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- With or without light: comparing the reaction mechanism of dark-operative protochlorophyllide oxidoreductase with the energetic requirements of the light-dependent protochlorophyllide oxidoreductasePublication . Silva, Pedro J.The addition of two electrons and two protons to the C17=C18 bond in protochlorophyllide is catalyzed by a light-dependent enzyme relying on NADPH as electron donor, and by a light-independent enzyme bearing a (Cys)3Asp-ligated [4Fe-4S] cluster which is reduced by cytoplasmic electron donors in an ATP-dependent manner and then functions as electron donor to protochlorophyllide. The precise sequence of events occurring at the C17=C18 bond has not, however, been determined experimentally in the dark-operating enzyme. In this paper, we present the computational investigation of the reaction mechanism of this enzyme at the B3LYP/6-311+G(d,p)//B3LYP/6-31G(d) level of theory. The reaction mechanism begins with single-electron reduction of the substrate by the (Cys)3Asp-ligated [4Fe-4S], yielding a negatively-charged intermediate. Depending on the rate of Fe-S cluster re-reduction, the reaction either proceeds through double protonation of the single-electron-reduced substrate, or by alternating proton/electron transfer. The computed reaction barriers suggest that Fe-S cluster re-reduction should be the rate-limiting stage of the process. Poisson-Boltzmann computations on the full enzyme-substrate complex, followed by Monte Carlo simulations of redox and protonation titrations revealed a hitherto unsuspected pH-dependence of the reaction potential of the Fe-S cluster. Furthermore, the computed distributions of protonation states of the His, Asp and Glu residues were used in conjuntion with single-point ONIOM computations to obtain, for the first time, the influence of all protonation states of an enzyme on the reaction it catalyzes. Despite exaggerating the ease of reduction of the substrate, these computations confirmed the broad features of the reaction mechanism obtained with the medium-sized models, and afforded valuable insights on the influence of the titratable amino acids on each reaction step. Additional comparisons of the energetic features of the reaction intermediates with those of common biochemical redox intermediates suggest a surprisingly simple explanation for the mechanistic differences between the dark-catalyzed and light-dependent enzyme reaction mechanisms.
- Model of Digital Mediation to support Communication between Teachers Unions and the Education CommunityPublication . Agante, Pedro; Quental, Carlos; Gouveia, Luis Borges
- A espacialidade do corpo: a interface entre o físico e o tecnológicoPublication . Caversan, Walquiria; Torres, RuiO objeto de estudo desta pesquisa está engendrado nas reflexões sobre o corpo e suas possíveis configurações, pautadas pela ciência, arte e tecnologia e tangenciadas à passagem do real para o virtual, do analógico ao digital, e principalmente da interface entre o físico e o tecnológico. A tese profere um universo teórico, e deste embasamento se ambiciona realizar um objeto criativo, configurado em um livro-roupa, que como expansão de desenvolvimento, se conclui no desenvolvimento de um site interativo. O conceito do trabalho é servir-se do livro como metáfora do corpo-informação, através da roupa que substitui as páginas do livro e que veste o corpo bidimensional. A roupa referencia a pele como órgão sensível e comunicador, nela sendo estampados códigos de barra do gênero QR Code, que permitam a interface entre o universo analógico e digital. A partir da leitura deste código pelas câmeras de um celular ou de um computador, podem-se acessar novas informações conexas ao universo corpóreo.
- A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológicaPublication . Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos; Costa, AnaA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual baseia-se em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao proporcionar o direito à educação de todos os alunos independentemente das problemáticas que evidencie. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º ciclo) face ao apoio aos alunos com NEE antes e depois da extinção do par pedagógico. A estratégia de investigação seguiu a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista. Envolveu-se na pesquisa um número limitado de entrevistados (professores de EV e ET a lecionar em escolas do Minho), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à Inclusão de alunos com NEE na disciplina de EV e ET e à dificuldade ou não de apoio a esses alunos com e sem par pedagógico. Os resultados, advindos do presente estudo de investigação, permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que a disciplina de EV e ET é benéfica para os alunos com NEE. Ao referirem-se ao par pedagógico salientaram a sua não concordância com a sua extinção, pois o tipo de trabalho e até o tipo de material e de recursos pedagógicos que são usados no decurso das aulas requer um apoio mais individualizado, sobretudo aos alunos com NEE, pelo que era mais fácil e maior o apoio prestado aos alunos com NEE quando existia o par pedagógico.
