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- Caracterização dos cuidados de saúde oral em pacientes internados em enfermariasPublication . Mestre, Carlos Filipe Cavaco; Neves, HelenaIntrodução: A saúde oral dos pacientes dependentes nas atividades de vida diária é uma tarefa trabalhosa. Os enfermeiros deparam-se com dificuldades materiais juntamente com uma formação precária em cuidados orais. Objetivo: Caracterizar os cuidados de saúde oral praticados pelas equipas de enfermagem em pacientes numa faixa etária superior a 60 anos, totalmente ou parcialmente, dependentes, em enfermarias médicas e cirúrgicas. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal, através de um questionário com 24 questões sobre os cuidados de saúde oral prestados pelas equipas de enfermagem. A amostra foi de 46 enfermeiros do Centro Hospitalar do Algarve, da Enfermaria de Neurocirurgia e Medicina Interna I, da Unidade de Faro e, Enfermarias de Medicina Interna A e B, da Unidade de Portimão. Os participantes entraram voluntariamente no estudo, tendo sido facultada uma explicação por escrito (Anexo 3) e, assinado um consentimento informado (Anexo 2), aprovados pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar do Algarve. Resultados: Dos participantes, 32,6% recebeu formação específica em cuidados orais, 89,1% considera-os como prioridade elevada e 21,7% considera os protocolos de cuidados de saúde oral insuficientes. As práticas incluíram: higienização oral uma vez por turno (43,5%), hidratação com água (89,6%) e inspeção da cavidade oral a cada 8 horas (41,3%). Discussão e conclusão: É necessária a formação em cuidados de saúde orais e estudos científicos direcionados, para a implementação de protocolos padronizados e uniformização dos cuidados prestados nas enfermarias.
- Rabdomiossarcoma celular em odontopediatriaPublication . Ribeiro, Carolina Tavares Soares; Silveira, AugustaO rabdomiossarcoma é o tumor maligno de partes moles mais comum na infância. A incidência é de 4,5 casos por milhão de crianças e 50% destes ocorrem na 1ª década de vida. Localizam-se principalmente na região crânio-cervico-facial, sendo a órbita a localização mais comum. Na cavidade oral, o palato e a língua são os locais mais frequentemente envolvidos. Apresenta comportamento clínico-biológico variado, devendo receber terapia individualizada. Classificam-se histologicamente em: embrionário, alveolar, botrióide e variantes pleomórficas, sendo o tipo histológico embrionário o mais comum. O diagnóstico precoce é fundamental- uma anamnese pormenorizada, o exame físico detalhado e a realização de exames complementares de diagnóstico (tomografia computorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, ultra-som e tomografia por emissão de positrões) são determinantes nesta fase. A realização de biopsia é crucial para a caracterização de rabdomiossarcoma. O prognóstico do rabdomiossarcoma depende do local do tumor primário, da idade do paciente, da extensão da lesão, da resseção, da presença e número de locais metastáticos, do subtipo histopatológico, bem como da biologia das células tumorais. Deverá o Médico Dentista estar preparado para acompanhar, do ponto de vista clínico, crianças com rabdomiossarcarcoma - desde o diagnóstico até ao final do tratamento. Os impactos da patologia far-se-ão acompanhar por toda a vida, com sequelas na região crânio-cervico-facial e, por isso, em áreas anatómicas que envolvem a cavidade oral, da responsabilidade da Medicina Dentária e dos seus profissionais.
- A publicidade das marcas de fast food no Brasil: uma análise dos recursos criativosPublication . Pereira, Bruna Thaís Fernandes; Cardoso, Paulo RibeiroEste estudo tem como tema primordial a publicidade das marcas de fast food no Brasil. Neste sentido, buscou-se desenvolver um estudo no qual o principal objetivo era analisar filmes publicitários das marcas Bob’s, Burger King, China in Box, Domino’s, Giraffas, Habib’s, McDonalds, Pizza Hut, Subway e Spoleto, tendo como base uma série de categorias, que nos possibilitaram encontrar aspectos semelhantes e diferentes existentes entre este corpus analisado. Para atingir tais propósitos foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, com intuito de analisar todos os anúncios, tendo como base uma grelha de análise com consecutiva análise quantitativa dos dados. O Corpus deste trabalho apresenta 50 anúncios de 10 marcas, em um certo período de tempo. Identificamos a existência de tendências significativas neste sector através das análises, seja na presença de elementos de expressão da marca ao tipo de produto anunciado e seu tom de mensagem. Diante dos resultados observados nesta pesquisa, pode-se concluir que existem tendências entre os anúncios das marcas analisadas. Haja vista que os anúncios deste sector são bastante semelhantes nos tipos de abordagens retratadas. Os mesmos não evidenciam preocupações no que diz respeito à responsabilidade sociail em seu conteúdo publicitário.