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- Implicações da perda precoce dos dentes ântero-superiores decíduos no desenvolvimento infantilPublication . Correia, Inês Martins; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Analisar a bibliografia científica disponível no que concerne aos fatores etiológicos da perda precoce de dentes ântero-superiores decíduos, assim como, o seu impacto no crescimento e desenvolvimento infantil. Metodologia: Para a realização deste trabalho de revisão foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em revistas internacionais indexadas, disponibilizados nas bases de dados: PubMed e B-On, entre outubro de 2018 e março de 2019. Foram definidos os termos de pesquisa, os quais foram articulados através do marcador booleano AND e estipulados critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. No total foram analisados 29 artigos na íntegra. Tópico abordado: A perda de dentes decíduos ântero-superiores ocorre com elevada frequência em crianças muito jovens. Esta condição pode apresentar várias etiologias e quando verificada na criança pode acometer várias sequelas no crescimento e desenvolvimento infantil, nomeadamente, interferir nas funções associadas ao sistema estomatognático, na estética e, consequentemente, no relacionamento da criança com os seus pares.
- Perceção do impacto de uma intervenção psicológica positiva em grupo numa amostra não clínicaPublication . Pereira, Joana Brás; Alves, Sónia; Fonte, CarlaAs intervenções psicológicas positivas aplicadas em populações clínicas e não clínicas demonstraram uma eficácia comprovada no aumento das emoções positivas, do bem-estar e da satisfação com a vida. A última década assistiu a um crescente interesse no estudo das intervenções em psicologia positiva, em todo o mundo, no entanto, em Portugal existem apenas alguns estudos sobre as intervenções psicológicas positivas. Devido à sua eficácia e facilidade de aplicação, o uso de intervenções psicológicas positivas pode ser considerado como uma estratégia complementar na promoção e tratamento da saúde mental. O presente estudo teve como objetivo analisar as perceções sobre o impacto da aplicação de um programa de psicologia positiva, tendo em vista a promoção do bem-estar na vida diária, em alunos do ensino superior. Participaram neste estudo um total de 12 alunos, a frequentar o 3º ano do 1º ciclo de estudos em Psicologia numa Universalidade do norte do país. Ao longo de 6 semanas, os participantes avaliaram as sessões frequentadas, assim como o programa. Os resultados foram analisados qualitativamente, através da análise de conteúdo e apresentados de acordo com as frequências das categorias resultantes. As atividades intra-sessão, a interação positiva do grupo, a partilha e a reflexão foram as categorias mais frequentemente mencionados nas respostas dadas ao longos do programa, enquanto elementos mais apreciados. Os participantes consideram que as aprendizagens realizadas promoveram uma alteração principalmente na forma de pensar, concretamente alterar as perceções para um foco mais no positivo. Isto indica que o programa contribuiu para a aprendizagens de estratégias para a promoção do bem-estar.
