Browsing by Author "Pereira, Regina"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)Publication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Pimenta Dinis, MAoferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
- Environmental education and social responsibility for the historical and natural heritage of Cabo Frio, RJ, BrazilPublication . Pereira, Regina; Carlotto, Ivani Nadir; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges
- As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Dinis, Maria Alzira Pimenta
- Pedagogical sustainability project in Cabo Frio, RJ, BrazilPublication . Pereira, Regina; Pereira, Sandro; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges
- Proposta de um jogo digital para educação ambiental: a caminhada ecológicaPublication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Dinis, Maria Alzira PimentaO presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de um jogo digital denominado “Caminhada Ecológica”. Inicialmente, o jogo foi avaliado por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto com o desenvolvimento. Após essa fase foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário elaborado é composto por 12 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas de resposta livre. De acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o conteúdo apresentado no jogo está alinhado com o que se espera de uma prática de turismo sustentável, salientando-se que 94% dos participantes responderam concordar com essa temática – um dos objetivos do jogo, face à necessidade de consciencialização para as questões ambientais.
- Proposta de um jogo digital para educação ambiental: saneamento básico para todosPublication . Pereira, Regina; Gouveia, Luis Borges; Pimenta Dinis, MAO presente relatório apresenta um das atividades desenvolvidas pela primeira autora, no seu projeto de Doutoramento em Ciências da Informação, Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, sob a orientação dos professores Doutor Luís Borges Gouveia e Doutora Maria Alzira Dinis, com título provisório: “As metodologias ativas como proposta de intervenção pedagógica em educação ambiental: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio, RJ, Brasil”. O objetivo é identificar as perceções que os estudantes tiveram sobre os prejuízos causados ao meio ambiente e a saúde humana, bem como a importância dos serviços de saneamento básico por meio dos conteúdos apresentados no jogo digital: "Saneamento Básico para todos." Preliminarmente, foi feita uma avaliação do jogo por 10 estudantes, escolhidos de forma aleatória, que após jogarem sugeriram uma série de ajustes que foram efetuados junto ao desenvolvedor. Após essa fase, foi solicitado que os estudantes do Curso de Hospedagem Integrado ao Ensino Médio (CHIEM), do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF/CF), baixassem o jogo e após jogarem, deveriam responder a um questionário previamente elaborado, composto por 13 perguntas objetivas, aplicando a Escala Likert, e 3 perguntas subjetivas. Em termos de considerações finais, de acordo com as respostas dos educandos foi possível perceber que o jogo alerta sobre a importância da instalação da rede de saneamento básico para a cidade, portanto, 97,1% dos participantes responderam concordar com essa temática.
- The use of mobile devices in environmental educationPublication . Pereira, Regina; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges
- O uso de metodologias ativas aplicadas na educação ambiental: um estudo de caso sobre as consequências das queimadas na cidade de Cabo Frio, RJ, BrasilPublication . Pereira, Regina; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis Borges; Polo, Alessandra Oliveira de
