Browsing by Author "Salimo, Gabriel Ismael"
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- Dados preliminares sobre o nĆvel de utilização e importĆ¢ncia das TIC no ensino superior em MoƧambique para o grupo alunosPublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis Borges
- Os desafios da era digital no contexto do ensino superior em MoƧambiquePublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesAs TIC exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, de aprendermos e de vivermos. Da evolução das tecnologias, ocorreu uma integração dos diferentes media, que aliam os recursos de vĆdeo, Ć”udio, som, animação, texto, grĆ”ficos e outros, ampliando os espaƧos do processo de ensino e aprendizagem. O desafio Ć© explorar essas tecnologias de um modo efetivo de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem. A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir para o acesso universal Ć educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestĆ£o, a governanƧa e a administração educacional, ao fornecer a mistura certa e organizada de polĆticas, tecnologias e capacidades. Em MoƧambique, Ć© possĆvel observar a existĆŖncia de propostas e polĆticas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação. No entanto, Ć© tambĆ©m notória a falta de indicadores próprios que tecnicamente permitam monitorizar e avaliar a implementação das iniciativas ou polĆticas estabelecidas. Ć nesta perspetiva que o estudo se orienta e com objetivos de como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto MoƧambicano, pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada, equilibrada e coerente de modo a responder Ć necessidade de garantir uma formação em quantidade e qualidade. Diante deste contexto o trabalho comeƧa com o levantamento bibliogrĆ”fico e o estado de arte da sociedade da informação e ensino superior estabelecendo as bases conceptuais para a anĆ”lise do contexto especĆfico a tratar. Para o efeito, foi realizada uma recolha de dados, apoiada numa metodologia de investigação-ação, com a aplicação de questionĆ”rios a alunos, professores e funcionĆ”rios das IES e de entrevistas dirigidas a gestores das IES. O trabalho apresenta 4 (quatro) contribuiƧƵes: (I) Proposta de um modelo conceptual de gestĆ£o das IES moƧambicanas; (II) Recolha e disponibilização de informação estatĆstica, resultante do trabalho de investigação, para o apoio Ć tomada de decisĆ£o das entidades interessadas; (III) Um conjunto de recomendaƧƵes para a implementação e desenvolvimento das IES; e (IV) Colocar Ć disposição de diferentes pĆŗblicos, uma revisĆ£o de literatura e conceitos orientadas para as IES MoƧambicanas. Da anĆ”lise e trabalho realizado, foi desenvolvido e proposto um modelo conceptual para a gestĆ£o das IES, tendo em conta o contexto especĆfico de MoƧambique. O modelo proposto confirma a sua aplicabilidade tendo em conta a avaliação dos resultados obtidos em relação aos elementos e recursos envolvidos. Ć de salientar que a implementação carece de uma atenção especial visto que o uso das TIC exige tambĆ©m uma disciplina metodológica que muitas vezes nĆ£o Ć© cultura de trabalho no nosso contexto. Mas avaliando pelo contexto ensino superior, o modelo tem potencial para acompanhar a implementação e exploração do quadro das reformas do ensino superior previstos pelo governo MoƧambicano. Os questionĆ”rios e as entrevistas permitiram constatar que dos alunos, professores e funcionĆ”rios do ensino superior em MoƧambique, mais de 70% de cada um dos trĆŖs grupos tem condiƧƵes e capacidade individual de aquisição de meios para acesso Ć Internet assim como uma grande maioria acedem diariamente a Internet. Ainda, com base nestes resultados, verifica-se que, no seio da comunidade de Ensino Superior, existe: ⢠Um baixo nĆvel de literacia digital; ⢠Uma consciĆŖncia que o uso do digital pode alargar e facilitar a base de acesso ao ensino, melhorar as atividades e o desempenho acadĆ©mico e tambĆ©m a gestĆ£o administrativa; ⢠O conhecimento da exiguidade de recursos que comprometem o pleno uso das TIC nas IES. Os resultados ainda proporcionaram uma anĆ”lise que permitiu verificar que, entre as IES por localização (regiƵes: norte, centro, sul), possuem diferenƧas no que concerne ao conhecimento, implementação e uso das TIC, o que deve ser considerado na implementação do modelo.
