Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das atividades socioculturais no bem-estar dos alunos adolescentes de um agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo: diagnóstico para uma intervenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Maria do Amparo Vinagre.pdf1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A animação sociocultural assume-se como uma metodologia participativa e ativa que potencializa o desenvolvimento do adolescente em ambiente escolar, contribuindo para o seu bem-estar e autonomia não só ao nível cultural e cognitivo, mas também ao nível psicológico. Tendo em conta esta constatação, esta investigação teve como objetivo analisar o impacto da prática de diferentes atividades de animação sociocultural em ambiente extraescolar no bem-estar psicológico e satisfação com a vida de alunos adolescentes. Para levar a cabo esse objetivo de investigação, adotou-se uma abordagem quantitativa e inferencial, com recurso a testes t de student para comparação de duas amostras independentes e testes de Mann-Whitney para a deteção de diferenças estatisticamente significativas entre grupos de praticantes e não praticantes de determinadas atividades socioculturais. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com questões que visavam conhecer as práticas dos alunos adolescentes, o bem-estar psicológico “Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-Être Psychologique (ÉMMBEP) e a satisfação com a vida, através da escala Satisfaction With Life Scale (SWLS ) . A amostra em estudo corresponde a 100 alunos adolescentes do 3º ciclo e ensino secundário de um Agrupamento de Escolas na vila de Torre de Moncorvo e foi considerada como representativa da população a um grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Os resultados demonstraram que a prática de desporto é importante para a sociabilidade e para controlo de si e dos acontecimentos, em constatações com significância estatística (p<0,05). Resultados estes que impulsionaram uma proposta de intervenção escolar focalizada na atividade desportiva com uma componente de apoio e reforço psicológico.
Socio-cultural animation is a participatory and active methodology that optimizes the development of adolescents in the school environment, contributing to their well-being and autonomy, not only at the cultural and cognitive levels, but also in psychological terms (Lopes, 2008). Based on this, the aim of this research was to analyze the impact of the practice of different socio-cultural activities in out-of-school environment on the psychological well-being and satisfaction with life of adolescent students. To carry out this research objective, a quantitative and inferential approach was adopted, using student’s t-tests to compare two independent samples and Mann-Whitney tests for the detection of statistically significant differences between groups of practitioners and non-practitioners of certain socio-cultural activities. The data were collected by a questionnaire that aimed to gain knowledge of the practices of the adolescent students, their psychological well-being (using the AMMEPEP of Massé et al, 1998) and satisfaction with life (using the SWLS of Diener et al, 1985). The study sample comprised 100 adolescent students of the 3rd cycle and secondary education from the Ramiro Salgado Group of Schools in the village of Torre de Moncorvo and was considered representative of the population with a degree of confidence of 95% and a margin of error of 5%. Findings showed that sport-related activities are important for sociability and control of oneself and over events, with results that were statistically significant (p<0.05). These results prompted a proposal of school intervention in the area physical activity with a strong psychological support component.

Description

Keywords

Bem-Estar Animação sociocultural Adolescentes Desporto Atividade física Intervenção escolar Well-being Socio-cultural animation Adolescents Sport Physical activity School intervention

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License