Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico e de educação especial face à utilização das TIC para o ensino/aprendizagem de alunos com Trissomia 21Publication . Carmo, Carla Isabel Fernandes do; Coelho, FátimaA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da educação, tem-se revelado um suporte às aprendizagens dos alunos com Trissomia 21 e com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em geral, proporcionando-lhes o desenvolvimento das suas capacidades e competências funcionais, para além de facilitar uma maior inclusão na escola e na sociedade. Existem cada vez mais estudos sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação com alunos com NEE e em particular com Trissomia 21. Contudo, não foram encontrados estudos realizados no Algarve relativamente a esta temática. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a perceção dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial, face à utilização das TIC no ensino/aprendizagem dos alunos com Trissomia 21, das escolas públicas da região do Algarve. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza quantitativa, no qual se optou por recolher os dados através da utilização de um inquérito por questionário, que foi preenchido por cento e trinta professores do 1.º Ciclo e de Educação Especial. Pode-se concluir que, em geral, os professores dão muita importância à utilização das TIC para o ensino/ aprendizagem dos alunos com Trissomia 21. A maioria dos docentes que trabalha ou já trabalhou com alunos com Trissomia 21 recorre às TIC no processo de ensino/ aprendizagem de alunos, contudo, excetuando a utilização do computador, a utilização das demais tecnologias é pouco frequente. Nos docentes com especialização existe uma maior perceção de boa preparação, ao nível das TIC, de modo a utilizá-las na sua sala de aula e nomeadamente com alunos com NEE, do que nos docentes sem especialização.
- A intervenção do professor na inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo na educação infantilPublication . Lunardi, Taciana; Coelho, FátimaO presente trabalho aborda a temática da Intervenção do Professor na Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) na Educação Infantil. Tem como objetivo geral compreender as dificuldades dos professores em relação a inclusão dessas crianças, bem como, perceber as intervenções por meio de práticas pedagógicas que os mesmos utilizam. O estudo desenvolveu-se em um colégio privado em Foz do Iguaçu no estado do Paraná, onde foram entrevistados 15 professores da Educação Infantil. Nesta investigação, optou-se pelo estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados desta investigação, indicam que os professores sentem que ainda não estão totalmente aptos para atender os alunos com PEA, devido a defasagem da formação inicial que não agrega conhecimentos específicos deste transtorno, seguido da falta de formação continuada. Sentem necessidade de maior apoio pedagógico da instituição e afirmam que os recursos materiais oferecidos não são suficientes para a prática pedagógica adequada à estas crianças. Conclui-se também que apesar das dificuldades encontradas para inserir crianças com PEA no contexto escolar, devido as especificidades que elas apresentam, os professores têm boa receptividade com as mesmas e conseguem perceber avanços pedagógicos nos seus alunos a partir da metodologia utilizada por eles. Como medidas sugeridas, propõe-se uma formação mais especializada em Educação Especial para os professores, tanto no que diz respeito à formação inicial como na formação continuada. Para além disso, sugere-se que a instituição de ensino regular prepare com mais rigor pedagógico, os materiais, os ambientes e os profissionais para atender as necessidades das crianças com PEA.
- Diabetes mellitus em cirurgia oralPublication . Assuline, Andréa Jennifer Sellame; Gião, JoãoA diabetes mellitus representa um sério e grave problema de saúde pública em Portugal. A diabetes é uma patologia com importantes e graves implicações sociais, económicas e humanas. Em 2012 atinge mais de 3 milhões de pacientes dos quais 92% com diabetes do tipo 2. A gestão da diabetes está actualmente focada na detecção da doença, no controle glicémico e na prevenção de complicações maiores. Actualmente, é conhecida a existência de uma relação saúde oral/diabetes, embora ainda seja muitas vezes ignorada pelas equipas médicas. A diabetes é uma doença que interfere com os tratamentos efetuados pelo Médico Dentista, com várias especificidades do tratamento e gestão de pacientes diabéticos em cirurgia oral. Este trabalho tem como objetivo abordar a doença Diabetes Mellitus apoiando a classificação da doença, os aspectos clínicos da doença, bem como, as suas complicações quando os pacientes diabéticos são submetidos em especial, a tratamento dentário cirúrgico ou não.
