Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

A opinião dos alunos do ensino fundamental e médio sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém-Pará/Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Joelma da Cunha.pdf2.08 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Como instrumento da pesquisa foi aplicado um questionário a cem alunos do Ensino Fundamental e Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação e Jovens e Adultos (CEEJA) de Santarém-Pará/Brasil. O referido estudo tem como objetivo geral analisar as opiniões dos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre a Educação de Jovens e Adultos do CEEJA de Santarém. Concluiu-se que a totalidade dos alunos quer do Ensino Fundamental, quer do Ensino Médio gostam da metodologia do ensino personalizado, assim como da prática docente. Os alunos do Ensino Fundamental apontam como principal razão para se matricularem no CEEJA o fato do tempo de conclusão dos estudos ser mais rápido do que na escola regular, enquanto os alunos do Ensino médio referem a falta de disponibilidade de tempo para estudar em escola regular em função do trabalho ou de outra atividade que desenvolvem. Conclui-se ainda que a maior dificuldade dos alunos no Ensino Fundamental concentra-se na falta de autodisciplina para estudar sozinho, enquanto os alunos do Ensino Médio referem na sua maioria não sentirem dificuldades. Além de que os alunos do Ensino do Fundamental e Médio concordam na sua maioria com as normas da instituição relacionadas a frequência e o tempo de conclusão do curso.
His work addresses the theme of Youth and Adult Education (EJA). This is a descriptive study with a quantitative approach. As a research instrument, a questionnaire was administered to 100 primary and middle school students in the Youth and Adult Education modality of the Center for Education and Youth and Adults (CEEJA) in Santarém-Pará, Brazil. This study has the general objective of analyzing the opinions of the Elementary and Middle School students on the Education of Young and Adults of the CEEJA de Santarém. It was concluded that the totality of the students wants of the Elementary School, as well as of the High School like the methodology of the personalized teaching, as well as of the teaching practice. Primary school students point out that the reason for enrolling in the CEEJA is the fact that the time to complete the studies is faster than in regular school, while the secondary school students refer to the lack of availability of time to study in regular school in function of work or other activity they develop. It is also concluded that the greatest difficulty of students in Primary Education is the lack of self-discipline to study alone, while the students of the High School report mostly do not feel difficulties. In addition, Elementary and Middle School students mostly agree with the institution's standards related to the frequency and time of completion of the course.

Description

Keywords

Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Educação a distância Formação dos alunos Youth and adult education Personalized education Distance education Student training

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License