Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-18"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Tratamento das fraturas condilares e subcondilaresPublication . Tanas, Francesco; Arcanjo, AlexandraA traumatologia é uma das patologias mais frequentes da área maxilo e crânio facial. Este trabalho tem como objecto o estudo das fracturas condilares, a classificação delas e o tratamento conservador e médico-cirurgico, através da utilização de vários tipos de placas de fixação (rétas, trapezoidais, a lambda ou y, e a grelha). Para a realização desta revisão foram consultados vários textos e artigos científicos sobre o argumento, utilizando as seguintes palavras-chave: “fraturas condilares”, “fraturas subcondilares”, “tratamento cirurgico das fraturas condilares”, “placas de titânio”, “osteosíntese”, “placa lambda”, “placa trapezoidal”, “placas 3D”.
- A importância da preparação cervical na instrumentação dos canais radicularesPublication . Cadorin, Simone Cristiane; Teles, Ana MouraO objetivo desta dissertação é o de realizar uma revisão da literatura sobre a pré-alargamento cervical do sistema de canais radiculares, ressaltando os benefícios, as limitações e apresentar alguns instrumentos disponíveis demonstrando a importância desta etapa na instrumentação dos canais radiculares. Entre os benefícios podemos citar: maior precisão na aferição do comprimento de trabalho e calibre apical, menor extrusão de detritos, redução da curvatura e interferências dentinárias permitindo um acesso mais direto à região apical. O risco de fratura do instrumento rotatório e perfuração do dente podem ser diminuídos pela preparação cervical aliada ao conhecimento da anatomia dentária e à correta seleção do instrumento. Os instrumentos rotatórios de níquel-titânio facilitam a preparação cervical com eficiente capacidade de corte, mantendo o canal centrado com menor quantidade de defeitos, elevando a qualidade e a segurança do tratamento endodôntico.
- Tratamento ortodôntico e a apneia obstrutiva do sonoPublication . Rocha, Vinicius Clemente da; Martins, Tiago BessaA apneia obstrutiva do sono é um distúrbio relacionado a respiração durante o sono que atinge indivíduos de todas as idades. Seu estudo e tratamento são de extrema importância, dada a alta prevalência na população e suas consequências, como a diminuição no desempenho neurocognitivo e no crescimento e sonolência e fadiga diurna excessiva. Entre os tratamentos, destacam-se o avanço ortopédico ou cirúrgico da mandíbula, visando corrigir a retroposição mandibular e a expansão rápida da maxila, que permite um reposicionamento da língua. O avanço estimula o crescimento mandibular de forma passiva ou ativa, avançando a língua e mudando as estruturas faríngeas. A expansão separa a sutura palatina mediana, expandindo a cavidade oral e envolve a colocação do aparelho fixo (Hyrax) dento-suportado por bandas cimentadas ou com cobertura acrílica por oclusal (McNamara). Mais estudos e meta análises são necessários para substanciar ainda mais o tratamento da apneia obstrutiva do sono pela ortodontia.
- Etiologia da peri-implantitePublication . Rosa, Inês Margarida Gomes; Oliveira, HélderA doença peri-implantar é um processo inflamatório nos tecidos à volta do(s) implante(s), que se pode dividir em duas fases. Inicia-se, sempre, por uma mucosite peri-implantar, que se não for tratada, pode evoluir para peri-implantite. Neste trabalho, visa-se compreender a etiologia da peri-implantite para que seja possível efetuar um diagnóstico correto e tomar decisões clínicas acertadas. Fatores de risco e a prevalência, também serão analisados. Para tal, efetuou-se pesquisa bibliográfica na base de dados eletrónica PubMed. A pesquisa foi restrita aos idiomas: Português, Inglês e Espanhol e apenas estudos realizados em humanos foram considerados. A etiologia da peri-implantite é multifatorial, bastante complexa e controversa. A presença de placa bacteriana é a principal causa das doenças peri-implantares. Outros fatores são considerados de risco mas não são, por si só, causadores de peri-implantite. Mais estudos são necessários para aprofundar este tema e haver maior consenso entre os autores.
- Verticalização de molares inferioresPublication . Tavares, Rosângela Pereira; Reis, NelsoNa prática clínica quotidiana deparamo-nos frequentemente com molares inferiores inclinados mesialmente, pela perda precoce de dentes decíduos, permanentes ou agenesia de segundos pré-molares que conduzem a alterações da posição dos dentes contíguos aos espaços edêntulos que comprometem a estabilidade oclusal. A correção ortodôntica deverá levar em conta fatores como: a severidade da inclinação, o estado periodontal e os aspectos biomecânicos da verticalização dos molares. Após uma revisão bibliográfica sobre o tema, a autora apresenta diferentes dispositivos de verticalização descritos na literatura científica evidenciando os princípios biomecânicos e os efeitos colaterais subjacentes.
