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- Medicina dentária forense: da presunção à individualidadePublication . Correia, Paula Catarina Rodelo; Guimarães, Maria InêsA Medicina Dentária Forense assume um papel cada vez mais importante na área médico-legal, destacando-se essencialmente nas áreas da identificação e da avaliação do dano corporal. Os dentes são providos de uma resistência e durabilidade inigualável, permanecendo disponíveis por longos períodos post mortem, mesmo quando sujeitos a situações extremas. Um diagnóstico de presunção não é suficiente para estabelecer a identificação, desta forma, há necessidade de recorrer a elementos sinaléticos que permitam a distinção inter e intra individual. A análise de fatores individualizantes assenta na observação das particularidades dentárias de cada indivíduo bem como da existência de tratamentos dentários, dispositivos médicos, traumatologia e patologia associadas à cavidade oral. A validação dos caracteres referidos, para fins de identificação positiva, pressupõe a comparação com dados ante mortem, sejam eles fichas clínicas, radiografias ou fotografias. A inclusão dos médicos dentistas nas equipas médico-legais e forenses é absolutamente necessário e imperativo, nos dias que correm.
- O impacto das atividades socioculturais no bem-estar dos alunos adolescentes de um agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo: diagnóstico para uma intervençãoPublication . Vinagre, Maria do Amparo; Coelho, FátimaA animação sociocultural assume-se como uma metodologia participativa e ativa que potencializa o desenvolvimento do adolescente em ambiente escolar, contribuindo para o seu bem-estar e autonomia não só ao nível cultural e cognitivo, mas também ao nível psicológico. Tendo em conta esta constatação, esta investigação teve como objetivo analisar o impacto da prática de diferentes atividades de animação sociocultural em ambiente extraescolar no bem-estar psicológico e satisfação com a vida de alunos adolescentes. Para levar a cabo esse objetivo de investigação, adotou-se uma abordagem quantitativa e inferencial, com recurso a testes t de student para comparação de duas amostras independentes e testes de Mann-Whitney para a deteção de diferenças estatisticamente significativas entre grupos de praticantes e não praticantes de determinadas atividades socioculturais. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com questões que visavam conhecer as práticas dos alunos adolescentes, o bem-estar psicológico “Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-Être Psychologique (ÉMMBEP) e a satisfação com a vida, através da escala Satisfaction With Life Scale (SWLS ) . A amostra em estudo corresponde a 100 alunos adolescentes do 3º ciclo e ensino secundário de um Agrupamento de Escolas na vila de Torre de Moncorvo e foi considerada como representativa da população a um grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Os resultados demonstraram que a prática de desporto é importante para a sociabilidade e para controlo de si e dos acontecimentos, em constatações com significância estatística (p<0,05). Resultados estes que impulsionaram uma proposta de intervenção escolar focalizada na atividade desportiva com uma componente de apoio e reforço psicológico.
- Contributo de um programa de atividade física com recurso a exergaming: um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Dravet na Região Autónoma da MadeiraPublication . Duarte, Carla Abreu; Saavedra, LuísaO exergaming é considerado por diversos autores como um método eficaz na promoção do desempenho motor e das funções executivas. Este estudo teve como objectivos: (1) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria das funções executivas numa criança com Síndrome de Dravet (SD); (2) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria do desempenho motor numa criança com SD e (3) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar no comportamento motor de uma criança com SD em contexto escolar. Neste estudo participou uma criança com 10 anos de idade portadora de SD. Neste estudo recorreu-se aos seguintes instrumentos de avaliação nomeadamente a Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC - III), o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO) e a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças – Segunda Edição (MABC - 2), às notas de campo e vídeos tanto nas avaliações como nas intervenções privilegiando uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base num estudo de caso único. Os resultados obtidos revelam que o programa de intervenção com Nintendo Wii e Leap Motion com recurso a exergaming com atividade física foi uma ferramenta eficaz para a melhoria do equilíbrio, da coordenação óculo-manual, do controlo viso-motor e da força. Constatou-se, ainda uma melhoria nas competências ao nível da autonomia pessoal.
- Educação sexual no ambiente escolar: análise dos conhecimentos dos alunos e da opinião de professores do ensino fundamental e médioPublication . Paula, Francielli Karine; Coelho, FátimaA temática da sexualidade e da adolescência conglomera uma ampla heterogeneidade de aspectos, como o desenvolvimento psicossocial e transformações biológicas que ocorrem nessa fase. Trabalhar no Ensino Fundamental e Médio é um constante desafio, pois os alunos nesta fase da adolescência exibem conflitos inter e intrapessoal e o docente precisa estar disposto a suprir de maneira adequada estes impasses. Considerando que a sexualidade é um tema que provoca curiosidade e gera indagações nessa etapa da vida se faz necessário ter respaldo teórico adequado para trabalhar este assunto. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto foi investigar como a Educação sexual tem sido desenvolvida no meio escolar, ampliando a compreensão sobre a necessidade de promover uma formação adequada para aperfeiçoar o conhecimento acadêmico dos professores do Ensino Fundamental e Médio. Para isto, foi empregada metodologia essencialmente qualitativa, os dados foram coletados através de um questionário aberto, ao qual responderam 12 professores. Participaram ainda 74 alunos numa palestra organizada numa roda de conversa com o objetivo de verificar dúvidas e necessidades sobre a questão da sexualidade. Conclui-se que os alunos sentem carência no desenvolvimento adequado e mais contínuo em sala de aula, apresentando inúmeras dúvidas sobre o tema. Os resultados dos questionários aplicados para os professores indicam que estes consideram ter conhecimento sobre o assunto, mas a maioria dos entrevistados sente necessidade de cursos de capacitação para melhor conhecimento do assunto. Logo, verifica-se a necessidade de implementação e desenvolvimento de cursos de formação, juntamente com a ampliação da sensibilidade e interesse por parte dos professores em aprender e dialogar sobre o tema.