Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido: revisão de literaturaPublication . Baptista, Milene Vanessa dos Santos; Oliveira, HélderObjetivo: Analisar a técnica associada ao movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido e apurar as suas vantagens e desvantagens relativamente aos parâmetros: duração do tratamento, efeitos no periodonto e estabilidade após o tratamento. Métodos: Foi elaborada uma revisão bibliográfica com recurso a bases de dados informáticas como B-on, Pubmed e Science Direct. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados controlados com amostras iguais ou superiores a 10 pacientes, escritos em língua inglesa. Resultados: Dez estudos cumpriram os critérios de inclusão. Apenas os parâmetros clínicos e estéticos de interesse neles avaliados foram descritos. Conclusões: Poucos são os ensaios clínicos randomizados controlados com amostra significativa que existem e que comparam efetivamente o movimento ortodôntico acelerado periodontalmente assistido com o movimento ortodôntico convencional bem como as suas aplicações na prática clínica ou estabilidade do tratamento. São necessários mais estudos deste género, com maiores amostragens e maiores tempos de seguimento para podermos perceber as reais vantagens desta técnica, tanto para o médico dentista como para os pacientes.
- Utilização do botox para a correção neuromuscular do sorriso gengivalPublication . Freitas, Carolina Gonçalves de; Falcão, CarlosSegundo Hulsey, “O sorriso é um dos meios mais eficazes pelos quais as pessoas transmitem as suas emoções ”. Quando durante o sorriso temos uma exposição gengival excessiva a nível da maxila denomina-se de sorriso gengival. A exposição exagerada da gengiva ao sorrir é um dos problemas que mais afetam negativamente a estética do sorriso. Na literatura existem diversas formas para o tratamento desta condição dependendo da sua etiologia. Após o desenvolvimento das variadas técnicas clínicas, as injeções de toxina botulínica apareceram na área da Medicina Dentária como uma alternativa eficaz, conservadora e simples para o tratamento do sorriso gengival. Este trabalho tem como objetivo justificar o uso da toxina para este aspeto menos estético que se torna um entrave na vida de muitos pacientes.
- Considerações acerca da castração química enquanto tendência punitiva contemporâneaPublication . João, Adriana Martins Jorge; Caridade, SóniaO tema abordado possui inquestionável pertinência, pois, mesmo com grande aplicação em inúmeros países, no Brasil, a castração química ainda é pouco conhecida e debatida, sendo escassos os estudos acerca do procedimento. O presente estudo pretende verificar dentro do contexto brasileiro, a possibilidade de se adotar a castração química como medida de prevenção à reincidência nos crimes sexuais. Tem como objetivo discutir a possibilidade de utilização e a eficácia da medida e suas consequências, analisando as legislações alienígenas que aplicam o procedimento bem como discutir acerca da constitucionalidade do mesmo, em face da legislação constitucional brasileira, destacando os argumentos favoráveis e desfavoráveis. Para tal recorremos a um questionário, construído para o efeito, o qual foi aplicado a 14 Defensores Públicos do Estado do Pará, com experiência profissional na defesa de criminosos sexuais na cidade de Belém. Em termos de resultados, os participantes elucidaram que a castração química possui basicamente duas ópticas distintas: pode ser encarada como uma sanção penal, visão esta adotada em vários países, como os Estados Unidos; pode ser encarada como um tratamento voluntário terapêutico e reversível, onde são ministradas drogas nos ofensores sexuais com o objetivo de redução da libido, atuando desta forma, como uma forma de prevenção a novos delitos. Por se tratar de assunto polêmico e atual, que envolve não apenas questões sociais e biológicas, mas também jurídicas, o presente estudo sugere uma maior abordagem sobre o tema, assim como busca incentivar um maior compromisso por parte dos operadores de saúde mental e gestores públicos no sentido de considerar a castração química como uma possibilidade a ser aplicada na busca em tentar solucionar o problema da reincidência nos crimes sexuais, abandonando o estigma de penalidade.
- Overload e perda óssea em implantes osteointegradosPublication . Lérault, Élise Andrée Michèle; Macedo, José PauloImplantes osteointegrados têm sido usados com sucesso para restabelecer função mastigatória e a estética em pacientes completa ou parcialmente desdentados. Embora esta forma de reabilitação apresente alta taxa de sucesso, a literatura revela uma incidência significativa de complicações técnicas. Muitos dos problemas relacionados com a utilização de implantes no tempo, têm sido sobretudo atribuídos à sobrecarrega implantar. O overload pode ser definido como uma carga que excede a capacidade de suporte biológico do osso e tecidos moles, e mecânica do implante e da sua prótese, resultando na falha biológica da osteointegração e a falha mecânica dos componentes implantares e ou da prótese. O objetivo deste trabalho consiste através de uma revisão bibliográfica narrativa, avaliar as consequências biológicas do overload num implante já osteointegrado. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada entre dezembro 2016 e maio 2017 recorrendo ao motor de busca Pubmed. Estudos experimentais animais e humanos, artigos de revisão e livros escritos em inglês e português. Dos 422 encontrados utilizamos 77 por se adequarem ao nosso trabalho. Os resultados foram posteriormente analisados, com o objetivo de avaliar a relação de causa efeito do overload na osteointegração num implante osteintegrado. Conclusão: Os resultados são limitados e inconclusivos. Não e possível estabelecer uma relação causa efeito entre overload e a falha da osteointegração do implante já osteointegrado.