Cons-Ciências- Nº 02, 2005
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cons-Ciências- Nº 02, 2005 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Nature's Sacred UndercurrentPublication . Fagg, Lawrence W.Entre as forças físicas da natureza, é o electromagnetismo, essencialmente independente das outras três, que activa toda a química e biologia, portanto tem sido vital na evolução de toda a natureza terrestre, desde as rochas às plantas e aos animais, incluindo os humanos e os seus cérebros. As interacções e radiações electromagnéticas (luz) são o principal meio pelo qual são obtidos os conhecimentos, tanto dos mundos microscópicos como cosmológicos. Durante milénios, a luz era universalmente algo de essencial para os rituais religiosos e inspirou as obras de místicos e filósofos religiosos de todo o mundo. A luz, juntamente com míriades de processos electromagnéticos não visiveis, fornece a base física para a emanência na natureza sentida pelos místicos, desde S. Francisco de Assis, no Ocidente, a Lao Tzu, no oriente.
- The Future for Theology in a Scientific AgePublication . Peacocke, ArthurNeste trabalho são analisadas as presentes debilidades da religião – da teologia e da sua formulação intelectual – no seio da sociedade ocidental bem como o debate acerca da necessidade de uma teologia mais aberta que tenha em conta as perspectivas científicas. Sustenta-se que um melhor conhecimento de Deus e da Sua relação com o mundo decorrerá dessa prospecção, abordando-se parcialmente as suas ligações a alguns modelos tradicionais. Por fim, são analisadas as implicações dessa abordagem para o futuro da teologia..
- Por que acredito na Ciência e por que acredito em DeusPublication . Laszlo, ErvinEnquanto filósofo da Ciência e humanista, o autor afirmou acreditar na ciência e também em Deus, sem um sentido de conflito ou de contradição. Como é isto possivel? Interroga-se, afirmando que crescemos na convicção de que o conflito entre Ciência e Religião é definitivamente irremediável, o que não é hojeo caso. Embora seja exagerado invocar que as duas mundivisões da Ciência e da Religião, são iguais, estas não deixam de procurar a mesma conclusão fundamental acerca do mundo. Nessa perspectiva fundamental, afirma poder acreditar na Ciência e, em boa consciência, acreditar em Deus. Assim, realça que se tentarmos compreender por que razão a Ciência e a Religião – mesmo a Religião Ocidental Judaico-Cristã – procuram a mesma conclusão essencial sobre o mundo, deveríamos compreender o que é que a Ciência nos diz actualmente sobre o mundo. De facto, o que a Ciência nos diz hoje é bastante diferente do que a Ciência nos tinha para dizer – e o que nos disseram na escola e ainda é dito na televisão e nos jornais, bem como em revistas de divulgação científica. Em síntese, esta comunicação destaca o conceito científico emergente de Mundo e examina as suas implicações para a concepção religiosa de Deus enquanto Criador Transcendente.
- Criacionismo vs. Evolucionismo: da ciência e da culturaPublication . Maia, Hernâni L. S.History shows that Criationism has been distorting scientific arguments to justify their views which not resist to the progress of Science. If the reason and consciousness represents the more differentiated expressions of humankind and praises the human genius within the Creation domain, it would be inadequate to try the use of reason to deny the Reason itself. For what? To blindly defend human interpretations of sacred texts, of course limitative of the true Creator dimension. Without deny the sacred texts, but discussing its interpretation, the fact that evolutionism is getting more and more knowledge, it’s turned a factor that offer’s today undeniable traces to understand the world.
- Religião, Religiosidade e Espiritualidade na perspectiva do BudismoPublication . Borges, PauloThe present lecture aims to rethink on the religious phenomena, in wich the differences between spiritual experience, religious experience, religiousness and religion are presented. The individual and collective experiences of living are conceptualized in three stages which are coexisting and interacting with each one. We try to look further and to catch the best of a future religion consistent with the human consciousness, as a mediator between the religiousness and the religious or spiritual experience. Finally, the ultimate ideal of religion, considering a non-gnostic and an a-theistic dimension of the deepest spiritual or religious experience is presented.
