Browsing by Author "Toldy, Teresa Martinho"
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- Autonomia e Consentimento Informado: um Exercício de Cidadania?Publication . Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa MartinhoNeste trabalho, pretende-se problematizar o consentimento informado à luz das diferentes compreensões da sua relevância para o respeito da autonomia do indivíduo doente. Partimos da definição de autonomia, para, depois, apresentarmos os vários modelos de relação clínico-paciente no que diz respeito, precisamente, à articulação do respeito pela autonomia do doente com a responsabilidade do profissional de saúde. Reflectiremos, em seguida, sobre o consentimento informado à luz do conceito de autonomia e em articulação com os modelos apresentados. Concluímos que o exercício de autonomia, consignado no consentimento informado, depende não só do paciente, mas também do clínico, destacando a necessidade de insistir num modelo baseado na interdependência. This article aims to discuss the relevance of informed consent for respecting the patient’s individual autonomy. We will begin by defining autonomy. Then, we will present different models of doctor-patient relations, underlining the combination of respect for the patient’s autonomy with the responsibility of the health professional. After presenting these different models, we will look into informed consent within the concept of autonomy, as well as considering the models discussed. This study seems to demonstrate that the exercise of autonomy, established by informed consent, depends not only on the patient, but also on the health professional, thus emphasizing the need to insist upon a model of autonomy based on interdependence.
- Ciência e religião: um debatePublication . Toldy, Teresa MartinhoEquacionam-se neste texto as principais linhas que nortearam os núcleos temáticos do “Fórum Internacionam Ciência, Religião e Consciência”, realizado em 2003 na Universidade Fernando Pessoa, bem como a sua novidade, enre nõs, como tópicos de debate; enunciam-se as principais transformações que vêm afectando o conceito tradicional de Ciência, suscitadas por uma crescente complexidade e de uma reavaliação dos domínios sensíveis da experiência humana. São elucidados os eixos centrais em que a Ciência e a Religião se podem interceptar e interagir, bem como as tentativas de superação entre as respectivas esferas de intervenção. Procede-se também a uma revisão de áreas de conhecimento científico que, na ctualidade, podem desafiar os dispositivos teológicos de interpretação da Realidade e projectam-se alguns novos pressupostos das relações entre os seres humanos e a Natureza. Within this text are equated the main lines wihich have governed the themes of the “International Forum on Science, Religion and Consciousness” held in 2003 at the Fernando Pessoa University.These themes were considered as barnd new topics for debate dealing with the main transformations that have been affecting the traditional concept of science, aroused by the ever growing complexity and reevaluation of the sensitive domains of human experience. A new light is cast on the core axes in which Science and Religion may overlap and interact, as well a on the attempts to go byond the limits of each sphere of action. A revision is also made on areas of scientific knowledge that may nowadays defy the theological devices of the interpretation of Reality and some new assumptions are projected on the relationships between Humankind and Nature.
- A compreensão da terminologia legal e dos processos judiciais pelas criançasPublication . Sacau, Ana; Jólluskin, Gloria; Toldy, Teresa Martinho; Oliveira, Ana; Morais, JoanaDiversas diretrizes europeias têm chamado a atenção dos países membros da União Europeia para a necessidade de criar sistemas de justiça mais amigos das crianças. Um dos aspetos focados é a necessidade de adaptação da linguagem à idade e à capacidade de compreensão das crianças envolvidas em processos judiciais. A investigação nesta área tem demonstrado que a forma como as entrevistas a crianças são conduzidas tem um forte impacto na qualidade do seu testemunho. “A compreensão das crianças da terminologia legal e os processos judiciais” é a denominação de um projeto de investigação financiado pela FCT que pretende verificar a compreensão que as crianças têm da terminologia legal utilizada nos tribunais portugueses aquando da tomada de declarações de crianças. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que permita aos magistrados uma melhor comunicação com elas.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 1. Família, justiça, social e comunitáriaPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação AmbientalPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 3. Cidadania, relações internacionais, comunicação e responsabilidade socialPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho; Simões, Elsa; Tuna, SandraA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 4. Literatura, música e religiãoPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Contributo da filosofia feminista para "uma nova definição de sujeito"Publication . Toldy, Teresa Martinho
- Da ética do cuidar ao universalismo interativo: Lição - AgregaçãoPublication . Toldy, Teresa Martinho
- Educação para a saúde – educação para a cidadania: relato de duas experiências de extensão comunitáriaPublication . Toldy, Teresa Martinho; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, RuteO objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.
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