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Abstract(s)
O presente texto tem por objeto central de estudo o Acaso, buscando estabelecer
ligações entre tal conceito e as estruturas encontradas nas linguagens reticulares digitais. O estudo
parte da reflexão da semiótica peirciana acerca do modo de ser do Acaso, procurando identificar
suas características e a importância do estabelecimento de jogos conceituais entre este e a reticularidade
digital. Partindo da constatação de que o Acaso é elemento presente em todo fenômeno,
por ser primeiro, estabelece-se uma relação de distribuição de qualidades nos sistemas hipermidiáticos.
Procura-se desfazer a idéia destes como sistemas herméticos, fechados única e exclusivamente
em seus códigos, buscando substituir esta idéia por um jogo estético propiciado pela
atuação do Acaso. Por fim, é feita uma análise de um software que busca evidenciar tais ligações.
This article has as its main object of study Randomness, trying to establish connections
between this concept and the structures found in digital reticular languages. The study establishes
a reflection that comes from Peirce’s semiotics about Randomness, identifying its characteristics and
the significance of developing conceptual games between it and digital reticularity. Observing that
Randomness is an element present in all phenomena, and because it is the first one, it is possible to
establish a link of distribution of qualities in hypermedia systems. It tries to break the idea of them as
hermetic systems, closed in their own codes, creating a new idea of an aesthectic game caused by
Randomness. Finally, we provide an analysis of a software that tries to evidence these connections.
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Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 3 (2009) 189-205.