- A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomiaPublication . Vilaverde, Rosa Maria de Macedo; Costa, AnaO professor de Educação Tecnológica para além de se preocupar com os conteúdos a serem trabalhados, deve também, ter em atenção o aspeto afetivo. O autoconceito e a autoestima que o aluno desenvolva terá reflexos nas suas ações e até na forma como é percecionada pelos outros. O aluno quando tem uma visão negativa de si, evidencia um comportamento diferente dos outros colegas como, agressividade ou apatia e, frequentemente, é considerado desleixado, desatento, irresponsável, ou seja, um “aluno-problema”. O presente trabalho apresenta como temática central: recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos alunos do 2º ciclo sobre a disciplina de Educação Tecnológica face ao seu desenvolvimento, nomeadamente no que se refere ao seu autoconceito, autoestima e à sua expressão livre. A estratégia de investigação seguiu a observação quantitativa, utilizando o inquérito por questionário com respostas fechadas. Envolvemos no questionamento um número limitado de inquiridos para a obtenção de respostas objetivas e credíveis. Constatou-se que 89,8% dos alunos participantes neste estudo, valorizam o facto de esta disciplina os ajudar a adquirir confiança; 86,4% dos elementos inquiridos, o projeto de trabalho desenvolvido em Educação Tecnológica ajuda o aluno a conhecer-se e a conhecer os outros e 89,8% entendem que a Educação Tecnológica os ajuda a expressar as suas ideias. Quando questionados quanto à ajuda da disciplina para obter uma boa imagem de si mesmo, 83,1% da amostra afirma ajuda-lo a exprimir livremente o que pensa.
- Importância da Impressão Definitiva para o sucesso de uma Prótese Fixa ConvencionalPublication . Sánchez Hernández, Karen Alejandra; Nóbrega, Ana RitaA impressão é uma etapa fundamental em um tratamento reabilitador protésico. Ela é a transferência da situação clínica para o laboratório de prótese dentária. Quanto maior a precisão deste procedimento, mais informações serão obtidas no modelo de gesso, proporcionando melhores condições para que o protésico realize um trabalho bem sucedido. Existem muitos materiais de moldagem, entre eles destacam-se os elastómeros, são eles: polissulfeto, poliéter, silicone por adição e silicone por condensação. Para que o Médico Dentista tenha sucesso clínico deverá escolher aquele que mais domina. Em relação à estabilidade dimensional destes materiais, os mais estáveis são o poliéter e o silicone por adição, seguidos do polissulfuros e por último o silicone por condensação. Para a utilização destes materiais o Médico Dentista deve conhecer as diferentes técnicas de moldagem, entre elas: técnica da dupla impressão, técnica da mistura múltipla e a técnica monofásica. Como também os diferentes métodos de afastamento gengival, para o melhor manuseio dos tecidos moles. É importante que o Médico Dentista seja consciente e avalie com muita atenção as impressões realizadas, já que a partir delas depende o êxito do restauro protésico.
