Browsing by Author "Sampaio, Francisco M."
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- A comunicação interna na UFP na perspectiva do QUESCI©Publication . Rosmaninho, Ágata; Cairrão, Álvaro; Ramos, Áurea; Barros, Carla; Camelo, Cláudia; Sampaio, Francisco M.; Trigo, MiguelO presente artigo versa a temática da comunicação interna numa instituição de ensino superior – a Universidade Fernando Pessoa (UFP). Para efectuar o diagnóstico da comunicação interna na UFP, foi desenvolvida uma metodologia qualitativa, que permitiu a posterior elaboração da principal ferramenta de aferição do estado da comunicação interna, um questionário, designado pela equipe de trabalho por QUE SCI ©. Os resultados, de uma forma genérica, mostraram-se bastante positivos; não obstante conseguiu-se identificar algumas situações que não dispensam uma intervenção futura. Good and sound internal communication is essential to the functioning and growth of any organization. This article describes a study of the characteristics and quality of the internal communication processes carried out at a medium sized institution, the Fernando Pessoa University. The study evaluates the interdepartmental and staff communication, as well as communication characteristics such as clarity, coherence, timing, usefulness, use of consultation. The study uses a mixed methodology, with six focus groups and a proprietary questionnaire (QUESCI) administered to 270 employees, for which psychometric qualities (reliability and validity) are presented. Results point to an overall positive outlook, and identify many interesting areas for intervention.
- Medos normais de crianças em contexto hospitalar segundo o fear survey schedule for children-revised, FSSC-RPublication . Sampaio, Francisco M.; Martins, Ana M.; Oliveira, Tânia C.Este estudo analisa os medos normais ou desenvolvimentais de 79 crianças (40 meninas e 39 rapazes, idades 6 a 12 anos) frequentadoras de serviços de pediatria (consulta externa e internamento) de dois hospitais portugueses através do Fear Survey Schedule for Children-Revised (fssc-r) de ollendick (1983). Os resultados indicam que as meninas e as crianças com experiência de internamento apresentam mais medos que os rapazes e as crianças sem experiência de hospitalização, respectivamente. Meninas e rapazes coincidem globalmente na indicação de dez medos mais comuns (associados ao medo de perigo e morte). Faz-se análise das qualidades psicométricas do fssc-r, justificando-se a estrutura de 5 factores. This empirical study analyses the normal or developmental fears of 79 children (40 girls, 30 boys; ages 6 to 12) who receive regular hospital services (in and outpatient). The “fear survey schedule for children – revised” fssc-r (ollendick, 1983) was used to evaluate fears. Results show that girls and children with inpatient experience report greater number and more intense fears than other children. Both boys and girls indicate similar “ten most common fears” related to fear of injury and death. Psychometric analysis of the fssc-r is done with emphasis on a 5 factor structure.
- Necessidades das famílias de crianças com deficiência: um estudo com a escala Family Needs SurveyPublication . Sampaio, Francisco M.; Geraldes, SóniaAs consequências emocionais, funcionais e materiais do Autismo na família são devastadoras. Este estudo empírico analisa estas consequências na perspectiva das necessidades reportadas por 40 famílias de crianças autistas através do “Questionário de Necessidades da Família” (Family Needs Survey) de Bailey e Simeonsson (1988). Analisamos as principais fontes de stress e satisfação parental através de duas perguntas abertas. Os resultados revelam que as mães, os progenitores mais jovens e com baixas habilitações, e as famílias com rapazes autistas, apresentam necessidades estatisticamente mais elevadas. The impact of Autism in the family is overwhelming. We analysed the needs of 40 families with children with Autism using the Family Needs Survey FNS (Bailey & Simeonsson, 1988). We considered several independent variables such as the parents’ gender, age, schooling, economic status, number of children as well as the Autistic child’s gender, age, and therapeutic institution he or she attends. Sources of parental stress and satisfaction was analysed with two open-ended questions. The results show that mothers, young parents, low income families, and families with autistic boys present statistically higher needs.
- Suporte social e stress em famílias de indivíduos com paralisia cerebral - impacto das habilitações literárias dos familiares e do nível funcional dos pacientesPublication . Almeida, Telma C. F.; Sampaio, Francisco M.Este artigo analisa, através de um estudo empírico, alguns aspectos do suporte social e dos níveis de stress, em famílias de pessoas com Paralisia Cerebral. Analisa-se o impacto da escolaridade no suporte social percebido e do grau de autonomia funcional (em locomoção, alimentação e higiene) nos níveis de stress. A recolha de dados é feita através de duas escalas: Escala de Satisfação com o Suporte Social (Pais-Ribeiro, 1999) e a adaptação portuguesa (Silva et. al, 2003) da Life Esperiences Survey (Sarason, Johnson, & Siegel, 1978). Os resultados indicam que cuidadores com baixas habilitações e no outro extremo os cuidados com habilitações elevadas, se isolam mais e têm menor apoio social emocional que os cuidadores de habilitações médias.