Browsing by Author "Santos, Judith Alves dos"
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- Educação escolar indígena no estado de Roraima: perturbação da linguagem, o repensar as funções executivas, linguagem oral e escritaPublication . Santos, Judith Alves dos; Alves, Ana Paula AntunesConsiderando a diversidade cultural e linguística que existe no Brasil, a presente investigação visa compreender como se processa a diferenciação pedagógica junto a turmas frequentadas, majoritariamente, por estudantes pertencentes ao Estado de Roraima (Amazônia). Pretende-se compreender como se promovem atividades inclusivas junto a estudantes de culturas diferentes e como os docentes interpretam as questões relacionadas com o desenvolvimento das funções executivas na linguagem oral e na escrita das crianças. A presente investigação, intitulada “Educação Escolar Indígena no Estado de Roraima”, busca compreender a diferenciação pedagógica, refletir e esclarecer como as estratégias pedagógicas podem facilitar a aprendizagem da linguagem oral e escrita, por meio de dinâmicas relacionadas com as funções executivas. Esta investigação tem como objetivo geral: analisar e entender como as crianças indígenas se apropriam da linguagem oral e escrita por meio de estratégias relacionadas com as funções executivas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória/descritiva, articulando metodologias qualitativas e quantitativas. Considerou-se uma abordagem mista, considerando que esta proporciona resultados significativos e concede uma melhor compreensão do fenômeno em estudo. Este tipo de abordagem permite ao pesquisador uma visão mais ampla do cotidiano escolar e, por meio da narrativa produzida, apoiar estudos futuros sobre essa realidade. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores que estavam a lecionar junto da população indígena, do município de Boa Vista, Roraima, no qual houve a observação do território, o registro e a entrevista aos participantes. Desta investigação, conclui-se que a diferenciação pedagógica é fundamental para respeitar a diversidade de culturas e etnias existentes nas escolas brasileiras. Estas ações contribuem para diminuir as diferenças e construir mecanismos pedagógicos que possibilitem um diálogo intercultural. Quanto às funções executivas, estas indicam que essas habilidades cognitivas são essenciais para o sucesso acadêmico das crianças indígenas. As funções executivas incluem processos como atenção seletiva, memória de trabalho, planejamento, tomada de decisão, inibição de respostas automáticas, resolução de problemas e auto-monitoramento. A sua promoção pode potencializar a capacidade deles em gerenciar suas próprias aprendizagens, desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira mais eficaz e integrar conhecimentos de suas culturas nativas com os conteúdos curriculares.
- As práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental e a interlocução com o curso de pedagogiaPublication . Santos, Judith Alves dos; Leão, Isabel Vaz Ponce deA pesquisa apresenta uma análise da importância da leitura para a formação intelectual da sociedade, e conseqüentemente sua evolução enquanto nação. É uma reflexão sobre o papel do Ensino Fundamental na formação inicial do leitor. Nesse contexto, a leitura é vista como a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo, no entanto, os educadores se vêem impotentes face aos problemas levantados pela leitura. È necessário que se investigue os fatores determinantes das motivações para o desenvolvimento da leitura. È importante que se compreenda cada papel na formação leitora, escola, família e sociedade organizada. Até que ponto a escola cumpre o seu papel social, será que família vem fazendo o seu papel de contribuir com a escola, como a sociedade organizada posiciona-se na garantia dessa prática, dar condições para o desenvolvimento de leitores competentes?São reflexões que se devem fazer enquanto co-responsáveis pelo processo de formação de leitores, no passo em que, se a escola cumprisse com seu ofício, não teríamos um índice tão alarmante de analfabetismo no país. Diante dessas questões é preciso que se conheça como se dar o processo de construção da motivação para a leitura, é imprescindível que o próprio aluno sinta necessidade da leitura, da pesquisa. Para tanto, o motivador primordial nesse processo é exatamente quem estiver mediando, em casa a família, na escola o professor. Falar em motivação para a leitura é analisar de que forma podemos estar veiculando o ato de ler como a necessidade humana. È fazer com que crianças e jovens compreendam o valor social da leitura.The research presents an analysis of the importance of reading for the intellectual formation of society, and therefore its evolution as a nation. It is a reflection on the role of primary education in the reader's initial training. In this context, the reading is seen as the bridge to the efficient educational process, providing the integral formation of the individual, however, educators find themselves powerless deal with threats posed by reading. It is necessary to investigate the determinants of the motivations for the development of reading. It is important to understand each role in reader training, school, family and organized society. The extent to which the school fulfills its social role does family has been doing its part to contribute to the school, such as organized society stands on ensuring this practice, provide conditions for the development of competent readers? They are reflections that They should do as co-responsible for the players training process, the step that if the school fulfilled with their craft, we would not have such an alarming rate of illiteracy in the country. Faced with these issues it is necessary to know how to get the process of building the motivation to read, it is essential that the students themselves feel the need to read, research. Therefore, the primary motivator in this process is exactly who is mediating, home to family, school teacher. Speaking of motivation to read is to examine how we can be conveying the act of reading as a human need. It is to make children and youth understand the social value of reading.
