Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Irrigantes usados em endodontia e formas de potenciar o seu efeito: revisão narrativaPublication . Pinho, Ana Raquel da Silva; Matos, Miguel AlbuquerqueA irrigação no tratamento Endodôntico não cirúrgico tem sido amplamente estudada, constituído uma das fases mais importantes para o seu sucesso. A instrumentação mecânica dos canais radiculares visa permitir uma correta irrigação, para obtenção de uma desinfeção adequada do sistema de canais radiculares. Durante o processo de irrigação Endodôntica podem ser utilizados diversos compostos, sendo os mais frequentemente utilizados o hipoclorito de sódio, a clorohexidina, o ácido etilenodiamino tetraacético, o ácido cítrico e o etanol, com ajuste da sua seleção (de forma isolada ou em combinação) ao caso específico. A utilização das soluções de irrigação por método convencional não é suficiente para uma boa limpeza e desinfeção do sistema de canais radiculares. Os sistemas de ativação dos irrigantes permitem a otimização da sua desinfeção e limpeza, contribuindo para o sucesso do tratamento. Com este estudo pretende-se avaliar diferentes irrigantes e suas técnicas de ativação no tratamento Endodôntico.
- Regeneração periodontal através da técnica minimamente invasiva (MIST): revisão bibliográficaPublication . Brunet, Cécile; Castro, FilipeIntrodução: A Técnica Cirúrgica Minimamente Invasiva (MIST) enfatiza os aspectos da ferida e da estabilidade do coágulo sanguíneo e do fechamento primário da ferida para proteção do coágulo sanguíneo. Objetivo: Comparar neste levantamento bibliográfico da literatura, os resultados obtidos na utilização da técnica cirúrgica minimamente invasiva para a regeneração periodontal de defeitos intra-ósseos Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa eletrônica, através de bases de dados on-line, como a PubMed Central e a Biblioteca do Conhecimento On-line, nos últimos 5 anos. Resultados: Da pesquisa bibliográfica foram encontrados 1631 artigos dos quais, após avaliação dos mesmos, apenas 6 foram incluídos e analisados neste trabalho. Todos os estudos mostraram redução da profundidade de sondagem, ganho de inserção clinica e aumento da recessão, em todas as diferentes técnicas. Conclusão: Os estudos existentes demonstram bons resultados e relatam que utilização da MIST está encorajando no tratamento de defeitos intra-ósseos, mas serão necessários mais estudos científicos adicionais com uma amostra mais substancial assim como um período de acompanhamento mais longo.
- Desempenho clínico e longevidade dos materiais dentários aplicados na reabilitação de pacientes bruxómanos: revisão bibliográficaPublication . Moreira, Mónica Sofia Pinto; Silva, LígiaO desgaste dentário é uma condição de etiologia multifatorial, que leva à perda progressiva de estrutura dentária, sendo o bruxismo uma das causas mais frequentes. Na literatura são referidos, essencialmente, dois materiais restauradores visando a reabilitação de pacientes bruxómanos – as resinas compostas e as cerâmicas dentárias. Pretende-se com este trabalho de revisão abordar a temática complexa da reabilitação oral de pacientes com desgastes dentários provocados por bruxismo. Para isso, serão descritas as propriedades, vantagens e desvantagens, limitações e indicações clínicas dos materiais dentários, sendo ainda discutido o desempenho clínico e longevidade dos mesmos. Foi executada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed/Medline e B-On. O papel do Médico Dentista é imprescindível para tentar travar a progressão do desgaste e reabilitar a estrutura perdida, mas mostram-se necessários mais estudos que visem avaliar o comportamento clínico dos diversos materiais utilizados na reabilitação destes pacientes.
- Reposicionamento labial convencional versus modificado na abordagem combinada do tratamento do sorriso gengival: revisão narrativaPublication . Tagliafierro, Nicola; Martins, Filipe AugustoO sorriso gengival é uma condição que pode provocar grande desconforto estético. As etiologias que levam a este tipo de problema são diferentes assim como as diferentes opções terapêuticas. O aumento da demanda dos últimos anos levou a um desenvolvimento de técnicas menos invasivas para o tratamento do sorriso gengival. O objetivo desta revisão narrativa é comparar a técnica de reposicionamento labial convencional com as técnicas modificadas, que podem ser associadas a outros tratamentos (toxina botulínica e alongamento coronário) em planos de tratamentos com abordagem combinada.
- Abordagem de várias técnicas reabilitadoras no tratamento de discromias dentárias no setor anterior: revisão narrativaPublication . Zacco, Ennio; Silva, LígiaAs expectativas estéticas na Medicina Dentária tornaram-se uma prioridade. Alterações cromáticas, designadas discromias dentárias, são causadas por diversos fatores e afetam negativamente a auto-percepção do paciente. São diversas as soluções reabilitadoras para o tratamento destes casos. Esta revisão bibliográfica pretende definir o conceito de discromia dentária, abordando as possíveis etiologias subjacentes, e enumerar as diversas técnicas reabilitadoras disponíveis para a sua resolução. Serão ainda discutidos os resultados apresentados na literatura no que se refere à longevidade e sucesso clínico das soluções reabilitadoras. Foi executada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed/Medline, SciElo, Science Direct e Google Scholar. A atitude reabilitadora mais recomendada deve estar focada em tratamentos restauradores minimamente invasivos. Investigações futuras devem focar-se no desenvolvimento de materiais restauradores autoadesivos, com evidência comprovada, e de adesivos bioativos.
