Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Peri-implantite: do diagnóstico ao tratamento!Publication . Rosi, Caterina; Macedo, José PauloOs implantes dentários são hoje em dia amplamente divulgados e aceites como tratamento de reabilitação, em consequencia o estudo da doença peri-implantar é tema de crescente interesse para todos os especialistas implanto-próteticos. A mucosite, ou seja, a lesão inflamatória primária confinada aos tecidos moles, e a periimplantite, ou seja, a consequente infecção avançada do tecido ósseo peri-implantar, são doenças em que a primeira linha de defesa, para o clínico, consiste na identificação precoce dos sinais porque apenas o diagnóstico imediado permite a intervenção imediata e eficaz. Este trabalho tem como objetivo rever a literatura cientifica existente sobre a peri-implantite para lidar com os aspectos fundamentais da doença. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram consultados artigos científicos em revistas dentárias específicas, artigos científicos disponíveis na net e livros relevantes, publicados ao longo do período de tempo entre os anos de 1992 e 2016.
- Métodos alternativos ao uso dos instrumentos rotativos no tratamento de cáriesPublication . Teixeira, Olivier Silva; Silva, CristinaIntrodução: Nos últimos anos, tem surgido na Medicina Dentária novas técnicas e materiais, que têm sido melhorados de modo a permitir o conforto do paciente e a preservação da estrutura dentária sadia através do conceito de medicina dentária minimamente invasiva. Este conceito é de grande importância na clinica de odontopediatria, isto pois o tratamento restaurador com o uso de instrumentos rotativos gera muita ansiedade e medo nas crianças. Objectivo: O objectivo do presente trabalho consiste na elaboração de uma revisão bibliográfica da eficiência e eficácia dos métodos alternativos aos instrumentos rotativos, sendo este o principal propósito da motivação do autor: a de conseguir quebrar o receio, medo e fobia que muitas crianças têm aos instrumentos rotativos, proporcionando-lhes estas abordagens mais conservadoras e menos dolorosas, não só em termos físicos mas também psicológicos. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi efetuada nos motores de pesquisa da MEDLINE/Pubmed, ScienceDirect e SCOPUS, no período compreendido entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017, com as seguintes palavras-chave isoladas e combinadas entre elas: chemomechanical caries removal, Carisolv, Papacárie, air abrasion, caries removal, bioactiveglass, laser caries removal e laser Er:YAG. Conclusão: Existem alternativas viáveis aos instrumentos rotativos, não comprometendo o sucesso do tratamento da doença de cárie, visto que alguns métodos são tão eficazes como os instrumentos rotativos. Estes métodos alternativos são de grande importância, pois permitem ao Médico Dentista uma alternativa aquando necessário tratamentos envolvendo pacientes com necessidades especiais. Quanto ás técnicas apresentadas é necessário que o profissional respeites as indicações e contraindicações e a sua aplicabilidade deve ser analisada individualmente em cada caso a fim de escolher o melhor método.
- BDSM: no limiar do consentimento sexualPublication . Abreu, Sara Matos; Santos, Luís; Cardoso, JorgeAs práticas BDSM (Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão e Sadomasoquismo) têm sido pouco exploradas pela investigação científica portuguesa. O consentimento sexual é o elemento central da comunidade BDSM e também o aspeto que diferencia estas atividades de práticas abusivas. Este estudo tem como objetivos a caraterização sociodemográfica dos praticantes BDSM, das suas práticas preferenciais e dos papéis por estes desempenhados. O propósito central é o de identificar a presença de participantes que tenham sido alvos de abuso ou desrespeito do consentimento sexual e a comparação de atitudes face ao consentimento sexual entre participantes BDSM e não-BDSM. A investigação é de caráter exploratório e quantitativo com uma amostra de conveniência de 120 participantes, dos quais 60 pertencem ao grupo BDSM e os restantes ao grupo não-BDSM. Foram aplicados, aos dois grupos de participantes, um questionário sociodemográfico e a Escala de Consentimento Sexual (Sexual Consent Scale (Humphreys & Brousseau, 2010, versão traduzida e adaptada por Abreu & Cardoso, 2016). Composto essencialmente por sujeitos heterossexuais e bissexuais, o grupo BDSM está maioritariamente envolvido em relacionamentos de compromisso, alguns deles já divorciados e viúvos. Alguns praticantes revelam ter sido vítimas de abuso ou desrespeito do seu consentimento e, a maioria afirma que numa situação de abuso iria denunciar a ofensa às autoridades policiais. O contrato escrito como meio de negociação do consentimento sexual. O grupo não-BDSM revela uma maior falta de perceção do controlo comportamental enquanto o grupo BDSM revela mais atitudes positivas face ao consentimento sexual. Os resultados da presente investigação sugerem que os conhecimentos relativos à comunidade e práticas BDSM carece de investigação científica.