Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-20"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Obesidade e saúde oral em crianças e adolescentesPublication . Costa, Diogo Oliveira da; Silva, RaquelObjetivo: Este estudo procura, através de uma revisão bibliográfica, debater e expor a relação entre a obesidade e a saúde oral em crianças e adolescentes, com especial foco para as duas principais causas de perda dentária: a cárie dentária e a doença periodontal. Metodologia: Foram utilizadas bases de pesquisa, nomeadamente: Scielo Brasil, PubMed, ScienceDirect, Elsevier, ReasearchGate e Wiley Online Library. As palavras-chave utilizadas para a pesquisa foram: “Obesity”, “Oral Health”, “Children”, “Adolescents”, “Periodontal Disease”. Foram ainda estipulados fatores de inclusão e de exclusão para a seleção das publicações, tendo-se totalizado 25 artigos científicos. Descrição: A obesidade é considerada uma doença crónica, tendo sido classificada como a “epidemia global do seculo XXI”. Devido à sua causa multifatorial, suspeita-se que possa estar relacionada com o desenvolvimento de certas patologias orais. A associação entre a obesidade e carie dentária é pouco clara. Porém, os processos inflamatórios desencadeados pela primeira poderão estar na origem e/ou exacerbar o desenvolvimento de doenças periodontais em crianças e adolescentes.
- Estudo comparativo de informação em saúde na internet sobre cárie, halitose e mononucleosePublication . Miguel, Cristiane Lopes; Bulhosa, José FriasMotores de busca da Internet podem ser uma fonte importante para que os pacientes acessem informações online relacionadas à saúde bucal, porém pouco se sabe sobre a avaliação das informações de saúde no mundo WEB. Objetivo: Avaliar as informações sobre cárie, halitose e mononucleose. As tendências de conteúdo das informações de saúde oral na internet e obter dados qualitativos e quantitativos para gerar hipóteses sobre o que os pacientes pesquisam e avaliar essas informações. Métodos: Foram selecionados 3 motores de pesquisa da Internet, Google, Bing e yahoo, por meio da avaliação dos 10 resultados da primeira página de cada um. Foram recolhidas informações num período de 48 horas e analisados comparativamente a informação dos conteúdos, científico “baseado na classificação do nível de evidência de Oxford”, clínico, operativo e preventivo sobre as três patologias. Resultados: O Google é o mais acessado e o Yahoo é o único entre os 3, que conta com um site dedicado à publicações sobre saúde oral. Foi encontrada uma concordância de aproximadamente 30% a 50% dos sites e a maioria apresentou conteúdo informações com linguagem corrente. Dentre eles, apenas um apresentou nível 1 de evidência científica, referente a cárie. Conclusão: A informação baseada cientificamente melhora a qualidade do que é lido pelos utentes por isso é necessário a verificação dos sites de saúde, pois a internet também é uma forma de promoção de saúde pública.
- Fosfopeptídeos de caseína: fosfato de cálcio amorfo no tratamento de lesões de cárie iniciaisPublication . Cerqueira, Bárbara Filipa Ferreira; Crespo, ManuelaIntrodução: A progressão das lesões de cárie iniciais é geralmente lenta, podendo ser controlada ou revertida, antes da cavitação. O complexo fosfopeptídeos de caseína - fosfato de cálcio amorfo tem demonstrado potencial anticariogénico ao induzir um estado de supersaturação de iões cálcio e fosfato na superfície dentária, iões estes que podem difundir-se em profundidade nas lesões cariosas subsuperficiais, promovendo assim a remineralização e prevenindo a sua desmineralização. Objetivo: Com este trabalho pretendeu-se realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre a ação do complexo fosfopeptídeos de caseína - fosfato de cálcio amorfo no tratamento de lesões de cárie iniciais. Metodologia: Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Elsevier, Scielo e Research Gate, utilizando as palavras-chave: “casein phosphopeptide-amorphous calcium phosphate”, “remineralization”, “initial caries lesions” e “efficacy”. Depois de aplicados os critérios de inclusão/exclusão definidos foram revistos 40 artigos.
