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Estudo da percepção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínica

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Durante estes últimos anos com a emergência da Psicologia Positiva, verificou-se a elaboração e a análise de intervenções psicológicas alicerçadas em estratégias com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Estas intervenções têm vindo a ser designadas de intervenções psicológicas positivas com evidências cientificas que comprovam a sua eficácia. Esta dissertação apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de intervenção psicológica positiva em grupo com o objetivo de promover o bem-estar. Participaram neste estudo doze alunos, a frequentar o 1° ano do 1° ciclo de estudos em Psicologia numa Universidade do norte do país. No decorrer de seis semanas, os participantes avaliaram as sessões e o programa em geral através de dois questionários. Os dados recolhidos foram analisados qualitativamente através uma análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias daí resultantes. Os temas das sessões, as atividades intra-sessão e a interação grupal positiva foram as categorias mais apreciadas e mencionadas pelos participantes ao longo do programa. Os participantes evocaram que as aprendizagens realizadas alteram a forma de pensar, ou seja, focam-se mais no positivo e valorizam-se mais quer ao nível pessoal, quer ao nível das experiências vivenciadas. Por isso, percebe-se que o programa “Bem-Me-Quero” permitiu a aprendizagens de estratégias para promover o bem-estar.
Over the last few years, with the emergence of positive psychology, psychological interventions based on strategies to promote mental health and well-being have been developed and analyzed. These interventions are called positive psychological interventions, which, according to scientific research, have proven their effectiveness. This dissertation presents a study that aimed to analyze perceptions of the impact of the application of a positive psychological intervention program in a group in order to promote well-being. Twelve first-year undergraduate students in Psychology from a university in the north of the country participated in this study. During the six weeks, the participants evaluated the sessions and the program in general through two surveys. The data collected was analyzed qualitatively using content analysis and presented according to the frequencies of the resulting categories. The session themes, the intra-session activities and the positive group interaction were the most appreciated and mentioned categories by the participants throughout the program. The participants also mentioned that the learning achieved has changed their way of thinking, they now focus more on the positive and they value themselves more on a personal level rather than on an experience level. For this reason, it is clear that the “Bem-Me-Quero” program has enabled the learning of strategies to promote well-being.

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Saúde mental Intervenções psicológicas positivas Análise de conteúdo Aprendizagens Bem-estar Mental health Positive psychology interventions Content analysis Learning Well-being

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