Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Branqueamento dentário em dentes vitaisPublication . Tavares, RenatoCom o passar dos anos, a estética em Medicina Dentária vem recebendo cada vez mais destaque. Dentes alinhados, delineados e de tonalidade mais clara determinam um padrão saudável e, principalmente, contribuem para uma aparência melhor. Neste aspecto, o branqueamento dentário é uma técnica não invasiva que atende a essas expectativas. Para dentes vitais, existem duas técnicas descritas na literatura, que podem ser usadas isoladas ou em associação: a técnica do consultório, na qual o médico dentista utiliza um gel branqueador por um curto período de tempo e a técnica caseira, realizada pelo paciente sob orientação do médico dentista, que utiliza uma moldeira contendo agentes clareadores de baixa concentração durante todo o dia ou à noite por um determinado período de tempo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as técnicas de branqueamento dentário por meio de uma pesquisa bibliográfica realizada sobre o tema, mostrando suas diversas vantagens, as diferenças entre as técnicas, as substâncias utilizadas, sua efetividade e longevidade, proporcionando aos profissionais da área uma visão geral e contemporânea. Torna-se claro, a partir dos estudos descritos, que há pouca diferença significativa entre as técnicas de branqueamento, no entanto, há necessidade de mais pesquisas para avaliar não só a satisfação dos pacientes, mas também o conforto e as recomendações para cada tipo de tratamento.
- Importância do médico dentista na equipa da unidade de terapia intensivaPublication . Contato, Luciana BialtaA presença do médico dentista na equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva é um assunto relativamente novo. O presente trabalho tem como objetivo pontuar os riscos que as infecções bucais podem trazer aos doentes imunocomprometidos internados na Unidade de Terapia Intensiva, e sua co-relação com doenças sistêmicas e pneumonia nosocomial. Tambem foram destacadas medidas preventivas e de manutenção da saúde bucal. Após a conclusão da revisão bibliografica verificou-se a necessidade da criação de um protocolo de atendimento e uma correta aplicação do mesmo por um profissional capacitado.
- Branqueamento dentário: princípios e conhecimentos actuaisPublication . El Hirech, Zakarya Abdel-Hake; Teixeira, LilianaAs discromias dentárias resultantes da acção de múltiplos factores externos ou internos, são na actualidade facilmente revertidas através de técnicas de branqueamento. Os principais agentes utilizados em dentes vitais são o Peróxido de Hidrogénio ou de Carbamida, com percentagens e técnicas de aplicação há muito tempo estudadas, e cuja eficácia está cientificamente comprovada. As restrições induzidas pela Comunidade Europeia, levam as casas comerciais a tentar impor novas técnicas isentos de peróxido de hidrogénio. Para superar a imposição de percentagens inferiores a 6% de Peróxido de Hidrogénio, os estudos mais recentes indicam que as fontes de luz poderá ser um benefício no resultado final do branqueamento dentário. No futuro novas técnicas, usando radiofrequência ou os ultrassons, poderão substituir o peróxido de hidrogénio. No entanto, não existem estudos com validade científica que suportam a sua utilização de forma sistemática, e actualmente, a técnica clássica apresenta a melhor relação custo/benefício pela sua segurança/previsibilidade.
- Acesso à saúde oral em populações migrantesPublication . Laborie, Eleonore Alice Marie; Neves, HelenaHoje a migração refere-se à entrada em um determinado país ou área geográfica de estrangeiros que vêm para uma longa estadia ou para se instalar nesse pais. A palavra imigração vem do latim in-migrare que significa "entrar em um lugar". Na Europa, num contexto de controle mais rigoroso da imigração ilegal, os estrangeiros em situação irregular muitas vezes não têm acesso a cuidados de saúde. Fala-se, hoje de urgência humanitária. A assistência médica a esta populaçao depende em grande parte da dedicação e coragem do pessoal de atendimento e da generosidade financeira de alguns. O direito à saúde é, sem dúvida, aquele cuja falta de respeito sucita as reações mais intensas. Este artigo é uma revisão bibliográfica sistemática, baseada em 21 artigos. O objetivo é apontar as estruturas de saúde oral criadas para os migrantes e sua condiçoes de acesso aos cuidados disponíveis.
- Prótese total convencional Vs. sobredentadura sobre implantes no âmbito de qualidade de vidaPublication . Cavaco, Raphaël André Pires; Barbosa, CláudiaCom a população cada vez mais envelhecida, são cada vez mais os pacientes edêntulos que precisam de uma solução para a sua condição. Já há muito anos que esses pacientes são reabilitados com próteses totais convencionais, o que é considerado um substituto deficiente para a sua condição. No entanto, as sobredentaduras sobre implantes têm vindo a responder a muitos dos problemas que as próteses totais convencionais tinham como a falta de retenção, estabilidade, estética, défice mastigatório e nutricional, isolamento, falta de autoestima e comprometimento da saúde oral e geral. Esta revisão bibliográfica narrativa teve como principal objetivo avaliar as mais-valias das reabilitações por via de sobredentaduras implantossuportadas com vista à melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Concluiu-se que a reabilitação de pacientes edêntulos, por via de sobredentaduras implantossuportadas produz melhorias significativas em comparação com próteses totais convencionais em termos de qualidade de vida para a maioria dos pacientes.
- Cirurgia oral na grávida: a melhor escolha anestésicaPublication . Silva, Ana Rita Salgado e; Arcanjo, AlexandraA gravidez é um momento único da vida da mulher, acompanhado de significativas variações anatómicas, psicológicas e hormonais que afetam a forma como lhe deverão ser proporcionados cuidados de saúde oral. Não obstante dessas variações, a gravidez não é um estado de doença nem a grávida está medicamente comprometida pelo que, em nenhuma circunstância, lhe deverão ser negados cuidados de saúde oral. Neste trabalho o foco irá incidir, principalmente, numa melhor escolha anestésica para a prática dos suprarreferidos cuidados de saúde oral em grávidas, para que os devidos cuidados de saúde oral nunca sejam negados ou negligenciados.