Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-21"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Sedação consciente inalatória com óxido nitrosoPublication . Rocha, Diana Ramos Marques Azenha da; Begonha, Maria JoãoO pânico, o medo, a ansiedade são fatores que afastam a grande maioria dos pacientes das visitas ao Médico Dentista. Neste sentido, a sedação consciente inalatória surge para colmatar este problema, cada vez mais frequente nos nossos dias, contribuindo para um maior bem-estar e conforto do paciente e um significativo aumento do sucesso dos tratamentos na consulta. Objetivos gerais: Definir o termo sedação consciente. Realizar uma abordagem geral sobre o uso da sedação em Medicina Dentária. Demonstrar quais as vantagens e desvantagens da sua utilização bem como os efeitos associados. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada na informação recolhida por pesquisa manual e on-line no “Google Scholar”, “PubMed”,”B-on” “Science Direct”. Não foram definidos limites temporais, no entanto, os artigos respeitaram os critérios de inclusão, com a finalidade de conseguir informação mais detalhada sobre o tema.
- Irrigantes em endodontia: o estado da artePublication . Coelho, Joana Maria Alves De Sousa Pereira; Martins, AlexandraA endodontia requer um tratamento eficaz dos canais radiculares aquando da invasão destes por bactérias patogénicas. Para que tal seja bem sucedido, associam-se à instrumentação mecânica, irrigantes capazes de ajudar a eliminar essas bactérias. Não existe nenhum irrigante ideal. O Hipoclorito é, por excelência, considerado o mais vantajoso na irrigação e desbridamento canalar, sendo considerado o Gold Standard dos irrigantes intracanalares. Para uma correta desinfeção canalar é fundamental o uso de um protocolo de irrigação com diferentes tipos de soluções. Pretendeu-se com esta revisão narrativa a identificação e caracterização dos principais irrigantes canalares utilizados em endodontia, e conhecer os procedimentos e as suas metodologias de forma a permitir o sucesso do tratamento endodôntico. Métodos: Foram pesquisados artigos científicos acerca da irrigação no tratamento endodôntico, na base de dados online da PubMed, Scielo, B-on e Google Académico, sendo ainda utilizados 4 livros.
- Mecanismos bioquímicos da influência da dieta alimentar na cárie: revisão narrativaPublication . Santos, Denise Rosa dos; Cardoso, Inês Lopes; Leal, FernandaA cárie dentária é uma das doenças crónicas mais prevalentes na população de todo o mundo. Esta patologia tem como causa uma complexa interação entre bactérias produtoras de ácido e hidratos de carbono fermentáveis e muitos fatores do hospedeiro, incluindo dentes e saliva. A doença desenvolve-se nas coroas e raízes dos dentes e pode surgir na primeira infância como uma cárie dentária agressiva que afeta os dentes decíduos dos bebés e crianças pequenas. Os fatores de risco para desenvolvimento de cárie incluem fatores físicos, biológicos, ambientais e comportamentais relacionados com o estilo de vida, como elevado número de bactérias cariogénicas, fluxo salivar inadequado, exposição insuficiente ao fluoreto, falta de higiene bucal, maus hábitos alimentares e pobreza. Este trabalho tem por objetivo o esclarecimento dos mecanismos bioquímicos da dieta alimentar e sua influência no desenvolvimento de cárie dentária.
- A importância da saliva como biópsia líquida no cancro oralPublication . Cardoso, Richard Michalsky; Palmeira, CarlosO presente trabalho consta em uma revisão bibliográfica que tem como objetivo principal analisar a importância da saliva como material para biópsias líquidas e a sua relação com a possível deteção precoce e controle do cancro, afim de buscar tratamentos mais rápidos e terapêuticas mais eficazes. As biópsias líquidas e a saliva são uma combinação altamente harmoniosa, pois por apresentarem diversas vantagens, e a saliva, por ser um material de fácil acesso e não invasivo, têm vindo a ser descritas de forma crescente para deteção de diferentes tipos de neoplasias, e entre elas, o cancro oral. O que por si só ilustra o enorme potencial da introdução das biópsias líquidas na prática clínica. Nessa revisão, vários estudos com diferentes tipos de biomarcadores foram analisados e comparados, para poder investigar a associação destes com a tumorigéne. O campo de pesquisa das biópsias líquidas é bastante novo e mais estudos comparativos precisam ser realizados para consolidar respostas mais precisas.
