Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-19"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do uso de tratamento psiquiátrico como forma de justiça terapêutica em uma determinada unidade federativa do sul do BrasilPublication . Martins, Daniel Luís Pires; Martins, José SoaresO modelo de Justiça Terapêutica é um paradigma contraposto ao modelo da Justiça Punitivo-Retributiva, pois justamente aquela contempla o fato de que não basta meramente atribuir uma sanção punitiva ao apenado e, na verdade, aplicar a lei de forma terapêutica para que o criminoso seja melhor reintegrado ao meio social e como forma de prevenção de reincidência criminal, a preservar os direitos de reparação da vítima; em conjunto, há o entendimento que o uso de medida de segurança justamente vem da necessidade de justificar o tratamento compulsório de apenados que estavam mentalmente insanos ou com desenvolvimento mental incompleto ou retardado no momento em que cometeram um ato criminal, ou seja, a medida de segurança seria uma forma de aplicar a Justiça Terapêutica. Com isso, a proposta deste trabalho é de fazer um análise epidemiológica de decisões jurisprudenciais (ou seja feitas em Tribunais de Segunda Instância) para avaliar a aplicação da Justiça Terapêutica através de medidas de segurança no Estado do Rio Grande do Sul.
- Determinação da dimensão vertical de oclusão em prótese total: o estado da arte – revisão bibliográficaPublication . Vieira, Abel Hugo Fernandes; Soares, TâniaCom o envelhecimento da população, é cada vez maior o recurso a prótese dentária total. Para a execução de uma prótese adequada, é necessário um registo intermaxilar preciso, para maximizar resultados estéticos e funcionais. Existem diferentes métodos para medição da dimensão vertical no registo intermaxilar. Com este trabalho pretende-se avaliar a adequabilidade dos diferentes métodos disponíveis para avaliação da dimensão vertical de oclusão, de repouso e espaço livre funcional. Apesar dos métodos baseados em medições crânio-faciais ou em cefalogramas serem amplamente utilizados, não existe um método que apresente vantagens claras sobre os restantes. No contexto da prótese total, a determinação da dimensão vertical mais adequada deverá ser obtida pela conjugação de vários métodos. O desenvolvimento tecnológico permite atualmente utilizar métodos computorizados como auxílio à determinação das relações intermaxilares, por forma a minimizar o tempo de execução e os possíveis erros associados à medição.
- Vital pulp therapy: an attempt to a minimally invasive endodontics – a reviewPublication . Kato, Gabriel Fukunaga; Teles, Ana MouraA Terapia Pupar Vital compreende uma série de procedimentos que pretendem manter o tecido pupar vital e controlar a progressão da doença periapical após o avanço da cárie para a zona da câmara pulpar. O objetivo do presente estudo foi avaliar as evidências científicas da Terapia Pupar Vital em pacientes adultos com pulpite irreversível em dentes molares. A pesquisa estruturada resultou em 538 resumos, dos quais 33 estudos foram selecionados para leitura de texto completo, sendo que 3 estudos forma eleitos para discussão. Após um correto diagnóstico, sob o uso de isolamento absoluto, de desinfeção da superfície dentária e controlo da hemostasia com solução de hipoclorito de sódio, a pulpotomia seguida de aplicação direta de Agregado Trioxido Mineral ou de Biodentine™ são procedimentos alternativos ao tratamento de dentes molares permanentes com pulpite irreversível, com elevada probabilidade de sucesso, para além da enorme vantagem de manutenção da polpa radicular.