- A importância da avaliação da empregabilidade na gestão da qualidade da formação profissional: estudo de caso no CENFIMPublication . Alves, Maria de Lurdes Moreira Gomes; Fonseca, AnaO presente estudo de investigação procura demonstrar a importância da utilização da avaliação da empregabilidade como ferramenta do sistema de gestão da qualidade numa organização que presta serviços de formação. No sentido de desenvolver e enquadrar o tema, discutir-se-ão aspetos relacionados com conceitos de qualidade, sistemas de gestão da qualidade, importância da qualidade nos serviços, mais concretamente num Centro de Formação Profissional, conceitos de empregabilidade, o papel dos contextos de trabalho na construção da empregabilidade, e será feita a análise da utilização da avaliação da empregabilidade como indicador da qualidade através de um estudo do caso no CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. A metodologia de trabalho no estudo de caso consistiu em questionar todos os formandos que terminaram percursos formativos de longa duração, 15 dias, 6 meses e 12 meses após o términus da ação de formação, relativamente à sua situação profissional. Os dados recolhidos foram trabalhados com recurso a técnicas estatísticas simples. O estudo termina com a comparação da conceptualização teórica com os resultados práticos obtidos no estudo de caso, na tentativa e responder aos objetivos propostos. Os resultados obtidos no presente trabalho demonstram a viabilidade prática e a relevância da realização de estudos da empregabilidade em organizações que prestam serviços de formação profissional. Salienta-se então como conclusão principal que a inclusão da avaliação da empregabilidade como ferramenta de diagnóstico e melhoria do serviço prestado é uma mais-valia para este tipo de organizações, e como tal deve ser incluída no seu Sistema de Gestão da Qualidade.
- Avaliação da satisfação de pacientes portadores de próteses removíveisPublication . Romeu, Filipa dos Anjos; Gavinha, SandraObjetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação de pacientes portadores de próteses removíveis nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária (CPMD) da Universidade Fernando Pessoa, no que remete à qualidade vida e à influência na sua condição oral. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionada uma amostra de 100 pacientes, reabilitados com prótese removível, que frequentaram as CPMD da Universidade Fernando Pessoa. Para efeito utilizou-se um questonário, aplicado pela autora a cada paciente no período correspondente a Fevereiro e Junho de 2014. A elaboração do mesmo teve como fundamento teórico uma pesquisa bibliográfica na Pubmed, datada desde 2008 até 2014, com as palavras-chave: “removable prosthetic dental”, “satisfaction”, “removable dental prosthesis”, “removable dental prosthodontics”, “tooth loss”, “oral satisfaction”, “prosthesis”, “remobable dentures”, “quality life” e “dentures”. Resultados/Conclusões: No estudo realizado, verificou-se que os pacientes que afirmam estar satisfeitos com a sua prótese são aqueles que apresentam maior Qualidade de Vida Relacionada com Saúde Oral (QVRSO) (30%). O edêntulismo total ou a Classe I de Kennedy inferior são o tipo de desdentação que mais contribui para uma pior QVRSO (20,9%). Não foi encontrada, no presente estudo, qualquer associação entre QVRSO e factores socio-demográficos ou parâmetros de avaliação clínica.
- Desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de estimulação cognitiva e sensorial para idosos institucionalizadosPublication . Araújo, Ana Lúcia Bezerra; Meneses, RutePartindo do princípio que o envelhecimento começa desde que o indivíduo nasce até que morre, é fundamental encarar esta realidade de forma natural. Por isso, torna-se cada vez mais premente proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo, menos sedentário e alicerçado em atividades variadas, visando, assim, a manutenção do corpo e mente ativos. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal testar a eficácia de um programa de estimulação cognitiva e sensorial a nível do bem-estar subjetivo, da perceção do desempenho cognitivo e do desempenho cognitivo de um grupo de idosos. A amostra é constituída por 22 idosos institucionalizados, com idades compreendidas entre os 66 e 90 anos, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, 9 pertencentes ao Grupo de Intervenção e 13 pertencentes ao Grupo de Comparação (os que decidiram participar na intervenção). Os instrumentos utilizados incluem um Questionário Sociodemográfico, o Índice de Bem-Estar Pessoal, a Escala de Funcionamento Cognitivo do Eplesy Surgery Inventory-55, Mini-Mental State Examination, a Escala de Satisfação e o HAT (Aspetos Únicos da Terapia). Verificou-se uma melhoria ao nível de bem-estar subjetivo e perceção do desempenho cognitivo no grupo de intervenção da pré para a pós-intervenção, verificando-se o inverso em relação ao desempenho cognitivo. O grupo de comparação apresentou diferenças, da primeira para a segunda avaliação, no mesmo sentido. Consequentemente, os resultados não apoiam a eficácia do programa de intervenção desenvolvido e implementado tendo em consideração os indicadores selecionados.
- Negócio e Redes Sociais: fusão ou confusãoPublication . Gouveia, Luis Borges