Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-16"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Utilização do ácido hialurónico como coadjuvante ao tratamento periodontal não cirúrgicoPublication . Floris, Piergiuseppe; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: avaliar o potencial do ácido hialurónico como coadjuvante ao tratamento não cirúrgico da periodontite crónica. Materiais e Métodos: Efetuou-se uma pesquisa na base de dados MEDLINE/PubMed. Apenas foram incluídos ensaios clínicos randomizados, realizados em humanos, publicados nos últimos 10 anos, em inglês, português ou italiano. Selecionaram-se 7 artigos. Resultados: Apesar do escasso número de artigos, com elevada heterogeneidade, a literatura sugere que o ácido hialurónico, como coadjuvante à raspagem e alisamento radicular no tratamento da periodontite crónica, parece ser mais eficaz do que as modalidades de tratamento não cirúrgico isoladas. Conclusões: Mais estudos, adequadamente padronizados, são necessários para confirmar e clarificar os resultados encontrados, investigar o modo de ação do ácido hialurónico e definir com elevado grau de confiança o seu efeito coadjuvante a longo prazo no tratamento não cirúrgico da periodontite crónica.
- Microperfurações ósseas para aceleração do movimento dentárioPublication . Fernandes, Mariana Ventura Chaves; Martins, Tiago BessaTratamentos ortodônticos mais curtos têm sido procurados pelos pacientes com o objetivo de diminuir o desconforto e impacto deste no dia a dia. O facto do movimento dentário ser baseado na resposta biológica do ligamento periodon-tal a um estímulo mecânico, que reage com processos inflamatórios, sugere que o au-mento desta resposta acelere o movimento dentário. Novas técnicas cirúrgicas têm surgido com o intuito de diminuir o tempo de tratamento ortodôntico. A microperfuração óssea é um exemplo desta e destaca-se por ser minima-mente invasiva, ser de fácil reprodução e provocar mínimo desconforto ao paciente. Este trabalho visa descrever o efeito das microperfurações ósseas, as suas vantagens relativamente a outros métodos existentes e as suas possíveis aplicações no tratamento ortodôntico.
- Elevação do seio maxilar pela técnica da janela lateral: revisão narrativaPublication . Santos, Joana Margarida Oliveira da Silva; Nóbrega, Ana RitaO pavimento do seio maxilar fica próximo das raízes dos dentes posteriores. Após a sua extração, inicia-se um processo dinâmico de remodelação óssea que frequentemente reduz a altura e largura ósseas, conduzindo à reabsorção vertical da crista alveolar. A região posterior da maxila, é pois um local onde a insuficiência de osso ocorre com frequência. Este facto, pode dificultar, ou mesmo impedir, a reabilitação oral com recurso a implantes dentários nessa zona. Atualmente, o procedimento mais comum para compensar essa ausência de osso, sobretudo no sentido vertical, consiste em elevar o pavimento do seio. Utilizam-se habitualmente duas técnicas: a transcrestal e a técnica da janela lateral. Embora com indicações próprias, ambas permitem a opção de escolha da colocação de implantes em simultâneo, bem como a utilização de materiais de regeneração óssea. Este trabalho, irá abordar a técnica da janela lateral. O sucesso exige, um exame geral do paciente e por vezes a interdisciplinaridade com a otorrinolaringologia, bem como uma correta avaliação da quantidade e densidade ósseas e a especificidade anatómica do local. A ortopantomografia, a tomografia computorizada de feixe cónico (TCFC) ou a tomografia computorizada (TC), são importantes para a tomada de decisão, nomeadamente no que respeita à colocação simultânea ou diferida e a experiência do clínico é crucial. Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina “Projeto de Pós Graduação/Dissertação” para obtenção do título de mestre em Medicina Dentária.
- A osteointegração dos implantes sob o efeito da microestimulaçãoPublication . Galeandro, Valerio; Pereira, JorgeO osso é um tecido extraordinário que pode responder a estímulos externos. À medida que as cargas funcionais são impostas, múltiplos sinais intracelulares estão envolvidos na mecanotransdução celular, e os processos de remodelação adaptam os tecidos ósseos peri-implantares aos estímulos mecânicos ao longo do tempo, para restabelecer um estado estacionário. O objetivo deste artigo de revisão narrativa é resumir os recentes avanços no mecanismo de sinalização celular relacionados com o fenómeno da remodelação óssea, salientando as mais recentes tecnologias que podem ser usadas para a utilização de dispositivos médicos implantados, em futuras abordagens terapêuticas que possam melhorar e estimular a osteointegração de implantes dentários e acelerar os mecanismos de regeneração.