- Abordagem clínica das manchas brancas do esmalte: revisão narrativaPublication . Guerassimenko, Rébecca Tiffany Lugdivine; Teixeira, LilianaAs anomalias do esmalte são causadas por uma variedade de factores que interagem, desde defeitos genéticos a agressões com origem ambiental. Os defeitos de desenvolvimento do esmalte podem-se apresentar como hipoplasia, hipomineralização ou hipomaturação da sua estrutura. Clinicamente, surgem alterações de cor/opacidade com o aparecimento de manchas brancas, associadas ou não a problemas como a sensibilidade dentária ou a suscetibilidade a cáries, desgaste e erosão. A abordagem das anomalias do desenvolvimento do esmalte implica o diagnóstico diferencial o mais precoce possível, a melhoria estética e funcional preservando a dentição e prevenindo complicações. Dependendo da patologia em causa podem surgir apenas alterações estéticas (como no caso da Fluorose), ou também funcionais (como na Hipomineralização incisivo-molar). O objectivo deste trabalho foi efectuar uma revisão narrativa sobre a etiologia, o diagnóstico e a forma de abordagem a este tipo de anomalias de desenvolvimento. Para tal foi efectuada uma pesquisa nas principais bases de dados eletrónicas com critérios de inclusão temporários, linguísticos e temáticos. Apesar dos grandes avanços no conhecimento científico sobre as causas dos defeitos do esmalte, mais pesquisas são necessárias para inter-relacionar o papel da genética e dos factores ambientais. O diagnóstico clínico preciso, a abordagem que se quer minimamente invasiva, mas com uma gradual complexidade e o acompanhamento constante dos pacientes, são fundamentais no sucesso da terapêutica dos defeitos de esmalte.
- A banalidade do mal: uma análise da homossexualidadePublication . Schmidt, Natália Murad do Prado; Martins, José SoaresFoi criado uma estigmatização em torno dos homossexuais atribuindo uma condição depreciativa. Embora de acordo com diversos registros históricos, a homossexualidade sempre esteve presente na sociedade, não se sabe ao certo quando essa estigmatização começou. O padrão heteronormativo gera discriminação de homossexuais, reduz o indivíduo como algo que é moralmente defeituoso aos olhos dos outros e não está de acordo com o padrão social. O problema dessa estigmatização é o impulsionamento do heterossexismo ao falso direito ao preconceito, discriminação, violência, contra toda orientação sexual que não seja a heterossexual. Verificou-se que a violência oriunda do padrão heteronormativo, tem como influências: a religião que traz a ideia de pecado e que através das confissões obteve o controle social; o poder exercido pelo Estado que durante séculos recriminaram/recriminam a homossexualidade; os avanços da ciência que considerou por muitos anos a homossexualidade como uma patologia. Para analisar essa maldade do ser humano será apresentado as principais teses de filósofos consagrados como Foucault, e do psicanalista Freud. Também será abordado o contraponto de Hobbes e Rousseau em torno da questão do homem e sua maldade, demonstrando duas perspectivas filosóficas sendo a de Hobbes que determina a agressividade do homem, e a concepção rousseauniana que demonstras os fatores emocionais que interferem no desenvolvimento do indivíduo. Através de uma pesquisa qualitativa será demonstrado certos fenômenos comportamentais através da coleta de dados que expressam o grau de maldade da violência do ser humano. Maldade essa que foi amplamente debatida no Superior Tribunal Federal do Brasil ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão uma vez que o país possui um cenário caótico em desfavor das pessoas LGBT, entretanto, não há nenhuma lei que forneça proteção e criminalize a homofobia. E diante a banalidade do mal homofóbico foi realizado um paralelo entre a noção de Hannah Arendt de banalidade do mal com a violência praticada contra pessoas LGBT. A tese Banalidade do Mal de Hannah Arendt foi uma das principais teses utilizadas na criminalização da homofobia e LGBTfobia no Brasil, entretanto pretende demonstrar se o brasileiro é um indivíduo, comum, banal, como Eichmann, fruto de uma sociedade homofóbica que pratica inconscientemente a violência.
