chegada de um filho. Diante da notícia da deficiência, acontece uma ruptura abrupta nesse processo levando a um conflito emocional. Na reorganização, interna e externa, para conviver com a nova realidade e seus desafios, a família precisará de apoio. O objetivo geral foi analisar e aprofundar a compreensão desse conflito interno. A pergunta da partida foi: Como pode impactar emocionalmente a notícia da deficiência de um filho em seus familiares? Os objetivos específicos investigaram como a notícia da deficiência afeta a vida familiar e o impacto da deficiência na construção dos vínculos primários. O método utilizado foi qualitativo, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada e em profundidade e o instrumento utilizado para a recolha dos dados foi um guião de entrevista concebido especificamente para a presente investigação. Responderam à entrevista 7 pessoas, 6 mães e um pai, de crianças com Síndrome de Down de até 12 anos, residentes no Brasil. O tratamento dos dados utilizados foi a análise de conteúdo e a interpretação e discussão dos resultados realizada com base nas teorias pesquisadas sobre o fenômeno em estudo. Os resultados apontaram que a forma como a notícia é dada interfere no conflito vivido pelos pais e consequentemente na construção da vinculação primária. O estudo constatou ainda que os profissionais de saúde que transmitem a notícia não têm o conhecimento aprofundado da complexidade da mesma e transmitem a informação enfatizando uma conotação negativa e/ou emocionalmente distante. Costumam adotar uma postura apoiada num modelo ultrapassado para deficiência, o Modelo Biomédico, impregnado de preconceitos, nomeado de capacitismo. Verificou-se também que a gestão construtiva do conflito contribui para uma nova elaboração da notícia e para uma melhor adaptação à nova realidade e que o apoio à família favorece a construção da vinculação primária.
- A capacidade produtiva em uma empresa de software de serviços jurídicos: estudo de caso TWT INFOPublication . Freire, Ana Luiza Damasio; Costa, VascoEsta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa de software de serviços jurídicos, com objetivo de ser mensurada a capacidade produtiva da equipa de implantação da empresa, de acordo com os modelos encontrados na literatura, e, de se entender a utilização desta informação para gestão estratégica da empresa. Após a observação do processo produtivo de um funcionário para realização do estudo de tempos e encontro do tempo padrão, os números foram ajustados ao tempo trabalhado pelos funcionários para adaptação dos modelos. Identificou-se que o cálculo da capacidade produtiva pelo modelo da capacidade realizada é o que mais se assemelha à realidade de produção desta equipa e o resultado foi confrontado com a produção real da equipa no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Concluiu-se que a capacidade produtiva é um importante indicador não apenas para o orçamento da empresa, mas também para decisões de realocação e definição de atribuição de novos trabalhos quando possível e, ainda, para o apoio na definição de contratação de pessoal.
- Contravenções disciplinares na Escola Naval: a Marinha do Brasil pela ótica da criminologiaPublication . Ferreira, Bruna Azevedo de Souza; Freitas, Pedro; Maia, ManuelaNesta dissertação são apresentadas, primeiro, as normas que regem as Forças Armadas do Brasil, em especial a Marinha, que teve militares estudados na pesquisa. A Constituição da República, a lei penal militar, a lei das contravenções disciplinares, o funcionamento calcado em disciplina e hierarquia, os postos e graduações são explicados de maneira sucinta e coesa para contextualização do trabalho. Em seguida, apresentam-se as teorias que orientaram a pesquisa, permeadas por considerações acerca da sua adequação e contribuição para o estudo. Finalmente são expostas e discutidas as entrevistas realizadas com os vinte militares que já foram punidos por contravenções disciplinares em uma das mais proeminentes organizações da Marinha, a Escola Naval, e que permanecem servindo naquele quartel. Os inquiridos discorreram sobre as infrações pelas quais foram condenados e as penalidades que cumpriram, sua visão acerca do ocorrido e de seus superiores; o conflito percebido entre oficiais e praças; seu histórico familiar e social, sua opinião quanto ao papel e à posição ocupada pelas mulheres naquela Força Armada, entre outras questões atuais e relevantes do ponto de vista criminológico. Trata-se de uma oportunidade ímpar de conhecer e estudar mais a fundo a realidade infracional-disciplinar de um grande quartel militar, visando a entender e, possivelmente, combater futuras ocorrências similares.