Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Protetores bucais: vantagens e desvantagens, qual é a melhor opção?Publication . Lomba-Pacheco , Manuel; Gião, JoãoEste trabalho propõe esclarecer alguns aspetos sobre os protetores bucais e a sua utilização como equipamento indispensável para a prática desportiva. Tendo em conta que o número de praticantes de desportos de contacto aumentou, bem como o risco de traumatismos dento-alveolares, articulares e faciais. O objetivo principal deste trabalho é destacar as diferentes vantagens dos protetores bucais individualizados, e a proteção que fornecem às diferentes estruturas orais, assim como no discurso e respiração, tendo em consideração a técnica de confeção deste tipo de aparelho no consultório médico-dentário. Podemos constatar que o uso dos protetores bucais individualizados são os mais aconselhados na prevenção de traumatismos dentários e extremamente importante em atletas que participam em desportos de contacto.
- Análise, in vitro, da eficácia de diferentes protocolos na remoção de pasta de hidróxido de cálcioPublication . Esteves, Gorete Alexandra Rodrigues; Teles, Ana Moura; Guimarães, DuarteIntrodução: O objetivo do presente trabalho foi comparar a eficácia de diferentes sistemas de irrigação - Canal Brush®, Helse Ultrassonic®, Irrigação Dinâmica Manual e XP-Endo Finisher® - na remoção de Pasta de Hidróxido de Cálcio, previamente aplicada em dois sulcos longitudinais realizados no canal radicular. Materiais e métodos: O trabalho de investigação envolveu um total de 60 dentes permanentes, monocanalares, extraídos por motivos periodontais ou ortodônticos e preparados utilizando o sistema de instrumentação Protaper até à lima F3. Os dentes foram divididos longitudinalmente, em duas metades, com um micrótomo e dois sulcos foram realizados no canal radicular, um em cada uma das metades. A pasta de Hidróxido de Cálcio foi aplicada nos sulcos realizados e as duas metades foram unidas novamente no molde de silicone. Para ser assegurado o completo preenchimento dos sulcos, os dentes foram radiografados e fotografados. Os dentes seleccionados foram divididos, aleatoriamente, em 4 grupos experimentais (n=15), para cada protocolo de irrigação em teste: Canal Brush®, Helse Utrasonic®, Irrigação Dinâmica Manual e XP-Endo Finisher®. Os canais radiculares foram irrigados com solução de Hipoclorito de Sódio a 2.5%. Após a remoção da pasta de Hidróxido de Cálcio, os grupos experimentais foram radiografados e fotografados procedendo-se à análise qualitativa da remoção da pasta de Hidróxido de Cálcio. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Kruskal-Wallis e de Bonferroni-Correction Mann-Whitney U. Resultados: A ponta Helse Ultrasonic® e o Canal Brush® removeram significativamente mais pasta de Ca(OH)2 do que a lima XP-Endo® Finisher e a Irrigação Dinâmica Manual (p<0.05). Todavia, não foram demonstradas diferenças estatisticamente significativas entre a Helse Ultrasonic® e o Canal Brush® e entre a Irrigação Dinâmica Manual e a XP-Endo Finisher® (p>0.05). Conclusões: A ponta Helse Utrasonic® e o Canal Brush® demonstraram maior eficácia do que a XP-Endo Finisher® e do que a Irrigação Dinâmica Manual.
- A importância e o impacto das condições de segurança e saúde no trabalho: o caso de uma organização do setor da metalomecânicaPublication . Pedrosa, Maria Helena Seabra; Salazar, AnaO tema desta dissertação é a importância e o impacto das condições de segurança e saúde no trabalho. Neste contexto, definiram-se como objetivos desta dissertação: • Avaliar a perceção dos trabalhadores quanto ao desempenho da empresa relativamente às condições de SST. • Avaliar a influência das condições de SST ao nível da motivação, produtividade, assiduidade e pontualidade. • Avaliar a importância dos indicadores de SST na perspetiva dos trabalhadores. • Aferir se existem variações na perceção das condições de SST com base em características sociodemográficas e socioprofissionais. • Recolher recomendações junto dos trabalhadores para a melhoria das condições de trabalho. Neste sentido, foi elaborado um inquérito dirigido aos colaboradores da empresa MM, de modo a verificar a sua satisfação neste âmbito. Os inquéritos realizados foram analisados estatisticamente, verificando-se que os colaboradores da MM percecionam que as condições de segurança e saúde no trabalho influenciam o desempenho no local de trabalho ao nível da motivação, produtividade, assiduidade e pontualidade. Também consideram importantes os indicadores de SST. Não se comprovou que haja variação de perceção, por parte dos trabalhadores, das condições de segurança e saúde no trabalho consoante características sociodemográficas como o sexo, grupo etário e habilitações literárias, nem com características socioprofissionais como a categoria profissional e antiguidade no posto. Sendo assim, foi possível concluir que, na ótica dos trabalhadores, a empresa MM tem um desempenho em matéria de SST que ainda não é, de uma forma geral, satisfatório, sendo apontados por alguns dos respondentes, sugestões de medidas de melhoria das condições de SST. A melhoria das condições de SST conduzirá, na ótica dos trabalhadores e também alicerçado em estudos publicados, a melhores resultados da empresa em matéria de motivação, produtividade, assiduidade e pontualidade.