Cibertextualidades - Nº 03, 2009
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cibertextualidades - Nº 03, 2009 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Análise de produções em linguagem hipermidiáticaPublication . Petry, Arlete dos Santos; Rui TorresEste texto se propõe a apresentar, empírica e teoricamente, possibilidades metodológicas para a análise de hipermídia, sendo que algumas dessas propostas são apenas indicadas, enquanto outras, experimentadas. Ao realizar as análises percebeu-se três possíveis tendências metodológicas, mesmo que nem sempre os autores explicitem uma preocupação no sentido da organização de uma metodologia. Feito esse trajeto, a reflexão recairá sobre o lugar da metodologia nessa nova linguagem que se passa a produzir. This paper aims to present, both empirically and theoretically, methodological possibilities for the analysis of hypermedia. Some of these propositions are just indicated, while others are experimented. When the analyses were done, three possible methodological tendencies were perceived, even though the authors do not always make clear their concern in the sense of the organization of a methodology. Upon the completion of this trajectory, the reflection will fall upon the place of the methodology in this new language that is being currently produced.
- Existe um novo cordel? Imaginário, tradição e ciberculturaPublication . Amorim, Maria Alice; Rui TorresConforme lembra Vieira (2006), o cordel é um todo sistêmico: envolve confluência de vários textos, conectividade de diversos sub-sistemas sígnicos. Espécie de contraponto à tradição, a cibercultura aparece como um modo de envolvimento entre cordelistas que, no ciberespaço, criam estratégias de comunicação, de emulação poética, e novo gênero cordelístico: as pelejas virtuais. Importante averiguar se, e em que medida, o diálogo entre cibercultura e tradição permite vislumbrar um “novo cordel” nas temáticas, nas estruturas do verso, do imaginário e do pensamento poético. As Vieira points out (2006), Cordel poetry is a systemic whole; it involves a confluence of different texts and the connectivity of different sub-systems of meaning. As a kind of counterpoint to tradition, cyberspace emerges as a mode of involvement between cordel poets, who use it to create communication strategies, poetic emulation and a new cordel genre: virtual competitions. It is important to determine whether and to what extent the dialogue between cyberculture and tradition allows glimpsing a “new cordel poetry” in the themes addressed, structures of the verse, the imagination and poetic thought.
- Um insignificante ataque poético-enciclopédico no ciberespaçoPublication . Nunes, Fábio Oliveira; Franco, Edgar; Rui TorresEm sistemas computacionais, o termo “livre” suscita a idéia do fim de monopólios, do fim do poder econômico exercido nas redes e da liberdade de conteúdos. Um dos maiores exemplos desta concepção é a enciclopédia Wikipédia, muitas vezes questionada pela fiabilidade de suas informações. Dentro deste contexto, os artistas Edgar Franco e Fábio Oliveira Nunes vêm desenvolvendo o projeto de webarte Freakpedia, uma enciclopédia de caráter colaborativo e irônico na qual são especialmente aceitas contribuições de verbetes de pouca ou nenhuma relevância. Este artigo contextualiza esse projeto, trazendo uma compilação das políticas envolvidas na instauração da comunidade. The term “free” in computational systems involves the idea of the end of monopolies and economic power exerted in Internet and of the freedom of contents. One of greatest examples in this conception is the encyclopedia Wikipedia, many times questioned for the trustworthiness of its information. In this context, Brazilian artists Edgar Franco and Fábio Oliveira Nunes are developing the webart project Freakpedia, a collaborative and ironic encyclopedia in which will be especially accepted little and irrelevant contributions. This article introduces this project, bringing a compilation of involved politics in instauration of the community.