- Manifestações orais da doença de CrohnPublication . Vilarinho, Adriano Daniel Fernandes; Arcanjo, AlexandraA Doença de Crohn está incluída num conjunto de doenças do tubo digestivo conhecidas como doenças inflamatórias intestinais. Estas apresentam repercussões ao longo de todo o trato gastrointestinal, com manifestações extraintestinais tais como a cavidade oral. Estas manifestações orais podem permitir ao Médico Dentista fazer um diagnóstico precoce e monitorizar a atividade da doença. Nesta revisão bibliográfica pretende-se abordar as manifestações orais provocadas pela doença de Crohn e de que forma o Médico Dentista pode ser importante no seu diagnostico, tratamento e orientação. A metodologia seguida para realizar este trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, através de bases de dados tais como PubMed, B-On e SciELO.
- A vitamina C na PeriodontiaPublication . Mesquita, Rita Isabel Alves; Salgado, AbelA doença periodontal é uma doença infeciosa associada a bactérias específicas e caracterizada pela inflamação dos tecidos de suporte dos dentes e destruição progressiva do osso alveolar e dos tecidos adjacentes. A ocorrência e progressão da doença periodontal como doença multifatorial, de etiologia bacteriana é influenciada por outros fatores como o hospedeiro, determinados fatores de risco (como, por exemplo, o tabaco e o álcool) e o tempo. Os fatores derivados do hospedeiro podem ser influenciados por fatores genéticos, hormonais e nutricionais. Entre os fatores nutricionais, a vitamina C ou ácido ascórbico (AA) tem assumido um papel importante relativamente à doença periodontal. A formação e a regeneração do periodonto dependem do colagénio. A falta de vitamina C será responsável por um defeito na síntese de colagénio tecidual. Na periodontite, observa-se stress oxidativo e a vitamina C, fornecida pelos alimentos, ajuda a combater esse stress. O ser humano não é capaz de sintetizar endogenamente esta vitamina para suprir as suas necessidades e a suplementação dietética de ácido ascórbico pode ser considerada como um complemento à rotina de terapia periodontal. Sempre que possível, deve haver colaboração entre médicos, médicos dentistas e nutricionistas para que, através do conhecimento e compreensão de causas e efeitos de uma má nutrição, poderem desenvolver estratégias positivas de prevenção e tratamento de estados nutricionais deficitários.
- Tratamento não cirúrgico da mucosite peri-implantar, com laseres: revisão narrativaPublication . Akhyari, Shayan; Oliveira, HélderObjectivo: Avaliar a utilização do laser no tratamento não cirúrgico da mucosite periimplantar. Materiais e Métodos: Para o desenvolvimento desta revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre Agosto 2018 e Abril 2019, recorrendo à base de dados da MEDLINE/PubMed. Apenas foram incluídas revisões sistemáticas e meta-análises, baseadas em estudos em humanos, sem limites temporais, todavia foi dada maior relevância a referências publicadas nos últimos 10 anos, publicadas em língua inglesa, portuguesa ou espanhola. Foram adicionados alguns artigos a partir de livros como: “Peri-implantitis” da autoria de Renvert e Giovannoli (2012), “Lasers in Dentistry – Current Concepts” escrito por Coluzzi e Parker (2017), “Peri-implant infection: etiology, diagnosis and treatment” dos autores Schwarz e Becker (2010), “Clinical Periodontology and Implant Dentistry” desenvolvido por Lang e Lindhe (2015) e “Implants In Clinical Dentistry” de Palmer et al., (2002), para enquadramento do tema. Resultados: Foram incluídas 5 revisões sistemáticas (Renvert et al., 2008; Figuero et al., 2014; Schwarz et al., 2015; Guo-Hao et al., 2016; Albaker, et al., 2018) e 1 ECRC (Aimetti et al., 2019). Cada publicação è descrita tendo em conta os objectivos, materiais e métodos, resultados e conclusões. Conclusão: Não existem grandes evidencias científicas sobre os resultados da utilização do laser no tratamento da mucosite peri-implantar, onde são preferidas outras técnicas não cirúrgicas. O laser tem sido mais utilizado para o tratamento da peri-implantite.