- Repercussão da periodontite na reabilitação oral de implantes dentáriosPublication . Cunha, Karina Zoppi; Macedo, José PauloA osteointegração possibilitou para a implantologia o aumento dos percentuais de sucesso dos implantes em função. No entanto, os factores de risco para a peri-implantite desempenham uma ameaça para essa taxas. O objetivo deste trabalho é ilustrar os principais factores de risco para peri-implantite destacando-se entre eles, o histórico da doença periodontal. Esta revisão de literatura foi realizada a partir de uma pesquisa de artigos publicados entre 2013 e 2017 nas bases de dados Medline/Pub Med e b-on, via Universidade Fernando Pessoa. Portanto, tem-se que a periodontite é um factor de risco à peri-implantite e a terapia de suporte periodontal é fundamental para a manutençāo e longevidade do implante em função para os doentes com histórico de doença periodontal.
- Procedimentos pré-implantaresPublication . Ammar, Marion Vicky Hanna; Arcanjo, AlexandraIntrodução: A Implantologia oferece aos pacientes, e aos médicos-dentistas, uma possibilidade de escolha para o tratamento de muitos tipos de desdentados. De facto, ao contrário das alternativas tradicionais, a prótese implanto-suportada não possui qualquer apoio sobre os dentes residuais. Desta forma, ela não poderá danificar estes dentes com acções como a mastigação ou a deglutição. Objectivos: Neste trabalho, vamos explicar a consulta pré-operatória em implantologia e os diferentes procedimentos usados nos diferentes casos de pacientes com problemas de edentulismo. Vamos demonstrar a importância desta consulta antes do acto cirúrgico.
- Tratamento da lesão do nervo dentário inferior após extração de terceiro molar: revisão bibliográficaPublication . Tavares, Roseli Pereira; Arcanjo, AlexandraA extração cirúrgica de terceiros molares inferiores é um procedimento comum na cirurgia oral. Como a extração é um procedimento traumático, podem ocorrer complicações pós – operatórias que com frequência envolvem as estruturas anatómicas da região do terceiro molar inferior. A lesão do nervo dentário inferior é uma das complicações graves que pode ocorrer. O profissional precisa ter conhecimento das técnicas cirúrgicas e do tratamento adequado dessas complicações indicados na literatura. O tratamento varia entre o clínico e o cirúrgico, sendo o clínico a primeira escolha, uma vez que a maioria dos casos se resolve espontaneamente. Concluiu-se que apesar dos diferentes meios de tratamento, ainda não existe um protocolo eficaz para o tratamento das lesões. Este trabalho visa descrever o tratamento da lesão do nervo dentário inferior após extração dos terceiros molares através de uma revisão bibliográfica da literatura.
- Posição tridimensional ideal do implante em maxila anteriorPublication . Sauer, Paula Maibon; Macedo, José PauloDevido às mudanças ocorridas pela evolução da Odontologia, a busca pela estética tem sido frequente. A implantologia seguindo esta evolução, passou a não só se preocupar em reabilitar funcionalmente o doente desdentado parcial ou total como, em reabilita-lo esteticamente. O contorno ósseo e gengival é um fator imprescindível para o sucesso estético de uma reabilitação anterior com implantes ósseo integrados. Buscando a manutenção desse contorno estético vários autores publicaram trabalhos descrevendo a posição ideal do implante dentário anterior para se obter excelência estética. Foi então realizada, uma breve revisão da literatura recente com os métodos descritos para obtenção de contornos gengivais estéticos em reabilitações com implantes dentários em maxila anterior e concluiu-se que os recursos descritos são aplicáveis e permitem a otimização dos resultados.
- O impacto da toxicodependência na saúde oralPublication . Unia, Sébastien René Mathieu; Pinho, Mónica MoradoA toxicodependência é um problema de saúde pública acerca do qual todo Médico Dentista deve ter conhecimento, dada a sua incidência e impacto na saúde oral. A pesquisa bibliográfica foi realizada recorrendo-se ao motor de busca “MEDLINE/Pubmed”, utilizando-se os seguintes termos do MeSH: “toxicodependência”, “abuso de drogas”, “cannabis”, “cocaína”, “ecstasy”, “heroína” e “oral health”. Foram considerados estudos publicados entre 1987 e 2017 em Português, Francês e Inglês. Os artigos que não possuíam informação consoante estes critérios foram excluídos. Para cada uma das drogas estudadas, os efeitos gerais da droga sobre a saúde geral serão apresentados, e os efeitos que se manifestam sobre a saúde oral serão analisados e aprofundados. Esta pesquisa relaciona os desafios do diagnóstico face aos múltiplos efeitos das drogas no organismo e demonstra que este problema tem vindo a ser subestimado, sendo portanto urgente informar os Médicos Dentistas sobre a incidência, sinais e sintomas e modo de intervenção das drogas ditas ilícitas, uma vez que o confronto com o problema poderá acontecer passando despercebido caso não exista conhecimento dele.