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- A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação visual e educação tecnológicaPublication . Teixeira, Marta Maria Chambel dos Santos; Costa, AnaA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola atual baseia-se em princípios democráticos, de justiça social e igualdade de oportunidades ao proporcionar o direito à educação de todos os alunos independentemente das problemáticas que evidencie. O presente trabalho apresenta como temática central recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (2º ciclo) face ao apoio aos alunos com NEE antes e depois da extinção do par pedagógico. A estratégia de investigação seguiu a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista. Envolveu-se na pesquisa um número limitado de entrevistados (professores de EV e ET a lecionar em escolas do Minho), para a obtenção de respostas objetivas e credíveis, no que diz respeito à Inclusão de alunos com NEE na disciplina de EV e ET e à dificuldade ou não de apoio a esses alunos com e sem par pedagógico. Os resultados, advindos do presente estudo de investigação, permitem concluir que os docentes entrevistados consideram que a disciplina de EV e ET é benéfica para os alunos com NEE. Ao referirem-se ao par pedagógico salientaram a sua não concordância com a sua extinção, pois o tipo de trabalho e até o tipo de material e de recursos pedagógicos que são usados no decurso das aulas requer um apoio mais individualizado, sobretudo aos alunos com NEE, pelo que era mais fácil e maior o apoio prestado aos alunos com NEE quando existia o par pedagógico.
- A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomiaPublication . Vilaverde, Rosa Maria de Macedo; Costa, AnaO professor de Educação Tecnológica para além de se preocupar com os conteúdos a serem trabalhados, deve também, ter em atenção o aspeto afetivo. O autoconceito e a autoestima que o aluno desenvolva terá reflexos nas suas ações e até na forma como é percecionada pelos outros. O aluno quando tem uma visão negativa de si, evidencia um comportamento diferente dos outros colegas como, agressividade ou apatia e, frequentemente, é considerado desleixado, desatento, irresponsável, ou seja, um “aluno-problema”. O presente trabalho apresenta como temática central: recolher, analisar, compreender, e objetivar as perceções dos alunos do 2º ciclo sobre a disciplina de Educação Tecnológica face ao seu desenvolvimento, nomeadamente no que se refere ao seu autoconceito, autoestima e à sua expressão livre. A estratégia de investigação seguiu a observação quantitativa, utilizando o inquérito por questionário com respostas fechadas. Envolvemos no questionamento um número limitado de inquiridos para a obtenção de respostas objetivas e credíveis. Constatou-se que 89,8% dos alunos participantes neste estudo, valorizam o facto de esta disciplina os ajudar a adquirir confiança; 86,4% dos elementos inquiridos, o projeto de trabalho desenvolvido em Educação Tecnológica ajuda o aluno a conhecer-se e a conhecer os outros e 89,8% entendem que a Educação Tecnológica os ajuda a expressar as suas ideias. Quando questionados quanto à ajuda da disciplina para obter uma boa imagem de si mesmo, 83,1% da amostra afirma ajuda-lo a exprimir livremente o que pensa.