Cibertextualidades - Nº 07
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cibertextualidades - Nº 07 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Maneiras ou desvios, na fragmentação experimental?: (nótula para o estudo de um buraco na boca de António Aragão)Publication . Sequeira, Maria do Carmo Castelo BrancoPretende-se, com este trabalho, traçar um percurso teórico-prático que possa explicar o experimentalismo fragmentário e genológico em Um buraco na boca, de António Aragão.
- Os 3 farros. Descida aos infermos. Currespondências de Alberto Pimenta e de António Aragão: textualidades criativas sobre um país e um mundo à derivaPublication . Coelho, Leonor MartinsPretendemos traçar as linhas gerais que atravessam os 3 farros. descida aos infermos. currespondências. Trata-se de um artefacto com acento posto numa textualidade que sublinha a inquietação criativa, a agitação estética e a consciência crítica de Alberto pimenta (a) e de António Aragão (A). nas missivas trocadas entre os dois autores, o efeito do enigma e de estranhamento, a irrisão paródica e uma observação desencantada dos padrões culturais, políticos e morais da época observada, acentuará o carácter irreverente e a maliciosa ironia das quarenta cartas que compõem o livro.
- Breve depoimento sobre António AragãoPublication . Nelos, António
- UnderscorãoPublication . Barros, António
- A sintaxe de António Aragão em um buraco na boca: análise de uma amostraPublication . Rebelo, HelenaNum plano interdisciplinar, a Linguística contribui para o estudo do texto literário. Isso tem sido testado em Um buraco na boca de António Aragão. Analisa-se, aqui, o reflexo do estilo do autor na construção frásica dessa narrativa. Através de uma amostra, procura--se ter uma visão geral de alguns parâmetros da sintaxe deste escritor experimentalista, que, subvertendo prescrições gramaticais, ganhou poder criativo. porém, parece ter optado por uma linearidade frásica globalmente simplificada. O que caracteriza, então, a sua sintaxe?
- Um buraco na boca: centralidade e descentramentoPublication . Ministro, BrunoProponho fazer um estudo que tome o romance Um buraco na boca como elemento central na análise e compreensão da obra ficcional de António Aragão. para isso, é feito um estudo comparativo deste romance experimental com outros trabalhos em prosa posteriormente escritos pelo autor, sendo de igual forma convocados trabalhos anteriores onde há recurso a estratégias semelhantes às que em 1971 vamos encontrar na primeira edição de Um buraco na boca.
- «“Ler” o poema é simplesmente dobrar e desdobrar» [“To read” the poem is simply to fold and unfold]: artist’s books by António AragãoPublication . Cardoso, Catarina FigueiredoEste artigo é um curto catalogue raisonné dos livros de artista de António Aragão. Trata exclusivamente dos livros de Aragão que classifico como livros de artista: livros concebidos como objectos artísticos, cujo conteúdo é consubstancial ao formato e que colocam em primeiro plano o livro como meio artístico. Analiso apenas os livros de que Aragão é o único autor, e os dois números da revista Poesia Experimental.
- “Tudo feito para se perder”: sobre um buraco na boca de António AragãoPublication . Figueiredo, Maria LeonorApesar de a obra de António Aragão ser muito vincada por um humor satírico e bastante cáustico, o romance Um buraco na boca traz um tom mais disfórico e marcado pela perda, numa vida que vai surgindo em fragmentos de tempos e memórias nem sempre ordenadas e, definitivamente, nem sempre com espaço para um riso sobre a ausência.
- Introdução do organizadorPublication . Torres, Rui
- Depoimento fotográficoPublication . Aguiar, Fernando