- Cárie precoce da infância: etiologia inerente ao hospedeiroPublication . Gonçalves, Thiago Pinheiro Berger; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: O presente trabalho de revisão narrativa tem como objetivo evidenciar os fatores relacionados com o hospedeiro que estão associados à etiologia da cárie precoce da infância. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho de revisão foi efetuada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados: B-on, PubMed e Scielo utilizando as palavraschave: early childhood caries, susceptibility, etiology e host;; Foram estipulados fatores de inclusão e de exclusão para a seleção dos artigos, tendo sido obtido um total de 25 artigos. Descrição: A desnutrição durante a gestação e após o nascimento estão associados ao desenvolvimento de defeitos no esmalte que com a presença de placa bacteriana desencadeiam o desenvolvimento da cárie precoce da infância. A saliva apresenta-se como forma de defesa, proteção e como marcador de diagnóstico. A classe social está presente na maioria dos estudos, onde se destacam as deficiências na alimentação e os hábitos de higiene oral inadequados como agravantes para o desenvolvimento da doença.
- Uso de corticosteroides na cirurgia do terceiro molarPublication . Bela, Renata Tosi; Pimenta, AdrianaO uso dos corticosteroides, na redução do edema, dor e trismo, associados às cirurgias de terceiros molares tem sido investigado nas últimas décadas. Este estudo revê os trabalhos publicados na última década, que relataram os efeitos da dexametasona e/ou metilprednisolona, no controlo dessas sequelas pós-operatórias. Foram incluídos 29 artigos, destes, 19 avaliaram a dexametasona, 8 a metilprednisolona e 2 compararam a eficácia destes dois fármacos. Da sua análise conclui-se que os corticosteroides são úteis na redução dos sintomas pós-operatórios, com redução significativa do edema e trismo, embora o seu papel no controlo da dor não esteja bem estabelecido. São usadas doses, vias de administração e posologias diferentes, tendo a administração única pré-operativa sido considerada mais eficaz e a administração submucosa uma via alternativa de eficácia comparável às outras vias e com vantagens como a fácil execução, não necessitando de habilidade extra, e de não depender da adesão do paciente.
- Gestão das complicações pós-operatórias em implantologiaPublication . Amiach, Laura; Arcanjo, AlexandraHoje em dia, os implantes dentários são uma parte integrante do nosso arsenal terapeutico. A implantologia, como qualquer outra disciplina cirúrgica requer delicadeza, precisão e planeamento. Embora o médico dentista possa ser experiênciado, ele será confrontado inevitavelmente com falhas. Ele deve estar lá preparado para tal e precaver o paciente dele para isto. Estas falhas implantares representam cerca de 5% dos casos mas são um desafio real para os médicos. O objetivo é de demonstrar, de uma forma muito sucinta os vários tipos para as complicações existentes em implantologia, e mais precisamente as complicações pós-operatórias e como geri-los e preveni-las.
- Microcefalia: qual é o papel do odontopediatra?Publication . Alcântara, Iara Cristine Gaspar; Rodrigues, RitaObjetivo: É relatar qual o papel do odontopediatra na saúde oral dos recém-nascidos e crianças com microcefalia. Metodologia: Para o presente estudo foi realizada uma revisão de literatura, com recurso a artigos publicados em revistas cientificas disponíveis nas bases de dados: B-on, Lilacs, Medline e Scielo, tendo sido selecionados 40 artigos. Descrição: A microcefalia é uma malformação congénita em que o cérebro não se desenvolve de forma adequada, o perímetro cefálico de um recém-nascido é menor que dois desvios-padrão da média para a idade e sexo. Apesar desta patologia já ter sido descrita na literatura, só obteve maior ênfase após a sua possível associação com o vírus Zika, tornando-se uma grande preocupação para os profissionais da saúde. Uma vez que existem diversas manifestações orais é de extrema importância o acompanhamento pela área da medicina dentária.
- Variações anatómicas relacionadas com o nervo alveolar inferior e sua influência nas falhas anestésicasPublication . Farias, Felipe de Oliveira; Teles, Ana MouraO bloqueio do nervo alveolar inferior convencional é a técnica mais comumente utilizada para obtenção de analgesia pulpar em dentes posteriores inferiores e na região posterior da mandíbula. Contudo, esta técnica possui altos índices de insucesso, e estas taxas tornam-se ainda menores quando se tratam de pulpites agudas. A correta identificação das causas da falha anestésica dentária é essencial para adoptar as medidas necessárias para um bloqueio anestésico bem-sucedido. Este trabalho apresenta uma revisão acerca dos fatores anatómicos associados às falhas anestésicas do bloqueio do nervo alveolar inferior, com ênfase no papel do plexo cervical na inervação acessória do bordo posterior da mandíbula, através do nervo cervical transverso e do nervo grande auricular; bem como o canal mandibular bífido e as suas diferentes configurações anatómicas. As opções terapêuticas e evidências científicas disponíveis para uma melhor abordagem do bloqueio do nervo alveolar inferior serão discutidas.