- Pigmentação negra em odontopediatria: revisão narrativa da literaturaPublication . Aires, Vanessa Raquel Pinto; Silva, CristinaIntrodução: As pigmentações negras, um tipo de pigmentação extrínseca, são muito comummente detetadas em pacientes na consulta de medicina dentária. Estas manchas negras aderidas, apesar de serem benignas, causam desconforto aos pacientes por serem inestéticas. Nesta revisão bibliográfica serão abordadas as principais causas do aparecimento destas manchas e também os seus possíveis tratamentos. Objetivos: O objetivo do presente trabalho foi pesquisar a causa das pigmentações negras e verificar a relação que estas têm com a higiene oral, a cárie dentária, a idade do paciente e verificar se há algum tratamento eficaz para a resolução destas manchas. Conclusão: Com a realização da presente revisão bibliográfica conclui-se que a principal causa das manchas negras são as bactérias cromogénicas e que são consideradas um fator protetor de cárie. Até ao momento não foi encontrado nenhum tratamento que iniba o reaparecimento destas manchas negras.
- Deteção de rinovírus em amostras de ar interior e exteriorPublication . Santos, Ana Mafalda; Cabeda, José ManuelO rinovírus é um vírus de RNA de cadeia simples que pertence à família dos picornavírus e que tem três espécies. Está associado a mais de metade das constipações anuais e está normalmente associado a infeções ligeiras e autolimitadas. Em idosos e pessoas com doenças respiratórias crónicas poderá causar situações de risco de vida. As vias de transmissão deste vírus ainda são alvo de alguma discussão, mas pensa-se que será por transmissão direta (contacto dador-recetor) e transmissão indireta (aerossóis e superfícies). Neste estudo, pretendeu-se detetar a presença do vírus em amostras de ar interior e exterior e também a presença do mesmo em zaragatoas nasais de voluntários saudáveis. Relacionou-se também os resultados com as condições atmosféricas (meteorológicas e qualidade do ar). Não foram detetadas amostras de ar interior positivas. Contudo, foi detetada a presença de rinovírus em amostras de ar exterior com um pico no outono. As amostras nasais mostraram também um pico na frequência e concentração do vírus na primavera e no outono. A radiação solar, o SO2 atmosférico e os níveis de benzeno mostraram influenciar a presença de rinovírus nas amostras.
- Sistemas adesivos self-etch: revisão bibliográficaPublication . Castro, Elisabete Campos Moura Arrais de; Carvalho, AlexandrineObjetivo: São inúmeros os estudos na literatura que procuram clarificar quais as técnicas adesivas existentes e que vantagens apresentam em contexto clínico. Contudo, a escolha do adesivo é ainda um processo complexo, sendo que o objetivo deste trabalho visa dar a conhecer os adesivos de autocondicionamento self-etch. Metodologia: Realizou-se uma revisão literária com recurso as bases de dados informáticas como Pubmed, B-on, Scielo e Medline, onde foram incluídos artigos de revisão e meta-análises, bem como artigos de relevância para o tema. Descrição do tema: Os sistemas de autocondicionamento também conhecidos como selfetch surgiram há cerca de 20 anos, como um conceito mais simplista e capaz de ultrapassar as dificuldades dos sistemas convencionais etch-and-rinse. Podem ter várias formas de apresentação e aplicação, produzindo diferentes resultados quando aplicados em esmalte ou dentina.