- A im@gem pensa: aspectos quânticos da imagem cibernéticaPublication . Petry, Luís Carlos; Rui TorresO presente texto trata dos aspectos gerais e ainda introdutórios de um fundamento possível da imagem de síntese ou digital no ciberespaço, mostrando a pertinência da idéia da imagem como conceito e exemplificando-a em diversas situações e produções digitais. Discute alguns pontos de vista correntes acerca da concepção e produção de imagens de síntese, relacionandoos com os postulados da fenomenologia. Através da análise de exemplos que levam em conta a concepção do universo digital da imagem, busca uma relação dos fundamentos da imagem de síntese com o pensamento ciberquântico atual. This paper deals with the general, and still introductory, aspects of a possible methodology for the understanding of digital or synthetic images in cyberspace, and shows the pertinence of the idea of image as a concept, exemplifying it in several situations and digital productions. The paper also aims to argue some current views regarding the conception and the production of synthetic images, relating them with the postulates of phenomenology. By means of the analysis of examples which take into consideration the conception of the digital universe of the image, it searches for a relation between the fundamentals of synthetical image and current cyberquantic thinking.
- TECNOMPB: taxonomia conceitual para uma abordagem tecnocêntrica das formas culturaisPublication . Basbaum, Sergio Roclaw; Goldstein, Ilana Seltzer; Meneguette, Lucas; Vicente, Dino de Lucca; Rui TorresEste artigo apresenta uma estrutura conceitual desenvolvida em uma equipe interdisciplinar, visando tratar as relações entre tecnologia e formas musicais, com recorte na música popular brasileira do século XX, e segundo um tecnocentrismo horizontal de inspiração mcluhaniana: a tecnologia, ao mesmo tempo em que é fruto do contexto sociocultural, projeta sobre o real os conceitos de onde emerge. Entre as categorias utilizadas em nossa taxonomia estão: dispositivo, aparelho, aparato, matrizes tecnológicas e funções - aplicadas à compreensão de fenômenos, movimentos e escolhas características de cada momento. Ao final, apresentamos um breve exemplo de aplicação destas categorias e conceitos à indústria fonográfica e ao rádio. This paper presents a conceptual framework developed by an interdisciplinary team to take account on the relationship between technology and musical expressions, specifically on Brazilian popular music of the twentieth century, and according to a McLuhan-inspired horizontal tecnocentrism: technology, whilst a result of the sociocultural context, projects over reality the conceptual structure from which it emerges. Among the categories used in our taxonomy are: dispositive, equipment, apparatus, technological matrixes and functions – applied to the understanding of musical phenomena, movements and choices characteristics of each moment. Afterwards, we present a brief example of application of this theoretical framework to the phonographic industry and radio.
- O acaso e a criação de novas estruturas reticularesPublication . Poltronieri, Fabrizio Augusto; Rui TorresO presente texto tem por objeto central de estudo o Acaso, buscando estabelecer ligações entre tal conceito e as estruturas encontradas nas linguagens reticulares digitais. O estudo parte da reflexão da semiótica peirciana acerca do modo de ser do Acaso, procurando identificar suas características e a importância do estabelecimento de jogos conceituais entre este e a reticularidade digital. Partindo da constatação de que o Acaso é elemento presente em todo fenômeno, por ser primeiro, estabelece-se uma relação de distribuição de qualidades nos sistemas hipermidiáticos. Procura-se desfazer a idéia destes como sistemas herméticos, fechados única e exclusivamente em seus códigos, buscando substituir esta idéia por um jogo estético propiciado pela atuação do Acaso. Por fim, é feita uma análise de um software que busca evidenciar tais ligações. This article has as its main object of study Randomness, trying to establish connections between this concept and the structures found in digital reticular languages. The study establishes a reflection that comes from Peirce’s semiotics about Randomness, identifying its characteristics and the significance of developing conceptual games between it and digital reticularity. Observing that Randomness is an element present in all phenomena, and because it is the first one, it is possible to establish a link of distribution of qualities in hypermedia systems. It tries to break the idea of them as hermetic systems, closed in their own codes, creating a new idea of an aesthectic game caused by Randomness. Finally, we provide an analysis of a software that tries to evidence these connections.
