Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Anticancer activity of lichen substances: a systematic reviewPublication . Marques, Joana Maria Mendonça; Barata, PedroOs líquenes são fonte de uma grande variedade de metabolitos secundários, frequentemente exclusivos desta associação, com actividades biológicas importantes como a antibiótica, anti-inflamatória, antioxidante e anticancerígena, entre outras. A evidência científica demonstra que os efeitos anticancerígenos dos líquenes se produzem através da inibição da iniciação, crescimento e invasão de vários tipos de células cancerígenas in vitro e in vivo. Foi efectuada uma revisão sistemática da actividade anticancerígena e dos mecanismos de acção de extractos e respectivas substâncias isoladas de líquenes. Os termos “lichen”, “tumo(u)r” e “cancer” foram utilizados para pesquisar artigos científicos no PubMed e Web of Science publicados até dezembro de 2018. De um total de 368 artigos pesquisados, 142 cumpriram os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. O ácido úsnico foi a substância liquénica isolada mais vezes e citada em 40 artigos. A espécie de líquene mais utilizada, citada em 9 artigos, foi Evernia prunastri (L.) Nyl. Os extractos e substâncias liquénicas têm a capacidade de interferir com todas as propriedades biológicas das células cancerígenas que conduzem ao desenvolvimento de tumores, da seguinte forma: indução da inibição do ciclo celular, inibição das vias de sinalização do crescimento celular, activação da imunidade antitumoral, bloqueio da imortalidade replicativa por inibição da actividade da telomerase, inibição da inflamação, inibição da invasão e metástase, bloqueio da angiogénese, supressão da instabilidade do genoma, induzindo morte celular por apoptose, autofagia e necrose, e modulação do metabolismo energético. Muitas substâncias liquénicas revelaram-se eficazes contra muitos tipos de linhas celulares cancerígenas, quer isoladas quer em combinação com outros agentes anticancerígenos, e constituem por isso bons candidatos ao desenvolvimento de fármacos anticancerígenos.
- Mediadores pró-resolving e o seu papel na doença periodontalPublication . Santos, Franciele Neves dos; Soares, SandraA periodontite é uma doença oral de etiologia bacteriana e de patogénese inflamatória que afeta os tecidos periodontais e que pode levar a problemas de saúde pelo risco de associação com outras doenças inflamatórias sistémicas. Os mecanismos envolvidos na resolução da inflamação têm sido alvo das atuais pesquisas na patogénese da doença periodontal porque atenuam a resposta inflamatória e possivelmente regeneram os tecidos periodontais. Mediadores lipídicos pro-resolving endógenos derivados de ômega-3 da dieta estão presentes em células animais e estão relacionados com a regulação inflamatória. A administração local de análogos destes mediadores em bolsas periodontais, como os derivados do ácido araquidónico, as resolvinas, apresentam-se como potenciais orquestradores da resolução da inflamação e da regeneração dos tecidos perdidos. O objetivo deste estudo foi analisar as recentes descobertas sobre a relação da periodontite e seus subprodutos na degradação do periodonto e suas implicações sistémicas, identificando perspectivas futuras ao tratamento para a periodontite.
- Acupuntura no tratamento da dor orofacial em Medicina Dentária – revisão narrativaPublication . Vagaroso, Gonçalo de Jesus Silva e Silva; Sardinha, JoanaA acupuntura tem-se demonstrado como uma prática muito procurada nos dias de hoje, uma vez que se apresenta como uma técnica menos invasiva que as convencionais, assumindo cada vez mais um papel importante no que toca a terapias complementares na Medicina Dentária. Esta técnica apresenta benefícios a vários níveis sendo a sua grande utilidade especialmente atribuída ao seu poder analgésico e relaxante antes, durante e após qualquer procedimento dentário, como regulador de níveis de dor associados a patologias orofaciais ou como adjuvante no controlo da ansiedade relacionada com tratamentos dentários. O objetivo deste trabalho é, através de uma revisão da bibliografia existente, proporcionar um conhecimento mais abrangente quanto a esta terapêutica, explorando também um pouco das suas origens e percebendo a sua inserção na prática odontológica atual.