Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínicaPublication . Cerqueira, Hélène Conceição; Fonte, CarlaDurante estes últimos anos com a emergência da Psicologia Positiva, verificou-se a elaboração e a análise de intervenções psicológicas alicerçadas em estratégias com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Estas intervenções têm vindo a ser designadas de intervenções psicológicas positivas com evidências cientificas que comprovam a sua eficácia. Esta dissertação apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de intervenção psicológica positiva em grupo com o objetivo de promover o bem-estar. Participaram neste estudo doze alunos, a frequentar o 1° ano do 1° ciclo de estudos em Psicologia numa Universidade do norte do país. No decorrer de seis semanas, os participantes avaliaram as sessões e o programa em geral através de dois questionários. Os dados recolhidos foram analisados qualitativamente através uma análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias daí resultantes. Os temas das sessões, as atividades intra-sessão e a interação grupal positiva foram as categorias mais apreciadas e mencionadas pelos participantes ao longo do programa. Os participantes evocaram que as aprendizagens realizadas alteram a forma de pensar, ou seja, focam-se mais no positivo e valorizam-se mais quer ao nível pessoal, quer ao nível das experiências vivenciadas. Por isso, percebe-se que o programa “Bem-Me-Quero” permitiu a aprendizagens de estratégias para promover o bem-estar.
- Casos de estudo e estudos de caso. Práticas e operacionalização: como resolver um caso de estudoPublication . Gouveia, Luis BorgesGouveia, L. (2020). Casos de estudo e estudos de caso. Práticas e operacionalização: como resolver um caso de estudo. ESTIEM - European Students of Industrial Engineering and Management. TIMES Local Qualification–EGI, 16 de dezembro. EGI. Universidade de Aveiro.
- Impactos do ambiente na saúde da população portuguesa: uma perspectiva territorialPublication . Maia, Rui Leandro; Vidal, Diogo Guedes; Barreira, Maria Esmeralda; Oliveira, Gisela; Pontes, Manuela; Estrada, RuiA qualidade do ambiente é fundamental para a saúde e bem-estar das populações, sendo, por isso, uma questão de cariz social e político muito importante. O projeto WeGIx -Wellbeing Global Index, indicador complexo composto por dados de população, de ambiente e de energia, de saúde, de emprego, de mercado de trabalho e da educação, visa traçar o mapeamento epidemiológico do território e definir políticas públicas. Esta comunicação faz um retrato, preliminar, da população portuguesa traçado a partir da associação limitada de indicadores ambientais e de saúde.
- Controlo da infeção cruzada em Medicina Dentária: cuidados a adoptar no contexto de pandemia Covid-19Publication . Espinoza, Olívia Rocha; Guerra, ManuelaIntrodução: A Corona-Virus-Disease-19 (COVID-19) é uma doença causada pelo novo coronavírus (nCov-2019), que se manifesta predominantemente por sintomas de febre, tosse e dificuldade respiratória. A projecção de gotas de sangue, saliva ou de secreções nasofaríngeas diretamente sobre mucosas e/ou pele constituem uma possível via de transmissão de substâncias causadoras de doenças a outros indivíduos. Por ser a medicina dentária uma das ocupações mais arriscadas, o controlo da infeção determinou a necessidade de modificar protocolos terapêuticos na prática clínica devido a propagação repentina da Síndrome Respiratória Aguda Grave-2 (SARS-CoV-2). Objectivo: O objetivo deste estudo consistiu em conhecer os cuidados a adoptar em medicina dentária no contexto da pandemia COVID-19. Materiais e métodos: Pesquisas em base de dados on line PubMed, PMC e MedLine até outubro de 2020 e listas de referências de publicações relevantes. Considerou-se elegíveis os critérios: texto integral disponível; ensaios clínicos, ensaios clínicos controlados e randomizados; estudos em humanos; revisões sistemáticas; meta-análises; estudos comparativos; estudos originais: prospetivo e retrospetivo; relatos de casos e textos relevantes que tivessem ao menos uma ocorrência relacionando COVID-19 e as palavras-chave que compõem este trabalho. Resultados: Foram encontrados 148 artigos numa pesquisa livre. Numa análise mais criteriosa chegou-se uma subtração de 61 artigos. Conclusão: A equipa de medicina dentária deve reconsiderar o nível de risco infecioso de cada procedimento e perceber das potenciais implicações da transmissão por SARS-CoV-2, mantendo-se atualizados com as novas informações sobre a doença a fim de reduzir o risco de contágio pela saúde e segurança de sua comunidade.
- Comparação da velocidade de distalização do molar superior nos diferentes aparelhos ortodônticos - revisão sistemáticaPublication . Medeiros, Carlos Henrique; Urzal, VandaObjetivo: A presente revisão pretende analisar e comparar a velocidade de distalização do molar superior, em diferentes aparelhos ortodônticos, através de uma revisão sistemática. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica eletrónica, e utilizados critérios seletivos de inclusão nomeadamente: dentição com pelo menos o primeiro molar permanente erupcionado, valores cefalométricos antes e depois do estudo, e população entre os 9 e os 16 anos. Só os estudos clínicos retrospectivos, estudos clínicos controlados e estudos clínicos randomizados, entraram nesta revisão sistemática. Os relatos de casos clínicos, anomalias craniofaciais, revisões sistemáticas e meta-análise, pacientes com doença periodontal, métodos de aceleração do movimento, distalização em bloco da arcada dentária, foram excluídos. Resultados: Dos oito dispositivos analisados, o First Class foi o que conseguiu uma maior distalização do primeiro molar superior (4 mm), em menor tempo de tratamento (quatro meses), no entanto com um elevado grau de inclinação molar. Conclusão: A evidência científica encontrada na realização desta revisão sugere que o aparelho distalizador de Gelgor et al. grupo 2, que utiliza um mini-implante na pré maxila, acrílico circundante ao mesmo e o vetor de força palatino, é o eleito para este tipo de movimento. Mais estudos deverão ser efetuados, com os mesmos planos de referência e utilizando as mesmas variáveis para os diferentes dispositivos, recorrendo a uma avaliação tridimensional.