- Os Desafios da Era Digital no contexto do Ensnino Superior em MoƧambiquePublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesGABRIEL ISMAEL SALIMO: OS DESAFIOS DA ERA DIGITAL NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOĆAMBIQUE (Sob orientação do Prof. Doutor LuĆs Borges Gouveia) As TIC exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, de aprendermos e de vivermos. Da evolução das tecnologias, ocorreu uma integração dos diferentes media, que aliam os recursos de vĆdeo, Ć”udio, som, animação, texto, grĆ”ficos e outros, ampliando os espaƧos do processo de ensino e aprendizagem. O desafio Ć© explorar essas tecnologias de um modo efetivo de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem. A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir para o acesso universal Ć educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestĆ£o, a governanƧa e a administração educacional, ao fornecer a mistura certa e organizada de polĆticas, tecnologias e capacidades. Em MoƧambique, Ć© possĆvel observar a existĆŖncia de propostas e polĆticas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação. No entanto, Ć© tambĆ©m notória a falta de indicadores próprios que tecnicamente permitam monitorizar e avaliar a implementação das iniciativas ou polĆticas estabelecidas. Ć nesta perspetiva que o estudo se orienta e com objetivos de como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto MoƧambicano, pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada, equilibrada e coerente de modo a responder Ć necessidade de garantir uma formação em quantidade e qualidade. Diante deste contexto o trabalho comeƧa com o levantamento bibliogrĆ”fico e o estado de arte da sociedade da informação e ensino superior estabelecendo as bases conceptuais para a anĆ”lise do contexto especĆfico a tratar. Para o efeito, foi realizada uma recolha de dados, apoiada numa metodologia de investigação-ação, com a aplicação de questionĆ”rios a alunos, professores e funcionĆ”rios das IES e de entrevistas dirigidas a gestores das IES. O trabalho apresenta 4 (quatro) contribuiƧƵes: (I) Proposta de um modelo conceptual de gestĆ£o das IES moƧambicanas; (II) Recolha e disponibilização de informação estatĆstica, resultante do trabalho de investigação, para o apoio Ć tomada de decisĆ£o das entidades interessadas; (III) Um conjunto de recomendaƧƵes para a implementação e desenvolvimento das IES; e (IV) Colocar Ć disposição de diferentes pĆŗblicos, uma revisĆ£o de literatura e conceitos orientadas para as IES MoƧambicanas. Da anĆ”lise e trabalho realizado, foi desenvolvido e proposto um modelo conceptual para a gestĆ£o das IES, tendo em conta o contexto especĆfico de MoƧambique. O modelo proposto confirma a sua aplicabilidade tendo em conta a avaliação dos resultados obtidos em relação aos elementos e recursos envolvidos. Ć de salientar que a implementação carece de uma atenção especial visto que o uso das TIC exige tambĆ©m uma disciplina metodológica que muitas vezes nĆ£o Ć© cultura de trabalho no nosso contexto. Mas avaliando pelo contexto ensino superior, o modelo tem potencial para acompanhar a implementação e exploração do quadro das reformas do ensino superior previstos pelo governo MoƧambicano. Os questionĆ”rios e as entrevistas permitiram constatar que dos alunos, professores e funcionĆ”rios do ensino superior em MoƧambique, mais de 70% de cada um dos trĆŖs grupos tem condiƧƵes e capacidade individual de aquisição de meios para acesso Ć Internet assim como uma grande maioria acedem diariamente a Internet. Ainda, com base nestes resultados, verifica-se que, no seio da comunidade de Ensino Superior, existe: ⢠Um baixo nĆvel de literacia digital; ⢠Uma consciĆŖncia que o uso do digital pode alargar e facilitar a base de acesso ao ensino, melhorar as atividades e o desempenho acadĆ©mico e tambĆ©m a gestĆ£o administrativa; ⢠O conhecimento da exiguidade de recursos que comprometem o pleno uso das TIC nas IES. Os resultados ainda proporcionaram uma anĆ”lise que permitiu verificar que, entre as IES por localização (regiƵes: norte, centro, sul), possuem diferenƧas no que concerne ao conhecimento, implementação e uso das TIC, o que deve ser considerado na implementação do modelo.
- Ensino superior em MoƧambique, os desafios da era digital: proposta de solução do problema de escala com recurso ao digitalPublication . Salimo, Gabriel Ismael1.Introdução e justificação do tema Contexto Justificação e Objetivos Problema e a QuestĆ£o da Investigação 2.Enquadramento Teórico (RevisĆ£o de literatura) Contextual (IES em MoƧambique e no Mundo) EmpĆrico (Design da investigação, Modelo Proposto) 3.Resultados Apresentação AnĆ”lise 4.ConclusƵes e RecomendaƧƵes ConsideraƧƵes finais Contributos do Trabalho LimitaƧƵes do Trabalho Trabalho Futuro RecomendaƧƵes 5.PublicaƧƵesSumĆ”rio da Apresentação
- Ensino Superior em MoƧambique. Os desafios da gestĆ£o na Era DigitalPublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesO presente relatório enquadra-se no Ć¢mbito do estudo preliminar realizado no Ć¢mbito da investigação do projeto de doutoramento āPlataformas digitais para o ensino superior em MoƧambiqueā. SĆ£o apresentados alguns dos aspetos associados com as instituiƧƵes de ensino superior em MoƧambique e as questƵes do digital e do recurso ao negócio digital como elementos de potenciação para este tipo de instituiƧƵes. SĆ£o listadas as IES pĆŗblicas e privadas a operar em MoƧambique.
- Estudo Preliminar para a Adopção de PrĆ”ticas de EAD na UniZambezePublication . Salimo, Gabriel Ismael; Gouveia, Luis BorgesO presente estudo propƵe uma reflexĆ£o estruturada para a adopção de prĆ”ticas de educação a distĆ¢ncia na Unizambeze. A anĆ”lise Ć© desenvolvida com base em dois aspectos que serĆ£o objecto de desenvolvimento: (i) Este estudo pretende fazer uma anĆ”lise das infra-estruturas de base e das tecnologias de ICT necessĆ”rias para a implementação de um sistema de ensino Ć distĆ¢ncia na UNIZAMBEZE; e (ii) o estudo analisa ainda algumas das ferramentas hardware e software disponĆveis no mercado que Ć© preciso tomar em consideração na implementação de uma estratĆ©gia para o ensino Ć distĆ¢ncia. Os autores consideram as estas questƵes como condiƧƵes necessĆ”rias mas nĆ£o suficientes que, sendo satisfeitas, permitem no entanto, o progresso e a oportunidade de adopção de prĆ”ticas de e-learning e de blended learning no contexto especĆfico da UNIZAMBEZE.