- Educação integral em tempo integral: impactos numa escola municipalPublication . Cardoso, Rosemeire Martins; Coelho, FátimaA implementação da Escola de Tempo Integral parece algo novo, considerada por muitos a solução atual para os problemas tão antigos de nossas escolas, tais como: a melhoria da qualidade do ensino, a garantia da permanência dos alunos nas escolas, a criação de novos espaços de aprendizagem, a formação do sujeito em suas várias dimensões. Ela é uma proposta contemporânea que alinha as demandas do século XXI, seu foco é a formação do sujeito crítico, autônomo, responsável consigo e com o mundo; é inclusiva pois, reconhece a singularidade dos sujeitos e suas múltiplas identidades, promove o ensino globalizado. O presente trabalho procurou conhecer a opinião de vinte e oito profissionais e vinte educandos, quanto a implementação da Educação Integral em Tempo Integral na Escola Feliciana Peres Duarte, para poder identificar os impactos causados no processo ensino-aprendizagem. Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se a entrevista aos responsáveis pelo processo educacional e o questionário aplicado aos educandos. Conclui-se que: os conflitos entre os profissionais, a desestruturação do transporte escolar, o aumento do consumo do combustível, a falta de espaço físico, o aumento do fluxo de alunos nos turnos, a mudança da rotina diária na copa, são alguns dos impactos causados por essa implementação.
- Práticas artísticas de conjunto: papel da liderança na motivação dos seus participantesPublication . Caldeira, Virgílio Nóbrega; Saavedra, LuísaO projeto da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, da Direção Regional de Educação/Secretaria Regional de Educação da Madeira, numa das suas vertentes, apresenta-se como uma verdadeira “Escola de Artes”, potenciando práticas artísticas diversificadas ao longo dos últimos 33 anos, que estão na génese de um número considerável de formações artísticas (19), distribuídas por música, teatro e dança. Lideradas por um diretor artístico, estas formações/grupos, são constituídos por crianças e jovens que, paralelamente ao seu percurso académico, desenvolvem uma prática artística extraescolar, refletida nos cerca de 200 concertos e espetáculos realizados anualmente por estes grupos, em toda a Região. Porque todos os anos se verifica alguma mobilidade, quer de entrada, quer na saída de alunos, pretendemos com este estudo compreender as razões que justificam os índices de fidelização dos alunos que integram estas formações artísticas, uma vez que esta realidade difere de grupo para grupo. Assim, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa, identificamos as cinco formações artísticas com níveis de fidelização mais baixos e, em contexto de Focus Group, promovemos um debate em três momentos distintos: com os diretores artísticos, com um dos alunos mais antigos de cada grupo e, por último, com os respetivos encarregados de educação. As conclusões do estudo indiciam que o que poderá comprometer a fidelização dos alunos nos grupos são questões ao nível da relação pedagógica, da partilha de práticas artísticas e do reportório trabalhado.
- A evasão escolar através do olhar de alunos, pais, professores e equipe gestora em uma escola municipal na cidade de Juazeiro-BahiaPublication . Arruda, Regina Lúcia Alves Feitosa de; Coelho, FátimaO presente trabalho tem como objetivo, compreender a importância e a percepção dos atores envolvidos no processo educacional em relação ao fenômeno da evasão escolar. A partir desse pressuposto, busca-se identificar os motivos que levam ao abandono escolar, os dados referentes ao abandono escolar no Brasil e como o ambiente escolar se comporta em relação a essa realidade. O trabalho baseou-se numa metodologia quantitativa que buscou compreender a realidade local sobre a evasão escolar, como os alunos, pais, professores e equipe gestora veem e se comportam diante de tal situação. Participaram nesta pesquisa 10 alunos, 10 professores, 10 pais ou encarregados de educação e 8 membros da equipa gestora Conclui-se que a evasão escolar segundo os participantes poderá estar entre 21 e 40% , que as principais causas são atribuídas por todos os inquiridos à necessidade que os alunos têm de trabalhar, embora a lei o proíba para os menores de idade.A falta de qualidade no ensino e a incapacidade de motivação dos alunos por parte dos professores , são também outra das causas indicadas.Os alunos consideram ainda que a dificuldade que têm de acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma também os leva a desistirem.Os pais, professores e equipa gestora atribuem também dificuldades à estrutura física e à falta de recursos materiais .