- Do verbo ao pixel: interfaces do poético em hipermédiaPublication . Santos e Silva, Débora Cristina; Rui TorresEste artigo propõe uma discussão acerca da função da leitura e da apreciação da literatura na formação do leitor, tendo como foco os espaços da escrita na hipermédia e a relação palavraimagem no ciberespaço. A pesquisa discute também o lugar da poesia enquanto objeto estético e fonte de conhecimento e criatividade, através da análise de alguns textos do poeta Arnaldo Antunes. Suscita ainda reflexões quanto à construção do texto poético em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a partir da experiência no curso de Licenciatura em Artes Visuais, em EAD, na Universidade Federal de Goiás. This article proposes a discussion about the function of reading and evaluation of literature in the reader’s learning process, focusing on the roles of writing in hypermedia as well as the word-image relation in cyberspace. The research discusses the role of poetry as an aesthetic subject and as a source of knowledge and creativity, taking as an examples works of the poet Arnaldo Antunes. This text aims at proposing a reflection on the making of the poetic text in Virtual Learning Environments, based on our experience as professor in the Visual Arts graduate course, taught through distance learning, at the Universidade Federal de Goiás (UFG).
- Flash script poex: a recodificação digital do poema experimentalPublication . Portela, Manuel; Rui TorresNeste artigo analiso as releituras digitais dos poemas experimentais contidas no arquivo digital PO-EX: Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos, projecto desenvolvido pelo Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura (CETIC) da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Considero, em particular, a forma como a poética experimental é aplicada e transformada nos processos de remediação electrónica de um conjunto de textos de E. M. de Melo e Castro, Herberto Helder, José-Alberto Marques, Salette Tavares e António Aragão. Ao mesmo tempo em que reconfiguram os textos através de códigos de programação específicos, as recriações digitais revelam a complexa codificação linguística e gráfica da página impressa. In this article I analyze digital re-readings of experimental poems contained in the digital archive PO-EX: Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos [PO-EX: Experimental Portuguese Poetry - Chapbooks and Catalogues]. This project was developed by the Center for the Study of Informatic Text and Cyberliterature (CETIC) at Fernando Pessoa University (Porto, Portugal). I consider how experimental poetics is applied and transformed in the processes of electronic remediation of visual and concrete texts by E. M. de Melo e Castro, Herberto Helder, José-Alberto Marques, Salette Tavares and António Aragão. While digital recreations redefine the source texts by means of specific programming codes, they also reveal the complex linguistic and graphical coding of the printed page.
- Produção de conhecimento em meios digitaisPublication . Torres, Rui; Bairon, Sérgio; Rui Torres
- Educar para a leitura em hipermídia: desafios metodológicosPublication . Silva, Fabiano Correa da; Rui TorresO presente artigo busca fazer uma reflexão a respeito do papel da educação e do educador frente às novas tecnologias, por meio da investigação do ato de leitura na hipermídia. Pensar as diferentes e possíveis formas de se ler os mais variados tipos de textos e hipertextos é uma das formas atuais de educar as crianças, jovens e adultos que lidam quase que diariamente com os mais variados recursos tecnológicos. Portanto, o educador, ao contrário do que se possa pensar, não tem sua função menosprezada ou descartada neste momento de mudança que vivemos, mas, ao contrário, é reafirmada sua importância e sua necessidade como formador de sujeitos e cidadãos. The present article aims at reflecting about the role of education and the educator concerning new technologies, by means of investigating the act of reading hypermedia. Considering various possible ways of reading hypertexts of all kinds and forms is a current way of educating children, youths and adults who deal almost daily with the most varied technological resources. Therefore, the educator, contrary to what one can think, does not have his/her function overlooked or discarded at this time of change that we live in, yet it reaffirms his/her importance and necessity as tutor of subjects and citizens.