- Estudo de avaliação de burnout em assistentes de consultórios dentáriosPublication . Pinheiro, Paula Cristina Rodrigues; Bulhosa, José Frias; Silva, RaquelIntrodução: O Burnout é uma doença profissional de causa multifatorial, associada a profissões que executam tarefas complexas ou com contacto interpessoal direto e descrita através de três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Em Portugal não foram identificados estudos sobre a prevalência e impacto da síndrome de Burnout em assistentes dentários. Materiais e Métodos: Recurso a um questionário com questões associadas ao Maslach Burnout Inventory (MBI) e questões sociodemográficas aplicadas junto de assistentes de consultórios dentários a exercer atividade em Portugal. Foi realizada análise estatística quantitativa com recurso ao SPSSv.27 para avaliação de significância estatística entre variáveis em estudo. O nível de significância estabelecido foi de p=0,05. Resultados: Dos 908 inqueridos, a prevalência de burnout encontrado entre os participantes foi de 98,4 %, dos quais 72,1% apresenta um nível moderado e 26,3% um nível elevado de Burnout. 44,3% apresentam um nível elevado de “Exaustão”, 19,4% um nível elevado de “Despersonalização” e 40,4% um nível elevado de falta de “Realização Profissional”. Conclusão: Os impactos na profissão de assistentes dentários em Portugal são significativos à semelhança do que já se havia estudado noutras profissões de saúde. É indispensável o estabelecimento de estratégias preventivas para atenuar estes impactos e também prevenir que a síndrome se desenvolva ou agrave, visando o bem-estar geral dos assistentes de medicina dentária e minimizando risco para a segurança do paciente ou impactos negativos nas organizações ou clínicas dentárias.
- Tratamento clínico em dentes permanentes avulsionados: reimplante dentário - revisão narrativaPublication . Moreira, Pedro Daniel Machado; Martins, AlexandraAs diretrizes da International Association of Dental Traumatology (IADT) e manuais escolares em odontopediatria não recomendam a reimplantação em dentes decíduos, por isso a importância deste trabalho será focada em dentes permanentes. Este trabalho teve como objetivo discutir aspetos relacionadas com traumatismo e avulsão, disponibilizando informações no serviço de atendimento de urgências. A pesquisa bibliográfica foi efetuada na base de dados, Pubmed e Google académico tendo selecionado como critério temporal, artigos compreendidos entre 2001 e 2020 em Inglês e Português. Assim a investigação teve as seguintes palavras-chaves: dental reimplantation (reimplante dentário), traumatology (traumatologia), traumatic dentario (traumatologia dentário), tooth avulsion (avulsão dentário). As complicações associadas à reimplantação podem surgir e dependem de vários fatores como o estágio de desenvolvimento radicular, meio de armazenamento e transporte, tempo de permanência extra oral do dente avulsionado, tipo e tempo de duração das contenções. A reabsorção por substituição óssea (anquilose) é a principal causa de perda do dente reimplantado.
- The influence of official tourism Instagram accounts on tourist decisions: the case of New Zealand, Thailand, and SwitzerlandPublication . Valero Andújar, Helena; Torres, RuiSocial Media is an important part of our lives and it strongly influences, directly or indirectly, our purchasing decisions. Since Social Media platforms have had such a strong impact on potential consumers, brands and businesses have shifted to Social Media Marketing to engage with the client and to create a new friendly, exclusive and closer experience. The goal of this research is to examine how the growth of followers on tourism destination Instagram accounts might have a correlation with the increase of tourists to New Zealand, Thailand and Switzerland. In order to be able to conduct this investigation, official data and statistics have been studied to have a better understanding of this theory. The main conclusion suggests that there might be a reciprocity between Instagram, and the rise of tourist arrivals in New Zealand, Thailand and Switzerland.
- Prevenção da higiene oral em doentes psiquiátricos institucionalizados: revisão narrativaPublication . Aliotti, Jean-Baptiste; Bulhosa, José FriasIntrodução: As doenças psiquiátricas são uma crescente preocupação do século XXI. Os potenciais factores de risco para a saúde oral de pessoas com doenças mentais, o grave impacto na sua saúde geral e o obstáculo à sua socialização foram salientados pela comunidade científica ao longo do tempo. Objectivos: Avaliar o estado de saúde oral de pacientes psiquiátricos institucionalizados. Determinar que instrumentos de prevenção se mostram mais adaptados a esta população. Analisar as implicações dos prestadores de cuidados de saúde das instituições e as suas barreiras. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa com base em artigos publicados em revistas disponíveis em bibliotecas online, nos últimos 10 anos. Com a combinação de MeSH : saúde oral, saúde mental, hospitalizado, cuidados orais, prevenção. Conclusão: Os pacientes institucionalizados têm um estado de saúde oral inferior ao da população em geral e necessitam de métodos de prevenção personalizados. As instituições têm uma necessidade organizacional de conseguir a implementação do apoio às atividades promotoras se saúde oral dos seus utentes.