Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Problemas de comportamento no ensino pré-escolar: causas e estratégias utilizadas em sala de aulaPublication . Mendes, Filipa Moreira; Saavedra, LuísaO presente estudo, procura contribuir para uma melhor compreensão dos problemas de comportamento que cada vez mais vão surgindo no ensino pré-escolar, bem como as suas causas. Outra vertente, deste estudo visa identificar as estratégias que as educadoras possam recorrer, por forma a prevenir ou resolver, os conflitos nas suas salas de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, que foi levado a cabo junto de catorze educadoras de cinco jardins-de-infância da rede privada e dois da rede pública. Desta forma definiram-se dois objetivos gerais: 1. Detetar as causas dos problemas de comportamento no contexto de sala de aula no ensino pré-escolar em cinco Jardins-de-Infância da cidade de Angra do Heroísmo; 2. Perceber se as estratégias utilizadas pelas educadoras de infância, para prevenir ou remediar problemas de comportamento, alteram esses comportamentos. A discussão contribuiu para conceptualizar e clarificar os conceitos de problemas de comportamento na educação pré- escolar. As conclusões indicam que os dados obtidos corroboram a teoria já existente sobre a temática em causa, no entanto pode-se inferir deste estudo que, crianças em idade pré-escolar, são a população ideal para a observação, compreensão e despiste de problemas comportamentais, pois nos jardins-de-infância podem-se desenvolver áreas de competência pró-social, tendo o educador um papel fundamental. Foi possível constatar também, que apesar dos educadores terem à sua disposição uma vasta panóplia de estratégias para a prevenção e resolução de comportamentos desviantes isto nem sempre se verificou devido a diversos fatores.
- Relação entre as disfunções temporomandibulares e a postura cervicalPublication . Elias, Millie Bouskela; Sardinha, Joana; Barbosa, CláudiaAs disfunções temporomandibulares (DTMs) afetam os músculos da mastigação e/ou a articulação temporomandibular, bem com, estruturas associadas podendo levar ao aparecimento de uma série de sinais e sintomas muito diversos. Devido à íntima relação existente entre os músculos da cabeça e região cervical com o sistema estomatognático, e sendo crescente o número de pacientes com DTMs e concomitantemente com alterações posturais, alguns autores, sugerem a participação da postura corporal e, em particular, da cabeça na génese e perpetuação das DTMs. Este trabalho tem como objetivo, através de um revisão narrativa da literatura, avaliar se existe relação entre postura cervical e disfunção temporomandibular. A evidência científica, até à data, ainda não é conclusiva da importância real da postura cervical como factor de risco de DTM, sendo que mais estudos clínicos caso-controlo, randomomizados, são necessários de forma a esclarecer esta relação.
- A motivação na promoção do sucesso educativo em escolas do 1º Ciclo no concelho do MachicoPublication . Olival, Maria Fátima Roque Franco; Saavedra, LuísaO presente projeto de investigação focou-se na problemática da motivação na promoção do sucesso educativo do aluno e foi desenvolvida na população docente das escolas do Concelho de Machico, com o objetivo de compreender a relação entre a motivação, o bom desempenho escolar e o sucesso educativo. Foi feita uma abordagem quantitativa, baseada num inquérito por questionário aplicado a 70 professores que lecionam o 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Machico, na Região Autónoma da Madeira (RAM). Concluiu-se, tendo em conta a opinião dos inquiridos: - Que a motivação surge como um desafio com o qual o agente educativo se deve confrontar, pois as suas implicações aparecem de forma direta na qualidade do envolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. - Que o professor deve ser um agente com conhecimento académico e metodológico para uma prática pedagógica bem sucedida. - Que um aluno motivado envolve-se ativamente em todo o processo de aprendizagem, empenhando-se e persistindo em atividades/tarefas desafiadoras, avaliando esforços, utilizando estratégias adequadas, procurando desenvolver novas competências de compreensão e de domínio dos conhecimentos. - Que uma relação de confiança entre a família e a escola é facilitadora de um clima potenciador de motivação e consequentemente de sucesso, daí a importância da escola como entidade promotora da aproximação dos pais a esta instituição, criando um processo comunicacional inteligível e motivador. Após estas reflexões sobre os dados recolhidos, apresenta-se uma proposta de formação para professores, no âmbito do tema em estudo.