- Fundamentals of SurvivalPublication . Iqbal, MuzaffarNo mundo contemporâneo existe um nexo fundamental entre a ciência, a religião e as civilizações. A Ciência, como a conhecemos hoje em dia, emergiu na Europa como resultado de processos diversificados e complementares. Ora, a tecnologia produzida pela aplicação da ciência moderna colocou-nos nas margens de um desastre que pode muito bem eliminar toda a raça humana deste planeta. Isto é reconhecido por alguns dos Cientistas mais esclarecidos, e continua a ser uma grande preocupação para todos os que estão interessados na questão da problemática relacionada com o destino da humanidade. Na verdade, esta separação entre uma visão alargada do mundo, moldada por uma ciência triunfante, com suas tecnologias e valores, e a nossa relação com o transcendente é demasiado profunda para ser ignorada.
- Constraints on the Origin and Evolution of LifePublication . Duve, Christian deNeste trabalho são descritas as condições de emergência da matéria e da vida na Terra, confrontando as várias teses sobre o tema. Optando por uma via neo-darwinista como critério de compreensão da evolução das espécies, o trabalho sustenta que a eclosão da vida no nosso planeta representa o mais que provável sinal de uma propriedade intrínseca do Universo no seu todo. Ou seja, aponta para a forte possibilidade de existência de múltiplas formas biológicas exteriores à Terra.
- Determinism and Free Will: are they incompatible?Publication . Macedo, Paulo GaliEste trabalho apresenta algumas conjecturas, ainda que sem provas científicas, no sentido de elucidar o problema da existência ou não de uma real incompatibilidade na Natureza entre determinismo e livre- -arbítrio. À luz dessas conjecturas, emergentes no contexto da cosmologia, sugere-se que a Natureza é, simultaneamente, determinística e indeterminada, dependendo da perspectiva que cada um possa tomar.
- Incommensurability, Orthodoxy and the Physics of High Strangeness: a 6-layer Model for Anomalous PhenomenaPublication . Vallee, Jacques F.; Davis, Eric W.O argumento principal apresentado neste trabalho propõe que o estudo continuado dos fenómenos aéreos não identificados (“UAP-Unidentified Aerial Phenomena”), incluindo “aparições” de natureza religiosa ou espiritual, pode oferecer um teorema para a existência de novos modelos de realidade física. O actual paradigma SETI e a sua “suposição de mediocridade” coloca restrições às formas de inteligência não humanas que podem ser pesquisadas no nosso entorno. Um preconceito semelhante existe nas frequentes declarações dos ufólogos, segundo as quais se os UAP são reais, então devem estar associados a visitantes espaciais. Observando que ambos os modelos enfermam de antropomorfismo, os autores tentam clarificar as questões que se colocam em torno das observações de “alta estranheza”, distinguindo seis níveis de informação que poderiam ser extraídos dos eventos anómalos.
- Physiological analysis for consciousness powerPublication . Machi, Yoshio; Liu, ChaoEm experiências de clarividência foram encontrados indicadores fisiológicos que sugerem que o sistema simpático do indivíduo interveio activamente e que o seu sistema nervoso parassimpático se reforçou instantaneamente e, simultaneamente, a sua pressão sanguínea aumentou e o nível do oxigénio no sangue diminuiu. Na verdade o EEG revelou que, entre outras zonas, o lóbulo frontal se tornou mais activo quando aqueles fenómenos ocorreram, tendo-se verificado que os dados fisiológicos se alteraram quando a actividade do lado direito do cérebro aumentou, particularmente no lóbulo frontal. Numa outra experiência, foi movido um objecto sem qualquer contacto físico, tendo sido registadas ondas cerebrais, do tipo EMG, além das do tipo observadas com nitidez. A acção potencial destas ondas atingia o seu máximo no momento da deslocação do objecto.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »